Dicas Enem Atualidades

67 %
33 %
Information about Dicas Enem Atualidades

Published on August 24, 2008

Author: ceama

Source: slideshare.net

Description

Dicas do ENEN - Atualidades - AULA

ATUALIDADES Agosto de 2008 Professora Virgínia Ribeiro

A PROVA DO ENEM Não pretende selecionar candidatos, e suas provas não têm "pegadinhas". São objetivas e de enunciados claros. A intenção do MEC (Ministério da Educação) é avaliar a capacidade de o estudante elaborar e interpretar um texto , de desenvolver um raciocínio lógico e de expor suas idéias com clareza.

Não pretende selecionar candidatos, e suas provas não têm "pegadinhas".

São objetivas e de enunciados claros. A intenção do MEC (Ministério da Educação) é avaliar a capacidade de o estudante elaborar e interpretar um texto , de desenvolver um raciocínio lógico e de expor suas idéias com clareza.

Interpretação conteúdo Fonte de energia atômica Geografia Q62- 2005 Interpretação Gráfico Poluição urbana Geografia Q49- 2005 Interpretação Gráfico Climograma Geografia Q47- 2005 Tabela e Gráfico Fontes de energia Geografia Q40- 2005 Tabela e Gráfico Ciclo da Água e clima Geografia Q39- 2005 Interpretação de texto Desequilíbrio ecológico - Lixo Química Geografia Q31- 2005 Interpretação de texto Desequilíbrio ecológico Biologia Geografia Q28- 2005 Raciocínio lógico Fontes de Energia Matemática Geografia Q26- 2005 Interpretação Gráfico Espaço Agrário Geografia Q24- 2005 Interpretação de tabela África, população e miséria Geografia Q23- 2005 Interpretação Imagem Migração Nordestina Geografia Q20- 2005 Raciocínio lógico Amazônia História Geografia Q19- 2005 Interpretação de tabela Telecomunicações Internet Atualidades Geografia Q16- 2005 Interpretação de texto Impactos ambientais em rios Química Meio Ambiente Q13 - 2005 Interpretação Gráfico Economia e Moeda Matemática Atualidades Q12 - 2005 Interpretação Imagem Humanidade Vs. Tecnologia Português Atualidades Q10 - 2005 Interpretação de texto Regiões do Brasil Português Geografia Q9 - 2005 Interpretação Imagem Colonização Africana História Geopolítica Q5 - 2005 Transportes Desemprego Conteúdos Raciocínio lógico Geografia Geografia Q4 - 2005 Interpretação de texto Português Geografia Q3 - 2005 Habilidades Interdisciplinaridade Ano

Interpretação tabela Poluição Mar lixo Geografia Q48- 2004 Interpretação de texto Fontes de energia Geografia Q40- 2004 Interpretação de tabela Fontes de energia Geografia Q39- 2004 Interpretação de Texto Água Biologia Geografia Q34- 2004 Interpretação de tabela População Matemática Geografia Q33- 2004 Interpretação tabela População IDH Geografia Q32 - 2004 Interpretação Gráfico PEA História Geografia Q30 - 2004 Interpretação de texto ONU Geografia Q51- 2004 Tabela e Gráfico Meios de Transporte Geografia Q45- 2004 Interpretação de texto Fontes de energia COMB Flex Matemática Geografia Q44- 2004 Interpretação de texto Fontes de energia GNV Geografia Q43- 2004 Interpretação de texto Fontes de energia Petroleo Geografia Q42- 2004 Interpretação de texto Cartografia Hora de verão Geografia Q41- 2004 Interpretação de tabela Fonte de energia termoelet Geografia Q38- 2004 Interpretação de tabela Migração abastecimento Água Matemática Geografia Q37- 2004 Interpretação de texto Ciclo da água Geografia Q36 - 2004 Interpretação de mapa Aqüífero Guarani geologia Geografia Q35 - 2004 Interpretação Gráfico População História Geografia Q28 - 2004 Interpretação texto Urbanização e cultura Hip-hop Geografia Atualidades Q24 - 2004 Interpretação de Mapa localização Geografia Q12 - 2004 Interpretação de texto Agroindústria - soja Geopolítica Q7 - 2004 Agronegócio e agroindústria Amazônia sustentável Conteúdos Interpretação Gráfico Geografia Q6 - 2004 Interpretação Imagem Geografia Q4 - 2004 Habilidades Interdisciplinaridade Ano

Aprender geografia é IMPORTANTÍSSIMO! MAS... TEM GENTE QUE DORME NA AULA...

Localizada a sul de Cuba

Capital da Paraíba

Grand Canyon

Coliseu , em Roma .

PÉROLAS DO ENEM Parte II

O petróleo apareceu há muitos séculos, numa época em que os peixes se afogavam dentro d'água. (Sim, por isto o Petróleo é preto. Está de luto...) A principal função da raiz é se enterrar (Profunda!!! )

O petróleo apareceu há muitos séculos, numa época em que os peixes se afogavam dentro d'água.

(Sim, por isto o Petróleo é preto. Está de luto...)

A principal função da raiz é se enterrar

(Profunda!!! )

As aves tem na boca um dente chamado bico. (É para ficar de queixo caído! Ou melhor, de porta bicos caído...) O coração é o único órgão que não deixa de funcionar 24 horas por dia. (Ufa... que alívio! Já o cérebro?!)

As aves tem na boca um dente chamado bico.

(É para ficar de queixo caído! Ou melhor, de porta bicos caído...)

O coração é o único órgão que não deixa de funcionar 24 horas por dia.

(Ufa... que alívio! Já o cérebro?!)

Quando um animal irracional não tem água para beber, só  sobrevive se for empalhado. (Superou qualquer expectativa...) A insônia consiste em dormir ao contrário (Perfeito. Morrer deve ser viver ao contrário...)

Quando um animal irracional não tem água para beber, só  sobrevive se for empalhado.

(Superou qualquer expectativa...)

A insônia consiste em dormir ao contrário

(Perfeito. Morrer deve ser viver ao contrário...)

Na Grécia a democracia funcionava muito bem  porque os que não estavam  de acordo se envenenavam. (Pensando bem, não é má idéia...) Os crustáceos fora d'água respiram como podem. (Coragem, faltam poucas.)

Na Grécia a democracia funcionava muito bem  porque os que não estavam  de acordo se envenenavam.

(Pensando bem, não é má idéia...)

Os crustáceos fora d'água respiram como podem.

(Coragem, faltam poucas.)

As plantas se distinguem dos animais por só respirarem a noite (Que perspicácia! ) A Previdência Social assegura o direito a enfermidade coletiva (Faz sentido...)

As plantas se distinguem dos animais por só respirarem a noite

(Que perspicácia! )

A Previdência Social assegura o direito a enfermidade coletiva

(Faz sentido...)

“ Não cei se o presidente está melhorando as insdiferenças sociais ou promovendo o sarneamento dos pobres. Me pré-ocupa o avanço regresssivo da violência urbana”  (“sarneamento” deve ser a aplicação das teorias do Zé Sarney… eu “axo”… mas não me “pré-ocupo”  muito…)

“ Não cei se o presidente está melhorando as insdiferenças sociais ou promovendo o sarneamento dos pobres. Me pré-ocupa o avanço regresssivo da violência urbana” 

(“sarneamento” deve ser a aplicação das teorias do Zé Sarney… eu “axo”… mas não me “pré-ocupo”  muito…)

“ A Geografia Humana estuda o homem em que vivemos.”  (hum... Se interessou pelo assunto...) “ As estrelas servem para esclarecer a noite e não existem estrelas de dia porque o calor do sol queimaria elas.”  (a noite deve ter ficado muito esclarecida com essa idéia luminosa…)

“ A Geografia Humana estuda o homem em que vivemos.” 

(hum... Se interessou pelo assunto...)

“ As estrelas servem para esclarecer a noite e não existem estrelas de dia porque o calor do sol queimaria elas.” 

(a noite deve ter ficado muito esclarecida com essa idéia luminosa…)

“ Hormônios são células sexuais dos homens masculinos.”  (Isso!!! E nos homens femininos, essa célula chama-se frescuromônios…)

“ Hormônios são células sexuais dos homens masculinos.” 

(Isso!!! E nos homens femininos, essa célula chama-se frescuromônios…)

ATUALIDADES

Jornal O Globo, 29/07/2008. O que diz o Coordenador-geral do Enem , Dorivan Ferrreira Gomes, sobre o que pode cair no exame de 31 de agosto: “ Escolhemos os assuntos mais importantes no momento e, depois, elegemos aquele que consideramos mais adequado para aquele ano. São sempre temas atuais e de conhecimento de todos os alunos”.

O que diz o Coordenador-geral do Enem , Dorivan Ferrreira Gomes, sobre o que pode cair no exame de 31 de agosto:

“ Escolhemos os assuntos mais importantes no momento e, depois, elegemos aquele que consideramos mais adequado para aquele ano. São sempre temas atuais e de conhecimento de todos os alunos”.

OLIMPÍADAS INVESTIMENTO: 40 BILHÕES DE DÓLARES POR QUE? PARA MOSTRAR AO MUNDO QUE É CAMPEÃ DE CRESCIMENTO ECONOMICO, COSMOPOLITA E MODERNA PATROCINAR AS OLIMPÍADAS É UM INSTRUMENTO DE PROPAGANDA E DE AFIRMAÇÃO DE LEGITIMIDADE NACIONAL

INVESTIMENTO: 40 BILHÕES DE DÓLARES

POR QUE?

PARA MOSTRAR AO MUNDO QUE É CAMPEÃ DE CRESCIMENTO ECONOMICO, COSMOPOLITA E MODERNA

PATROCINAR AS OLIMPÍADAS É UM INSTRUMENTO DE PROPAGANDA E DE AFIRMAÇÃO DE LEGITIMIDADE NACIONAL

O TEMA PODE ESTAR RELACIONADO... Desigualdade social: a prática de esporte está ligada ao bom padrão de vida. Ex: Em mais de 1 século de olimpíadas os 53 países africanos obtiveram apenas 277 medalhas, menos do que os EUA soma nas 3 últimas olimpíadas. Matemática: percentual de medalhas de cada país Física: cálculo de velocidades, distâncias...

Desigualdade social: a prática de esporte está ligada ao bom padrão de vida.

Ex: Em mais de 1 século de olimpíadas os 53 países africanos obtiveram apenas 277 medalhas, menos do que os EUA soma nas 3 últimas olimpíadas.

Matemática: percentual de medalhas

de cada país

Física: cálculo de velocidades,

distâncias...

Você sabe argumentar? O Rio de Janeiro tem condições de ser sede das Olimpíadas em 2016?

O Rio de Janeiro tem condições de ser sede das Olimpíadas em 2016?

PETRÓLEO

RESERVAS MUNDIAIS DE ÓLEO (EM %) Arábia Saudita 25,00 Iraque 10,5 Emirados Árabes Unidos 9,3 Kuwait 9,2 Irã 8,6 Venezuela 7,4 Federação Russa 5,6 Estados Unidos 2,9 Brasil 0,8

Arábia Saudita 25,00

Iraque 10,5

Emirados Árabes Unidos 9,3

Kuwait 9,2

Irã 8,6

Venezuela 7,4

Federação Russa 5,6

Estados Unidos 2,9

Brasil 0,8

A Petrobras : 8ª maior empresa de petróleo do mundo com ações negociadas em bolsas de valores No ranking geral, que avaliou 125 empresas, a Petrobras é a 14ª maior do mundo. Descoberta nova reserva de petróleo no Brasil, que se estende do Espírito Santo até Santa Catarina. Esta jazida recebeu o nome de CAMPO TUPI. Ainda não está acessível: 1. profundidade 2. camada de cristais de sais que necessita ser retirado. 3. características parafínicas, sendo necessário controlar a temperatura para que não haja formação de parafina e interrompa os dutos.

A Petrobras : 8ª maior empresa de petróleo do mundo com ações negociadas em bolsas de valores

No ranking geral, que avaliou 125 empresas, a Petrobras é a 14ª maior do mundo.

Descoberta nova reserva de petróleo no Brasil, que se estende do Espírito Santo até Santa Catarina. Esta jazida recebeu o nome de CAMPO TUPI.

Ainda não está acessível:

1. profundidade

2. camada de cristais de sais que necessita ser retirado.

3. características parafínicas, sendo necessário controlar a temperatura para que não haja formação de parafina e interrompa os dutos.

BIOCOMBUSTÍVEIS Os biocombustíveis são fontes de energias renováveis, derivados de produtos agrícolas como a cana-de-açúcar, plantas oleaginosas, biomassa florestal e outras fontes de matéria orgânica.

Os biocombustíveis são fontes de energias renováveis, derivados de produtos agrícolas como a cana-de-açúcar, plantas oleaginosas, biomassa florestal e outras fontes de matéria orgânica.

POPULAÇÃO

Apesar do crescimento cada vez mais lento, a população brasileira deverá chegar a 185 milhões de habitantes no final de 2009. O número de brasileiros mais que dobrou em 35 anos, uma vez que em 1970 havia 90 milhões de pessoas no país. Apenas nos últimos cinco anos - 2000 e 2005 - cerca 15 milhões de habitantes foram acrescentados ao país.

Apesar do crescimento cada vez mais lento, a população brasileira deverá chegar a 185 milhões de habitantes no final de 2009. O número de brasileiros mais que dobrou em 35 anos, uma vez que em 1970 havia 90 milhões de pessoas no país. Apenas nos últimos cinco anos - 2000 e 2005 - cerca 15 milhões de habitantes foram acrescentados ao país.

CONCEITOS IMPORTANTES FATORES REPULSIVOS FATORES ATRATIVOS Taxa de Natalidade Taxa de Mortalidade Crescimento Vegetativo Expectativa de vida Teorias Populacionais: Teoria Malthusiana, também chamada pessimista; Teoria Neomalthusiana, reformulação da anterior; Teoria Reformista, chamada de otimista

FATORES REPULSIVOS

FATORES ATRATIVOS

Taxa de Natalidade

Taxa de Mortalidade

Crescimento Vegetativo

Expectativa de vida

Teorias Populacionais:

Teoria Malthusiana, também chamada pessimista;

Teoria Neomalthusiana, reformulação da anterior;

Teoria Reformista, chamada de otimista

TRANSPORTE “ No mundo da globalização, tudo circula: dos capitais ao conhecimento”. As redes de transporte refletem como funciona a economia do país. CAFÉ = FERROVIAS URBANO-INDUSTRIAl = decadência do transporte ferroviário e a formação da MALHA RODOVIÁRIA A construção dessa malha caminhou paralelamente com a PRIORIZAÇÃO DA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA como segmento mais importante da indústria nacional.

“ No mundo da globalização, tudo circula: dos capitais ao conhecimento”.

As redes de transporte refletem como funciona a economia do país.

CAFÉ = FERROVIAS

URBANO-INDUSTRIAl = decadência do transporte ferroviário e a formação da MALHA RODOVIÁRIA

A construção dessa malha caminhou paralelamente com a PRIORIZAÇÃO DA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA como segmento mais importante da indústria nacional.

PROBLEMAS Ausência de pavimentação em grande parte das rodovias. Custos de deslocamento de mercadorias é mais caro no transporte rodoviário em comparação a outros meios de transporte. Dificuldades no deslocamento de cargas por ocasião das safras de produtos exportáveis, como a soja.

Ausência de pavimentação em grande parte das rodovias.

Custos de deslocamento de mercadorias é mais caro no transporte rodoviário em comparação a outros meios de transporte.

Dificuldades no deslocamento de cargas por ocasião das safras de produtos exportáveis, como a soja.

O TRANSPORTE MULTIMODAL é a melhor opção para o Brasil, pois a associação de vários sistemas de transporte e a criação de terminais rodoviários, ferroviários e hidroviários reduziriam os fretes, aumentariam a competitividade dos produtos e permitiriam uma maior integração territorial.

O TRANSPORTE MULTIMODAL é a melhor opção para o Brasil, pois a associação de vários sistemas de transporte e a criação de terminais rodoviários, ferroviários e hidroviários reduziriam os fretes, aumentariam a competitividade dos produtos e permitiriam uma maior integração territorial.

AMAZÔNIA Ocupa cerca de 2/5 do continente e mais da metade do Brasil. Inclui 9 países (Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela). A Amazônia brasileira compreende 3.581 Km2, o que equivale a 42,07% do país . A chamada Amazônia Legal é maior ainda, cobrindo 60% do território em um total de cinco milhões de Km2. Ela abrange os estados do Amazonas, Acre, Amapá, oeste do Maranhão, Mato Grosso, Rondônia, Pará, Roraima e Tocantins.

Ocupa cerca de 2/5 do continente e mais da metade do Brasil. Inclui 9 países (Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela). A Amazônia brasileira compreende 3.581 Km2, o que equivale a 42,07% do país .

A chamada Amazônia Legal é maior ainda, cobrindo 60% do território em um total de cinco milhões de Km2. Ela abrange os estados do Amazonas, Acre, Amapá, oeste do Maranhão, Mato Grosso, Rondônia, Pará,

Roraima e

Tocantins.

Hoje, a área total vítima do desmatamento da floresta corresponde a mais de 350 mil Km2, a um ritmo de 20 hectares por minuto, 30 mil por dia e 8 milhões por ano. Com esse processo, diversas espécies, muitas delas nem sequer identificadas pelo homem, desapareceram da Amazônia

Hoje, a área total vítima do desmatamento da floresta corresponde a mais de 350 mil Km2, a um ritmo de 20 hectares por minuto, 30 mil por dia e 8 milhões por ano. Com esse processo, diversas espécies, muitas delas nem sequer identificadas pelo homem, desapareceram da Amazônia

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) concluiu as medições com imagens de satélites que indicam o Amazonas como o maior rio do mundo. Segundo a metodologia do trabalho coordenado por Paulo Roberto Martini, da Divisão de Sensoriamento Remoto do INPE, o Amazonas tem 6.992,06 quilômetros de extensão enquanto o Nilo atinge 6.852,15 quilômetros . RIO AMAZONAS É O MAIOR RIO DO MUNDO, CONCLUI INPE

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) concluiu as medições com imagens de satélites que indicam o Amazonas como o maior rio do mundo. Segundo a metodologia do trabalho coordenado por Paulo Roberto Martini, da Divisão de Sensoriamento Remoto do INPE, o Amazonas tem 6.992,06 quilômetros de extensão enquanto o Nilo atinge 6.852,15 quilômetros .

GLOBALIZAÇÃO “ É o processo de transformações na ordem política e econômica mundial que vem acontecendo nas últimas décadas. O ponto central é a integração dos mercados, explorados pelas grandes corporações internacionais”. (Antônio Coimbra)

URBANIZAÇÃO Urbanização é o deslocamento de um grande contingente de pessoas que saem da área rural para os centros urbanos (as cidades). Para que um país seja considerado urbanizado, a quantidade de pessoas que vivem nas cidades deve ser superior a quantidade que vive do campo. Com exceção da China e da Índia, todos os países industrializados são urbanizados. Há países que apresentam índices muitos baixos de industrialização e outros que praticamente não dispõem de um parque industrial, e mesmo assim, são fortemente urbanizados.

Urbanização é o deslocamento de um grande contingente de pessoas que saem da área rural para os centros urbanos (as cidades). Para que um país seja considerado urbanizado, a quantidade de pessoas que vivem nas cidades deve ser superior a quantidade que vive do campo.

Com exceção da China e da Índia, todos os países industrializados são urbanizados.

Há países que apresentam índices muitos baixos de industrialização e outros que praticamente não dispõem de um parque industrial, e mesmo assim, são fortemente urbanizados.

O BRASIL É UM PAÍS RURAL OU URBANO? O Brasil passou de um país rural a urbano em 60 anos, aponta estudo elaborado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O país que tinha apenas 31,3% da população vivendo em centros urbanos, em 1940, passou a 81,2%, em 2000.

O Brasil passou de um país rural a urbano em 60 anos, aponta estudo elaborado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O país que tinha apenas 31,3% da população vivendo em centros urbanos, em 1940, passou a 81,2%, em 2000.

PROBLEMAS... FAVELIZAÇÃO DESEMPREGO VIOLÊNCIA URBANA

FAVELIZAÇÃO

DESEMPREGO

VIOLÊNCIA URBANA

IMIGRAÇÃO JAPONESA No ano de 2008, vamos comemorar, aqui no Brasil, 100 anos da imigração japonesa . Foi em 18 de junho de 1908, que chegou ao porto de Santos o Kasato Maru, navio que trouxe 165 famílias de japoneses. A grande parte destes imigrantes era formada por camponeses de regiões pobres do norte e sul do Japão, que vieram trabalhar nas prósperas fazendas de café do oeste do estado de São Paulo.

No ano de 2008, vamos comemorar, aqui no Brasil, 100 anos da imigração japonesa . Foi em 18 de junho de 1908, que chegou ao porto de Santos o Kasato Maru, navio que trouxe 165 famílias de japoneses. A grande parte destes imigrantes era formada por camponeses de regiões pobres do norte e sul do Japão, que vieram trabalhar nas prósperas fazendas de café do oeste do estado de São Paulo.

OBRIGADA! Profª: Virgínia

Add a comment

Related presentations

Related pages

Dicas de Atualidades para o Enem - Notícias sobre Enem ...

Confira as noticias sobre Enem, Sisu, Prouni, cursos para o Enem e as novidades do QG do Enem para você mandar bem no Enem 2015.
Read more

Dicas Enem 2015 - Atualidades - YouTube

Confira a nossa videoaula de Atualidades sobre Dicas Enem 2015. Para saber mais sobre o nosso cursinho pré-vestibular especializado nos ...
Read more

Notícias sobre Enem. Confira as atualidades do Enem.

Confira as noticias sobre Enem, Sisu, Prouni, cursos para o Enem e as novidades do QG do Enem para você mandar bem no Enem 2015.
Read more

Dicas Fato ENEM - Atualidades - Prof. Tony - YouTube

Dicas Fato ENEM - Atualidades - Prof. Tony www.fatoconcursos.com.br Os melhores cursos para concursos você encontra aqui!
Read more

Enem Atualidades | Enem 2016

Atualidades Enem - Confira como ficar por dentro dos temas do Enem com as atualidades do Enem para a prova e para a redação do Enem, mantenha-se atualziado
Read more

Enem - Guia do Estudante

Saiba tudo sobre o Enem, o maior vestibular do país: simulados, provas, nota da prova, questões do Enem
Read more

Dicas de Leitura – Atualidades 2015 - InfoEnem

Se manter informado, no ano do Enem, é mais do que assistir telejornal e ler jornais para acompanhar as notícias. Leia este artigo com dicas de leitura!
Read more

Resumos de atualidades: faça a revisão - UOL Vestibular

Faça uma revisão com os resumos de diversos temas de História do Brasil. Estude também mais disciplinas e veja provas, simulados e dicas no UOL Vestibular
Read more

Blog do QG - Saiba tudo sobre o Enem 2016

Fique por dentro de todas as informações sobre Enem 2016. Fique por dentro de tudo e arrase nessa prova! Estude com a gente e o sucesso é certo!
Read more