advertisement

DST – Doenças Sexualmente Transmisíveis

50 %
50 %
advertisement
Information about DST – Doenças Sexualmente Transmisíveis
Health & Medicine

Published on January 27, 2014

Author: Gilberto_3

Source: slideshare.net

advertisement

Iremos conhecer as principais DST, suas transmissões, prevenções, sintomas e tratamentos.

DST que iremos conhecer  AIDS  Hepatite B  Herpes Genital  Sífilis  Gonorréia  Condiloma (HPV)

•O que é? •Transmissão •Prevenção •Sintomas •Tratamento

AIDS - O que é?  A AIDS é a forma mais grave de infecção causada pelo Vírus Imunodeficiência Humana (HIV). As pessoas contaminadas pelo vírus podem passar muito tempo sem apresentarem sintomas da doença. Mesmo sem saber transmitem o vírus, o qual se manifesta através de um conjunto de sinais e sintomas.

AIDS - Transmissão O HIV entra pelo corpo através:  Da relação sexual (contato com órgãos sexuais ou a secreção vaginal ou sêmen na relação vaginal, oral ou anal);  Do contato sangüíneo (com uso de agulhas ou seringas que já foram utilizadas por outras pessoas ou durante a transfusão de sangue não testado);  Da gravidez, parto e amamentação (pelas trocas sangüíneas entre mãe e bebê pelo cordão umbilical ou pelo sangramento provocado na hora do parto e pelo leite materno).

AIDS - Prevenção  Usando camisinha masculina ou feminina nas relações sexuais vaginais e orais;

AIDS - Prevenção  Não compartilhando seringas e agulhas com outras pessoas;  Verificando se o sangue recebido em hospitais foi testado contra HIV;

AIDS - Prevenção  Tomando o AZT durante a gestação, para não passar para o bebê (somente gestantes com HIV/AIDS);  Não amamentando o bebês com seu próprio leite (somente mães com HIV/AIDS).

AIDS - Sintomas  A pessoa que é infectada pelo vírus HIV é chamada de portador de HIV ou soropositiva. Quando adquire o vírus, ele vai se multiplicando e pode chegar a milhões. Enquanto aumentam de quantidade, os vírus vão atacando e destruindo o sistema de defesas do corpo da pessoa (células T4). Isso normalmente demora alguns anos.

AIDS - Sintomas Quando o corpo fica com poucas defesas, fica debilitado, começam a surgir os sintomas da AIDS.

AIDS - Tratamento  Todas as pessoas com o vírus da AIDS (HIV) devem fazer acompanhamento médico para evitar o desenvolvimento e agravamento da doença. Esse acompanhamento é realizado através de uma série de exames feitos periodicamente, entre eles o exame de CD4: que conta a quantidade de células de defesa da pessoa –, e o exame de carga viral: que conta a quantidade de vírus que existe no corpo. Os médicos prescrevem a medicação (coquetel), quando há possibilidade do corpo adoecer, ou para as pessoas que procuraram tratamento quando já adoeceram. Quanto mais cedo for o acompanhamento médico, há menos risco a saúde da pessoa com AIDS.

•O que é? •Transmissão •Prevenção •Sintomas •Tratamento

Hepatite B - O que é?  A Hepatite B é uma Doença Sexualmente Transmissível que pode se tornar crônica, atacando constantemente o fígado, gerando cirrose e até câncer.

Hepatite B - Transmissão  Relação sexual (contato com órgãos sexuais ou a secreção vaginal ou sêmen na relação vaginal, oral ou anal);  Sangue contaminado não-testado.

Hepatite B - Prevenção  Tomando as 3 doses da vacina (já disponível para crianças e jovens até 20 anos e trabalhadores da saúde que está disponível nos Postos de Saúde);  Usando camisinha masculina ou feminina nas relações sexuais vaginais e orais;  Usando camisinha masculina ou feminina e lubrificantes a base de água nas relações sexuais anais;  Recebendo apenas sangue testado.

Hepatite B - Sintomas  Pode ficar incubada meses ou anos, surgindo depois uma infecção aguda que ataca o fígado. A infecção costuma durar até 6 meses, caso persista, é necessário tratamento, pois a pessoa pode desenvolver a Hepatite crônica que gera cirrose, e até câncer no fígado.

Hepatite B - Tratamento  Todas as pessoas com Hepatite devem procurar um médico para evitar o desenvolvimento e agravamento da doença. Caso a doenças persista após surgirem os sintomas, por mais de 6 meses, o tratamento deve ser intensivo para evitar hepatite crônica e cirrose.

•O que é? •Transmissão •Prevenção •Sintomas •Tratamento

Herpes Genital - O que é?  A Herpes Genital é a Doença Sexualmente Transmissível, diferente da herpes labial. Ela fica incubada no sangue, provocando feridas que ardem de tempos em tempos. O tratamento faz os sintomas desaparecerem, porém a herpes permanece no corpo e retorna em momentos de baixa imunidade ou estresse. Só há transmissão da herpes quando há feridas ou bolhas, em períodos de incubação NÃO ocorre transmissão.

Herpes Genital - Transmissão  Relação sexual (contato com órgãos sexuais ou a secreção vaginal ou sêmen na relação vaginal, oral ou anal).

Herpes Genital - Prevenção  Usando camisinha masculina ou feminina nas relações sexuais vaginais e orais;  Usando camisinha masculina ou feminina e lubrificantes a base de água nas relações sexuais anais;  Também é bom realizar sempre o Auto-Exame, observado os próprios órgãos genitais, vendo se a cor, aparência, cheiro e pele estão saudáveis.

Herpes Genital - Sintomas  A mulher apresenta vermelhidão, coceira e dor nos órgãos genitais, depois surgem bolhas que ardem;

Herpes Genital - Sintomas  O homem apresenta coceira, vermelhidão ou dor nos órgão sexuais, depois surgem bolhas que ardem.

Herpes Genital - Tratamento  O tratamento da Herpes faz desaparecer os sintomas, porém ela permanece no organismo, no entanto sem infectar o parceiro. De tempos em tempos, quando há baixa resistência ou estresse, os sintomas voltam e ela precisa ser novamente tratada. Durante os períodos com feridas ela contamina os parceiros sexuais.

•O que é? •Transmissão •Prevenção •Sintomas •Tratamento

Sífilis - O que é?  A Sífilis é a Doença Sexualmente Transmissível que tem 3 estágios de desenvolvimento. No primeiro provoca feridas nos genitais, na segunda fase, apresenta manchas nos pés e mãos e na terceira, pode evoluir provocando cegueira, paralisia, doenças cardíacas, neurológicas e até a morte.

Sífilis - Transmissão  Relação sexual (contato com órgãos sexuais ou a secreção vaginal ou sêmen na relação vaginal, oral ou anal);  Pela mãe para o bebê durante a gravidez;  Pela transfusão de sangue não-testado.

Sífilis - Prevenção  Usando camisinha masculina ou feminina nas relações sexuais vaginais e orais;  Usando camisinha masculina ou feminina e lubrificantes a base de água nas relações sexuais anais;

Sífilis - Prevenção  Fazendo o exame de sífilis no pré-natal para evitar a contaminação do bebê;  Recebendo transfusão de sangue sempre testado.

Sífilis - Sintomas  Na mulher provoca feridas sem dor nos genitais;

Sífilis - Sintomas  No homem provoca feridas sem dor nos genitais;

Sífilis - Sintomas  Numa segunda fase, após um período de incubação, causa manchas no corpo, principalmente pés e mãos;  Numa terceira fase, se não cuidada, pode provocar cegueira, paralisia, doenças neurológicas e cardíacas e, até a morte.

Sífilis - Tratamento  Toda gestante deve fazer exame de Sífilis no Pré-Natal e, em caso de positividade, fazer o tratamento para evitar que a doença afete o bebê.

•O que é? •Transmissão •Prevenção •Sintomas •Tratamento

Gonorréia - O que é?  A gonorréia é uma Doença Sexualmente Transmissível que só é adquirida através da relação sexual e deve ser tratada, pois provoca esterilidade na mulher e pode ser transmitida no parto, causando cegueira no bebê.

Gonorréia - Transmissão  Relação sexual (contato com órgãos sexuais ou a secreção vaginal ou sêmen na relação vaginal, oral ou anal).

Gonorréia - Prevenção  Usando camisinha masculina ou feminina nas relações sexuais vaginais e orais;  Usando camisinha masculina ou feminina e lubrificantes a base de água nas relações sexuais anais;  Também é bom realizar sempre o Auto-Exame, observado os próprios órgãos genitais, vendo se a cor, aparência, cheiro e pele estão saudáveis.

Gonorréia - Sintomas  A mulher passa a apresentar corrimento, coceira, dor na relação sexual, infecção nas trompas e ovários e pode ficar estéril e passar para o bebê durante a gestação;

Gonorréia - Sintomas  O homem pode apresentar corrimento amarelado, ardência ou sangue ao urinar.

Gonorréia - Tratamento  O tratamento da gonorréia é simples e feito da mesma maneira para homens e mulheres. Atualmente indicase o tratamento com dose única de antibióticos. O parceiro deve ser sempre investigado e tratado. Indicase abstinência sexual até que todos os sintomas desapareçam.

•O que é? •Transmissão •Prevenção •Sintomas •Tratamento

Condiloma (HPV) - O que é?  O Condiloma é a Doença Sexualmente Transmissível que provoca a maior parte dos casos de câncer de colo de útero. As pessoas que se contaminam pela doença, tem que ter um acompanhamento ginecológico semestral, pois o vírus causador, HPV, não sai do sangue e, de tempos em tempo, pode provocar verrugas que devem ser cauterizadas. A doença é transmitida principalmente quando está manifestada.

Condiloma (HPV) - Transmissão  Relação sexual (contato com órgãos sexuais ou a secreção vaginal ou sêmen na relação vaginal, oral ou anal);  A casos raros de contaminação por objetos de uso íntimo.

Condiloma (HPV) - Prevenção  Usando camisinha masculina ou feminina nas relações sexuais vaginais e orais;  Usando camisinha masculina ou feminina e lubrificantes a base de água nas relações sexuais anais;  Também é bom realizar sempre o Auto-Exame, observado os próprios órgãos genitais, vendo se a cor, aparência, cheiro e pele estão saudáveis.

Condiloma (HPV) - Sintomas  A mulher apresenta verrugas na região genital, ânus ou boca. Essas verrugas podem se desenvolver causando câncer de útero;

Condiloma (HPV) - Sintomas  O homem pode apresentar verrugas no pênis, principalmente na glande, mas também no saco escrotal. O uso de camisinha NÃO previne das feridas localizadas no saco e virilha.

Condiloma (HPV) - Tratamento  Os tratamentos disponíveis são locais (cirúrgicos, quimioterápicos, cauterizações etc.) e visam somente a remoção das lesões (verrugas, condilomas e lesões do colo uterino). As recidivas (retorno das lesões) podem ocorrer e são freqüentes, mesmo com o tratamento adequado.

Diogo Gilberto Hudson Júlio Cezar Lucas Silva Maikon Matheus Sales Matheus Carvalho Pedro Vinícius Ruan.

Add a comment

Related presentations

Related pages

DST - Doenças Sexualmente Transmissíveis

Coloco-me a disposição dos visitantes em cerri@dst.com.br para eventuais ... -Doenças Sexualmente ...
Read more

Doenças Sexualmente Transmissíveis - DST - Brasil Escola

As doenças sexualmente transmissíveis (DST), conhecidas por doenças venéreas, são transmitidas essencialmente pelo contato direto, mantido através de ...
Read more

Doença sexualmente transmissível – Wikipédia, a ...

Doenças ou infecções sexualmente transmissíveis, também conhecidas por DST ou IST, são doenças infecciosas que se transmitem essencialmente (porém ...
Read more

Doenças Sexualmente Transmissíveis - DST's - Doenças ...

Tudo sobre a doenças sexualmente transmissíveis, DST's, e a saúde da mulher você encontra no site do Gineco!
Read more

Tá na área: DST - Doenças Sexualmente Transmisíveis

Doenças sexualmente transmissíveis ou Infecção sexualmente transmissível, conhecida popularmente por DST são patologias antigamente conhecidas como ...
Read more

DST - Doenças Sexualmente Transmissíveis - Glossário

Agente etiológico (*) : entidade biológica, física ou química causadora de doenças. ... Gravidez e DST. Cancro Duro | Cancro Mole | Candidíase ...
Read more

O que são IST | Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais

Portal sobre aids, doenças sexualmente transmissíveis e hepatites virais. Altere o tamanho da fonte: A-A+ ... DST no Brasil Dados de sífilis em gestantes .
Read more