Df6verbo

50 %
50 %
Information about Df6verbo
Education

Published on March 11, 2014

Author: isabelamd

Source: slideshare.net

Description

POR

Dito e Feito, 6.º ano Verbo Porto Editora

Dito e Feito, 6.º ano Porto Editora VerboVerbo Palavra que constitui o elemento principal do grupo verbal. Flexiona-se em tempo (quando se realiza a ação), modo (como se realiza a ação), pessoa (quem realiza a ação) e número (intervenientes na realização da ação – um ou mais).

Dito e Feito, 6.º ano Porto Editora Subclasses do verbo VerboVerbo Verbo transitivo indireto telefonar, explicar… Verbo transitivo direto e indireto dar, pedir, enviar… Verbo copulativo ser, estar, parecer… Verbo auxiliar ter, ser, haver, estar… Verbo intransitivo acordar, mergulhar… Verbo transitivo direto ter, oferecer, ler…

Dito e Feito, 6.º ano Porto Editora O modo VerboVerbo O modo apresenta a maneira como se realiza a ação. Indicativo Regista um facto, uma certeza ou uma verdade. Ontem comprei um casaco novo. Conjuntivo Traduz hipóteses, possibilidades, dúvidas, ordens, exortações, vontades, desejos… Talvez para a semana volte à biblioteca. Imperativo Apresenta ordens, pedidos ou exortações. Desliga a televisão, por favor. Condicional Exprime uma hipótese, por vezes dependente de uma condição. Se me ajudasses, acabaria o trabalho mais cedo.

Dito e Feito, 6.º ano Porto Editora O modo VerboVerbo Existem ainda outras formas verbais que, geralmente, não ocorrem como forma verbal única numa frase simples e não variam em tempo. Infinitivo Expressa o sentido do verbo sem localização temporal. Gosto de ler livros de aventuras. Particípio passado É um adjetivo verbal. Feito o trabalho, chegou a hora do almoço. Gerúndio Refere uma ideia em curso. Durante o caminho, fomos conversando sobre a escola.

Dito e Feito, 6.º ano Porto Editora O tempo VerboVerbo O tempo indica o momento da realização da ação. Presente Apresenta, entre outras, uma ação atual ou habitual. Todos os dias compro pão fresco. Pretérito imperfeito Designa um facto passado mas não concluído, exprimindo a ideia de continuidade ou duração. Quando era mais novo, brincava mais. Pretérito perfeito Refere uma ideia completamente terminada no passado. Ontem, fui ao cinema.

Dito e Feito, 6.º ano Porto Editora O tempo VerboVerbo O tempo indica o momento da realização da ação. Pretérito mais-que-perfeito Exprime uma ideia passada, anterior a uma outra também passada. A minha mãe já fizera o bolo, quando cheguei a casa. Futuro Apresenta uma ideia a realizar num momento posterior ao presente. Amanhã, a Ilda passará cá por casa ao final da tarde.

Dito e Feito, 6.º ano Porto Editora VerboVerbo Um verbo regular segue um modelo de conjugação e, quando conjugado em diferentes tempos e modos, mantém o mesmo radical. Verbo regular / verbo irregular CANTAR: canto, cantavas, cantou, cantaríeis… Tendo em conta a sua flexão ou conjugação, os verbos podem ser classificados como regulares ou irregulares. PARTIR: parto, partiu, partiam, partas, partirão…

Dito e Feito, 6.º ano Porto Editora VerboVerbo Verbo regular / verbo irregular Um verbo irregular apresenta alterações no radical, quando conjugado nos diferentes tempos e modos, não seguindo um modelo de conjugação. Tendo em conta a sua flexão ou conjugação, os verbos podem ser classificados como regulares ou irregulares. FAZER: faço, fazes, faça, fizesse, fazendo… PEDIR: peço, pedes, pedi, peçamos, pedindo…

Dito e Feito, 6.º ano Porto Editora VerboVerbo Verbo defetivo Verbos a que faltam apenas as formas de algumas pessoas e tempos: falir, retorquir, reaver… Os verbos defetivos apresentam uma conjugação incompleta, pois não se flexionam em todas as formas possíveis num modelo de conjugação regular. Verbos que se flexionam apenas no infinitivo e na 3.ª pessoa do singular: chover, relampejar, anoitecer, haver… Verbos que se flexionam apenas no infinitivo e na 3.ª pessoa do singular e do plural: miar… (vozes de animais)

Add a comment

Related presentations

Related pages

Lógica silogistica

Fil Education presentation. ... Tweet. Information about Lógica silogistica
Read more

Correção do TPC sobre o poema Camões de Miguel Torga

Df6verbo. Education. Tweet. 16. 02. 2014 0 views Soluções - A vida_magica_da_sementinha. Education. Tweet. 16. 02. 2014 0 views ...
Read more