DESENHO TÉCNICO CORTE EM DESVIO

43 %
57 %
Information about DESENHO TÉCNICO CORTE EM DESVIO
Education

Published on March 8, 2014

Author: ordenaelbass

Source: slideshare.net

Description

DESENHO TÉCNICO CORTE EM DESVIO

Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia – IFCE – Sobral Eixo de Controle e Processos Industriais Curso: Tecnologia em Mecatrônica Industrial Disciplina: Desenho Técnico e Mecânico Corte em desvio Prof. Edson Frota Pessoa

Introdução Desenho técnico mecânico Certos tipos de peças, como as representadas abaixo, por apresentarem seus elementos internos fora de alinhamento, precisam de outra maneira de se imaginar o corte. O tipo de corte usado para mostrar elementos internos fora de alinhamento é o corte composto, também conhecido como corte em desvio.

Introdução Desenho técnico mecânico Imagine o modelo sendo secionado por um plano de corte longitudinal vertical que atravessa o furo retangular o modelo foi secionado por um plano que deixou visível o furo retangular. Os furos redondos, entretanto, não podem ser observados. Para poder analisar os furos redondos, você terá de imaginar um outro plano de corte, paralelo ao anterior.

Corte em desvio Desenho técnico mecânico o corte composto, ou em desvio é um modo de representar estes cortes reunidos. O corte composto torna possível analisar todos os elementos internos do modelo ou peça, ao mesmo tempo. Isso ocorre porque o corte composto permite representar, numa mesma vista, elementos situados em diferentes planos de corte.

Corte em desvio Desenho técnico mecânico Se você observar a vista frontal, isoladamente, não será possível identificar os locais por onde passaram os planos de corte. Nesse caso, você deve examinar a vista onde é representada a indicação do plano de corte.

Corte em desvio Desenho técnico mecânico Observe abaixo que o corte é indicado pela linha traço e ponto na vista superior. Os traços são largos nas extremidades e quando indicam mudanças de direção dos planos de corte. O nome do corte é indicado por duas letras maiúsculas, representadas nas extremidades da linha traço e ponto. As setas indicam a direção em que o observador imaginou o corte.

Corte em desvio por mais de dois planos de corte paralelos Desenho técnico mecânico Este tipo de corte se aplica nos modelos ou peças em que o plano de corte tem de se desviar mais de uma vez para atingir todos os elementos que interessa mostrar. o modelo tem um furo rebaixado, um furo passante e um rasgo arredondado. Observe que são necessários três planos de corte paralelos para atingir os elementos desalinhados.

Corte em desvio por mais de dois planos de corte paralelos Desenho técnico mecânico Como o corte foi imaginado de frente, a vista representada em corte é a vista frontal. A indicação dos planos de corte é representada na vista superior. Observe que na vista frontal todos os elementos são visíveis, embora na realidade estejam em diferentes planos, como mostra a vista superior.

Corte em desvio por mais de dois planos de corte paralelos Outro exemplo Desenho técnico mecânico

Corte em desvio por planos concorrentes Observe o flange com três furos passantes, representada a seguir. Se você imaginar o flange atingido por um único plano de corte, apenas um dos furos ficará visível. Para mostrar outro furo, você terá de imaginar o flange atingido por dois planos concorrentes, isto é, dois planos que se cruzam (P1 e P2). Desenho técnico mecânico

Corte em desvio por planos concorrentes Desenho técnico mecânico Neste exemplo, a vista que deve ser representada em corte é a vista frontal, porque o observador está imaginando o corte de frente. Para representar os elementos, na vista frontal, em verdadeira grandeza, você deve imaginar que um dos planos de corte sofreu um movimento de rotação, de modo a coincidir com o outro plano.

Corte em desvio por planos concorrentes Desenho técnico mecânico Veja como ficam as vistas ortográficas: vista frontal e vista superior, após a rotação do elemento e a aplicação do corte.

Desenho técnico mecânico Corte em desvio por planos concorrentes Exemplo: Analise a perspectiva com a indicação de corte por planos concorrentes e assinale as vistas ortográficas correspondentes. a) b) c)

Corte em desvio por planos concorrentes Desenho técnico mecânico A alternativa correta é a c, porque o corte foi imaginado vendo-se o modelo de lado. Assim, a vista representada em corte só poderia ser a lateral esquerda. A indicação do plano de corte foi representada na vista frontal. Uma vez que na vista em corte houve rotação de elemento, dois rasgos foram representados. Para ter uma idéia completa deste modelo, é necessário examinar as duas vistas

Corte em desvio por planos concorrentes Desenho técnico mecânico A ilustração ao lado mostra um joelho, que é uma peça usada para unir canalizações. Para poder analisar os elementos internos desta peça, você deverá imaginar vários planos de corte seguidos (P1, P2, P3).

Corte em desvio por planos concorrentes Desenho técnico mecânico Observe as vistas ortográficas: vista frontal e vista superior. Na vista frontal, as partes maciças atingidas pelo corte são hachuradas. Na vista superior, os planos de corte sucessivos são representados pela linha de corte. São raras as peças em que se pode imaginar a aplicação deste tipo de corte. Entretanto, é bom que você esteja preparado para interpretar cortes compostos por mais de dois planos sucessivos

Add a comment

Related presentations

Related pages

Corte em Desvio - Curso Desenho Técnico Mecânico - Aula ...

Corte em Desvio - Curso Desenho Técnico Mecânico - Aula 3.4 - cadguru CADguru Br. ... - Representando uma peça com o auxilio do corte em desvio;
Read more

Corte em desvio for Desenho Técnico Mecânico

Apostila Desenho Técnico Mecânico by trennepohl in Types > Books - Non-fiction e apostila desenho técnico
Read more

Corte Total e Parcial - Curso Desenho Técnico Mecânico ...

Corte em Desvio - Curso Desenho Técnico Mecânico - Aula 3.4 ... 15 - Representação em corte (parte 05) - Desenho Técnico ...
Read more

NBR 10126/87 MEIO CORTE CORTE EM DESVIO MEIO CORTE

Desenho Técnico – Profª Angélica Ferro P á g i n a | 21 CORTE PARALELO (DESVIO) O corte paralelo é semelhante ao corte total. Contudo, para atender ...
Read more

Cortes, seções, encurtamento e omissão de corte

Caderno de Exercícios Desenho Técnico 1 CORTE EM DESVIO . Caderno de Exercícios Desenho Técnico 1 MEIO CORTE
Read more

apostila cortes dimensionamento - desenho-tecnico

... CORTES Em desenho técnico, o corte de uma ... CORTE EM DESVIO ...
Read more

13 Corte composto - Desenho Técnico aula13

Em desenho técnico existe um modo de representar estes ... dois , paralelos; e) a direção de onde o observador imaginou o corte; f) corte em desvio.
Read more

Desenho Técnico :: FireSafetyBrasil

Desenho Técnico. A disciplina Desenho Técnico visa desenvolver no aluno a linguagem do Desenho através dos sistemas de Projeção em ... em Corte: corte ...
Read more