DW Debate - Rosalina Costa: Inclusão social de pessoas portadoras de deficiência, 31/1/2014

75 %
25 %
Information about DW Debate - Rosalina Costa: Inclusão social de pessoas portadoras de...
News & Politics

Published on February 5, 2014

Author: DevelopmentWorkshopAngola

Source: slideshare.net

Description

Resumo do Debate a Sexta Feira 31 de Janeiro de 2014: Na passada sexta feira, realizou-se mais um espaço debate a sexta feira, que teve como tema “Apresentação da Associação Um Abraço um Sorriso virada para a Inclusão Social de Pessoas com Necessidades Especias". A apresentação foi feita pela Presidenta da Associação Rosalina Costa.

Inicialmente foi feita a apresentação da Associação desde a sua composição, os Objectvo da mesma a Médio e Longo prazo.

Falou-se das diferentes formas de pessoas designadas com necessidades especiais entre elas passoa citar:

• Surdez
• Cegueira
• Autismo
• Sindrome de Down
• Dislexia & Superdotados
• Afasia, Defeciência Motora
• Deficiência Mental, Transtorno de Conduta

Um dos mecanismo de actuação da Associação é a partir de Conferência, Workshops entre outros. A Associação tem na manga vários projectos entre eles a elaboração de um filme a volta da questão da inclusão social, de pessoas com necessidades especiais.

Uma das questões mais debatidas a volta do debate é o que é que, tem sido feito em termos de politicas públicas (Legislação, projectos socias a volta desta necessidade social entre outros). Abaixo o contacto e da Presidenta para quem se interessar: 927482007

ASSOCIAÇÃO UM ABRAÇO, UM SORRISO

Ser Diferente é Normal, Normal é Ser Diferente QUEM SOMOS E QUAL O NOSSO OBJECTIVO •Associação juvenil, criada com o objectivo de conscientizar e sensibilizar a população em relação aos problemas das pessoas com necessidades especiais transitórias ou permanentes. •Ajudar no desenvolvimento dos recursos humanos na área da educação especial, reduzir, eliminar o estigma e a discriminação. •Inclusão social das pessoas com necessidades especiais.

NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS Surdez Cegueira; Autismo; Síndrome de Down; Dislexia; Superdotados; Afasia, Deficiência Motora; Deficiência Mental, Transtornos de Conduta, etc.

PARCEIROS Instituto Nacional de Educação Especial – Ministério da Educação; Associação Nacional dos Estudantes Universitários com Deficiência; Rádio Cazenga – Grupo Rádio Nacional de Angola; General Electric; Clube Desportivo 1º de Agosto; TAAG; Portal Platina Line; Pretensão (Associações específicas para cada deficiência).

PADRINHOS José Sayovo; Antónia de Fátima “Faia” Moreira; Walter Faustino; Kizua Gourgel, Fatharmak; Leila Lopes

FORMA DE ACTUAÇÃO • Ciclos de Palestras, Debates e Workshops sobre a problemática da deficiência em Angola; • Campanhas de Conscientização; • Participação em Fóruns nacionais e internacionais sobre necessidades especiais; • Elaboração de cartilhas destinadas a crianças relativas a inclusão social; • Busca de parcerias estratégicas para o desenvolvimento, emancipação e inclusão social das pessoas com necessidades especiais. • Estimular os familiares e pessoas com deficiência, na busca dos seus direitos, indicar as instituições de apoio a pessoa com deficiência, estimular a formação profissional, etc.

DADOS ESTATÍSTICOS Existem em Angola cerca de 20 escolas do Ensino Especial. Luanda possui 3 escolas (Escola Óscar Ribas, Escola do Ensino Especial do Kilamba Kiaxi, Escola Do Ensino Especial do Distrito do Rangel). Existem ainda 2 colégios privados. 2013 – Foram matriculados cerca de 22.579 estudantes com as mais diferentes deficiências. 2014 – Segundo o Instituto Nacional do Ensino Especial a previsão é que estejam inseridos no sistema de ensino cerca de 26.000 pessoas.

Sustentabilidade  Publicação de Obras Literárias;  Publicação de Obras Discográficas;  Lançamento de 3 filmes infantis.

 

PRETENSÕES •Parcerias  directas  e  mais  activa  com  os  Ministérios  da  Educação, Juventude e Desportos, Saúde e Reinserção Social, •Criação  de  um  programa  de  fidelização  e  apadrinhamento,  onde  diversas  instituições  e  sociedade  civil  pudessem  apadrinhar uma pessoa com necessidades especiais; •Estabelecer  parcerias  com  instituições  nacionais  e  internacionais,  para  a  distribuição  de  material  didáctico,  informático para pessoas com necessidades especiais; •Criação de um centro para apoiar pessoas com necessidades  especiais.

PRAZO DE EXECUÇÃO 5 ANOS

FIM   MUITO OBRIGADA UM ABRAÇO UM SORRISO

Add a comment

Related presentations

Cfbp barometre octobre

Cfbp barometre octobre

November 10, 2014

VITOGAZ vous présente: CFBP baromètre gpl carburant

Ata Escrita da 16ª Sessão Ordinária realizada em 16/10/2014 pela Câmara de Vereado...

Ata Escrita da 10ª Sessão Extraordinária realizada em 16/10/2014 pela Câmara de Ve...

Rx1 nasil kullanilir

Rx1 nasil kullanilir

November 8, 2014

Rx1 zayiflama hapi, kullanimi nasildir, yan etkileri var mi? yan etkiler var ise h...

Esposto del MoVimento 5 Stelle sul Patto del Nazareno

Slide Servizi postali

Slide Servizi postali

November 7, 2014

Slides per i servizi postali presentati in occasione dell'incontro azienda e organ...

Related pages

DW Debate - Rosalina Costa: Inclusão social de pessoas ...

DW Debate - Rosalina Costa: Inclusão social de pessoas portadoras de deficiência, 31/1/2014. by development-workshop-angola
Read more

Francisco Pedro - A Integração Social dos Desalojados na ...

Francisco Pedro - A Integração Social dos Desalojados na Cidade de Luanda, DW Debate 05/12/2014. by development-workshop-angola
Read more