advertisement

DESENHO TÉCNICO SEÇÃO E ENCURTAMENTO

44 %
56 %
advertisement
Information about DESENHO TÉCNICO SEÇÃO E ENCURTAMENTO
Education

Published on March 8, 2014

Author: ordenaelbass

Source: slideshare.net

Description

DESENHO TÉCNICO SEÇÃO E ENCURTAMENTO
advertisement

Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia – IFCE – Sobral Eixo de Controle e Processos Industriais Curso: Tecnologia em Mecatrônica Industrial Disciplina: Desenho Técnico e Mecânico Seção e encurtamento Prof. Edson Frota Pessoa

Introdução Desenho técnico mecânico A representação em corte facilita a interpretação de elementos internos ou de elementos não visíveis ao observador. Mas, às vezes, o corte não é o recurso adequado para mostrar a forma de partes internas da peça. Nestes casos, devemos utilizar a representação em seção. Em peças longas, com forma constante, pode-se aplicar um recurso que permite simplificar a representação de peças deste tipo: é por meio do encurtamento . Seção Encurtamento

Representação em seção Desenho técnico mecânico A representação em seção também é feita imaginando-se que a peça sofreu corte. Mas existe uma diferença fundamental entre a representação em corte e a representação em seção. Enquanto a representação em corte mostra as partes maciças atingidas pelo corte e outros elementos, a representação em seção mostra apenas a parte atingida pelo corte.

Representação em seção Desenho técnico mecânico A indicação da seção representada pela linha traço e ponto com traços largos nas extremidades aparece na vista frontal, no local onde se imaginou passar o plano de corte. A linha de corte onde se imagina o rebatimento da seção deve ser sempre no centro do elemento secionado.

Seção fora da vista Desenho técnico mecânico são semelhantes, em alguns pontos, aos desenhos técnicos em corte. Semelhanças: Em ambos os casos imaginaram-se cortes na peça; eles apresentam indicação do plano de corte e as partes maciças atingidas pelo corte são hachuradas.

Seção fora da vista Desenho técnico mecânico outra maneira de posicionar a seção fora da vista. Neste caso, a seção aparece ligada à vista por uma linha traço e ponto estreita, que indica o local por onde se imaginou passar o plano de corte. Uma vez que a relação entre a seção e a parte da peça que ela representa é evidente por si, não é necessário dar nome à seção.

Seções sucessivas fora da vista Desenho técnico mecânico Em peças com vários elementos diferentes, é aconselhável imaginar várias seções sucessivas para analisar o perfil de cada elemento. As seções sucessivas também podem ser representadas próximas da vista e ligadas por linha traço e ponto; em posições diferentes mas, neste caso, identificadas pelo nome.

Seção dentro da vista Desenho técnico mecânico A seção pode ser representada rebatida dentro da vista, desde que não prejudique a interpretação do desenho.

Seções enegrecidas Desenho técnico mecânico Quando a área da seção é a de um perfil de pouca espessura, ao invés de se representarem as hachuras, o local é enegrecido. As seções enegrecidas tanto podem ser representadas fora das vistas como dentro das vistas, ou, ainda, interrompendo as vis­tas. Veja um exemplo de cada caso.

Encurtamento Desenho técnico mecânico Certos tipos de peças, que apresentam formas longas e constantes, podem ser representadas de maneira mais prática: o encurtamento.

Representação do encurtamento no desenho técnico Desenho técnico mecânico as partes imaginadas cortadas são limitadas por linhas de ruptura, que são linhas contínuas estreitas, desenhadas à mão-livre. Pode-se optar pela linha contínua estreita em ziguezague para representar os encurtamentos.

Representação com encurtamento e seção Desenho técnico mecânico É muito comum, em desenho técnico, a seção aparecer na representação com encurtamento. Aplicando encurtamento e se­ção num mesmo desenho, economizamos tempo e espaço. •Duas seções estão indicadas na vista frontal e representadas fora da vista: Seção AA e Seção BB. •Uma seção aparece rebatida dentro da vista. Quando a seção vem rebatida na vista, não é necessário dar-lhe um nome. •No encurtamento da parte inclinada aparece representada a quarta seção.

Representação com encurtamento e seção Outro exemplo: Desenho técnico mecânico

Add a comment

Related presentations

Related pages

Desenho Técnico - Aula 16 - Seção e Encurtamento - YouTube

Em desenho técnico busca-se, sempre, a forma mais simples, clara e prática de representar o maior número possível de informações. Você ...
Read more

Telecurso 2000 Leitura e Interp de Desenho Tecnico 16 ...

Telecurso 2000 Leitura e Interp de Desenho Tecnico 16 Secao e encurtamento Bruno Albert. ... Desenho Técnico: SEÇÃO - Duration: 5:10.
Read more

aula16 - Secao e encurtamento - desenho-tecnico - 3

Baixe grátis o arquivo aula16 - Secao e encurtamento enviado para a disciplina de desenho-tecnico Categoria: Aulas - 3 - 2325151
Read more

Encurtamento ou ruptura - Encurtamento - Desenho técnico

Encurtamento ou ruptura. Docente: Ana Paula . Disciplina: Desenho Técnico . Mecânica 6822 . Amanda Oliveira, Carolaine Cerqueira, Cláudia Verena ...
Read more

Desenho Técnico – Escola ITS

• Definições e terminologias do desenho técnico; ... • Seção: seções rebatidas ... encurtamento, seção sobreposta à vista, ...
Read more

DESENHO TÉCNICO - Faça Técnico - ETB | Abril Educação

DESENHO TÉCNICO. Responsabilidades e ... Seção: seções rebatidas dentro ou fora da vista, encurtamento, seção sobreposta à vista, ...
Read more

Seçªo e encurtamento - projetosdemaquinas.eng.ufba.br

Representaçªo do encurtamento no desenho tØcnico Nas representaçıes com encurtamento, as partes imaginadas cortadas sªo
Read more