advertisement

DESENHO TÉCNICO ESCALA

78 %
22 %
advertisement
Information about DESENHO TÉCNICO ESCALA
Education

Published on March 8, 2014

Author: ordenaelbass

Source: slideshare.net

Description

DESENHO TÉCNICO ESCALA
advertisement

Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia – IFCE – Sobral Eixo de Controle e Processos Industriais Curso: Técnico em mecatrônica Disciplina: Mecânica Aplicada Escala Prof. Edson Frota Pessoa

Introdução Desenho técnico mecânico Existem peças que podem ser representadas no papel em tamanho real. Mas, existem objetos, peças, animais, etc. que não podem ser representados em seu tamanho real. Alguns são muito grandes para caber numa folha de papel. Outros são tão pequenos, que se os reproduzíssemos em tamanho real seria impossível analisar seus detalhes. Para resolver tais problemas, é necessário reduzir ou ampliar as representações destes objetos.

Desenho técnico mecânico Escala A escala é uma forma de representação que mantém as proporções das medidas lineares do objeto representado. Nos desenhos em escala, as medidas lineares do objeto real ou são mantidas, ou então são aumentadas ou reduzidas proporcionalmente. Fig. A Fig. B Fig. C Cada lado de B é uma vez menor que cada lado correspondente de A. Cada lado de C é igual a duas vezes cada lado correspondente de A. Então, podemos dizer que as Figuras B e C estão representadas em escala em relação a figura A. Existem três tipos de escala: natural, de redução e de ampliação.

Escala Desenho técnico mecânico Escala natural Escala natural é aquela em que o tamanho do desenho técnico é igual ao tamanho real da peça. Veja um desenho técnico em escala natural. A indicação da escala do desenho é feita pela abreviatura da palavra escala: ESC , seguida de dois numerais separados por dois pontos. O numeral à esquerda dos dois pontos representa as medidas do desenho técnico. O numeral à direita dos dois pontos representa as medidas reais da peça. A relação entre o tamanho do desenho e o tamanho do objeto é de 1:1 (lê-se um por um).

Escala Desenho técnico mecânico Escala de redução Escala de redução é aquela em que o tamanho do desenho técnico é menor que o tamanho real da peça. Veja um desenho técnico em escala de redução. As medidas deste desenho são vinte vezes menores que as medidas correspondentes do rodeiro de vagão real. A indicação da escala de redução também vem junto do desenho técnico. Na indicação da escala de redução o numeral à esquerda dos dois pontos é sempre 1. O numeral à direita é sempre maior que 1. No desenho acima o objeto foi representado na escala de 1:20 (que se lê: um por vinte).

Escala Desenho técnico mecânico Escala de ampliação Escala de ampliação é aquela em que o tamanho do desenho técnico é maior que o tamanho real da peça. Veja o desenho técnico de uma agulha de injeção em escala de ampliação. As dimensões deste desenho são duas vezes maiores que as dimensões correspondentes da agulha de injeção real. Este desenho foi feito na escala 2:1 (lê-se: dois por um). Neste caso, o numeral da esquerda, que representa as medidas do desenho técnico, é maior que 1. O numeral da direita é sempre 1 e representa as medidas reais da peça.

Desenho técnico mecânico Escala Escala de ampliação Escala de ampliação é aquela em que o tamanho do desenho técnico é maior que o tamanho real da peça. Veja o desenho técnico de uma agulha de injeção em escala de ampliação. CATEGORIA ESCALAS RECOMENDADAS 20 : 1 Escalas de ampliação Escala Natural 50 : 1 2:1 10 : 1 5:1 1:1 1:2 1: 10 1 : 20 Escala de redução 1:5 1:5 1 : 100 1 : 200 1 : 500 1 : 1 000 1 : 2 000 1 : 5 000 1 : 10 000

Escalímetro Desenho técnico mecânico Utilização do escalímetro •Identificar visualmente se o desenho foi reduzido, ampliado ou está representado na escala natural. •As indicações de escala existentes nos escalímetros vendidos no comércio só contêm escala de redução – 1:2; 1:2,5; 1:50;1:100; 1:75; 1:125, etc •Todos os escalímetros existentes no sistema ISO são baseados no metro.

Escalímetro Desenho técnico mecânico Leitura com Escalas de redução Tome como exemplo a peça abaixo que foi redigida numa escala de 1:20., uma leitura com um escalímetro 1:20 deve ser realizada da seguinte forma: 1° Determinar quanto vale a menor divisão do escalímetro: verifique quantas divisões existem de 0 a 1m (existe escalímetro indicando de 0 a 10m, e de 0 a 100m, deve-se proceder da mesma forma), neste caso existem 50 divisões, logo cada divisão vale 0,02 metros, (no de 0 a 10 valeria 0,2 m e no de 0 a 100 valeria 2m). 2° Contamos quantas divisões existem de zero até o final da peça, no exemplo abaixo são 65 divisões, 3° A dimensão real da peça é 1,3 metros que é resultado do produto de 65 (número de divisões no escalímetro do início ao final da peça) vezes 0,02 metros (valor da menor divisão deste escalímetro).

Escalímetro Desenho técnico mecânico Leitura com Escalas de ampliação Foi visto no exemplo anterior como redigir desenhos diretamente sem qualquer artifício utilizando o escalímetro, desde que as escalas sejam de redução, mas com um pequeno artifício podemos utiliza-lo em desenhos ampliados. Seja um desenho redigido numa escala de 5:1, que é uma das escalas de ampliação padronizadas, vamos re-escrevê-la da seguinte forma:

Escalímetro Desenho técnico mecânico isto quer dizer que a dimensão gráfica de um desenho redigido nesta escala é 100 vezes maior do que quando redigido na escala de 1:20 ou que sua dimensão real é 100 vezes menor do que quando redigida numa escala de 1:20. Como cada divisão da escala de 1:20 vale 0,02 metros, Item 1.6.2.1, isto quer dizer, que cada divisão na nova escala passará a valer 100 vezes menos.!!!, isto é valerá 0,0002 metros. Neste caso a dimensão real da peça abaixo que foi redigida numa escala de 5:1 seria 0,013 metros (13 mm) que é resultado do produto de 65 (número de divisões no escalímetro do início ao final da peça) vezes 0,0002 metros.

Add a comment

Related presentations

Related pages

23 - Escala - Desenho Técnico (Profissionalizante) - YouTube

LEITURA e INTERPRETAÇÃO de DESENHO TÉCNICO MECÂNICO - Aula 23 O que é representação em escala? Como indicar a escala num desenho técnico?
Read more

Aula Desenho Técnico - Aula Escalas - desenho-tecnico

Baixe grátis o arquivo Aula Desenho Técnico - Aula Escalas enviado para a disciplina de desenho-tecnico Categoria: Aulas - 3254267
Read more

O desenho técnico projetivo terá sempre uma relação entre ...

IFSC - Campus São José – Área de Refrigeração e Condicionamento de Ar – Prof. Gilson Uso da Escala em Desenho Técnico – NBR 8196 O desenho ...
Read more

Desenho técnico – Wikipédia, a enciclopédia livre

O desenho técnico é um ramo especializado do desenho, ... Escala de ampliação: 2:1 5:1 10:1. Assim tem-se: 20:1, 50:1, 100:1, após a multiplicação ...
Read more

Desenho técnico - Aula 004 Emprego de escalas

Baixe grátis o arquivo Desenho técnico - Aula 004 Emprego de escalas enviado para a disciplina de Categoria: Anotações - 1052894
Read more

EXERCÍCIO 2 - DESENHO TÉCNICO - pt.scribd.com

CFI | Técnico em Segurança do Trabalho | Noções Básicas de Desenho Técnico | Aula 02 ... ESCALA EM DESENHO.pdf. Desenho técnico aula23.
Read more

Traçados, Escalas e Cotas - Desenho Técnico - Desenho ...

Designa-se por cotagem a inscrição, no desenho técnico, das cotas e de outras indicações auxiliares relacionadas com as cotas; linhas de chamada ...
Read more

CADERNO DE EXERCÍCIOS DESENHO TÉCNICO - Scribd

Leitura e Interpretação de Desenho Técnico. CADERNO DE EXERCÍCIOS Docente: Ivanoé João Rodowanski Curso: Engenharias 1°Unidade TOLERÂNCIAS:
Read more