Derivações intestinais sem video

0 %
100 %
Information about Derivações intestinais sem video
Health & Medicine

Published on March 15, 2014

Author: FernandoDutra1

Source: slideshare.net

Gastrostomia e Jejunostomia Fernando de Oliveira Dutra Cirurgia Aparelho Digestivo

É a colocação de um cateter comunicando a luz de uma porção do trato digestório (Gástrico ou jejunal) ao meio externo, com a finalidade descompressiva ou, mais frequentemente, para alimentação.

Gastrostomia cirúrgica foi inicialmente descrita por Egeberg em 1837. 1849 – Sedillot, fracassou na realização de gastrostomia para alimentação. 1879 – Verneuil, conseguiu com sucesso. 1891 e 1894 – Witzel e Stamm respectivamente, utilizaram um cateter no procedimento e este é muito utilizado até os dias de hoje. Gastrostomia endoscópica percutânea (GEP) foi realizada pela primeira vez em 1979 por Gauderer e Ponsky.

O aparelho digestivo começa pela boca, depois continua com o esôfago e estômago, O intestino delgado é um tubo com 6 a 8 metros, que se divide em três partes: duodeno, jejuno e ileo, O intestino grosso ou cólon, que mede mais ou menos 1,5m de comprimento, se divide em Ceco, Cólon ascendente, Cólon Transverso, Cólon descendente, Sigmóide e Reto.

A gastrostomia é um procedimento cirúrgico que estabelece o acesso à luz do estômago através da parede abdominal. Pode ser realizada por via Laparotômica, Laparoscópica ou Endoscópica. Indicação: Descompressão gástrica, alimentação ou ambos.

Descompressão • DPOC, psicóticos, agitados, idosos, retardo esvaziamento gástrico em PO de cirurgias de grande porte Alimentação • Temporária – Estenose cáustica , câncer esôfago e megaesôfago e, nos casos de coma prolongado. • Definitiva – Neoplasia maligna irressecável da faringe e do esôfago, doenças neurológicas como demência, ELA, sequelas de AVC, Parkinson. Descompressão e alimentação • Cirurgia obesidade

Gastrostomia á Stamm

Gastrostomia á Witzel

Gastrostomia á Beck - Jianu

Gastrostomia á Janeway

Gastrostomia Endoscópica Percutânea GEP

Pacientes com coagulopatias não corrigidas, instabilidade hemodinâmica, Sepse grave, Abdome agudo perfurativo, Outras condições que contraindiquem o exame endoscópico.

A jejunostomia é um procedimento cirúrgico que estabelece o acesso à luz do jejuno proximal através da parede abdominal. Pode ser realizada por via Laparotômica, Laparoscópica ou Endoscópica. Indicação: Descompressão trato grastrointestinal, alimentação ou ambos.

Descompressão digestiva • Complemento de operações abdominais de grande porte ( Gastrectomias total) Alimentação • Temporária – estenose caustica esofago e estomago • Definitiva – neoplasia maligna irressecável de estômago, impossibilidade de acesso ao estomago (gastrectomizados) Descompressao e alimentação • Gastrectomia total, anastomoses de esofago com jejuno com risco de deiscencia

Jejunostomia á Witzel

Jejunostomia Endoscópica Percutânea. Jejunostomia Laparoscópica.

Há estudos demonstrando vantagens da gastrostomia endoscópica percutânea em relação à gastrostomia por laparotomia, com redução de internação, custos e complicações. A incidência de complicações variou de 6 a 56% para a gastrostomia por laparotomia e de 2 a 15% para gastrostomia percutânea.

A gastrostomia temporária deve ser mantida por pelo menos 3 a 4 dias. Não deve ser tirada até que seja reestabelecido a função alimentar completamente. Alimentar o paciente após 24h da realização da derivação intestinal. Um preparo pré operatório adequado e uso de antibioticoprofilaxia reduz os riscos de complicações.

"A medicina é aprendida à beira do leito e não nos anfiteatros"

Add a comment

Related presentations

Related pages

Como fazer Eletrocardiograma - Prof. Glauco Cardoso - YouTube

... como instalar cada uma das derivações e como ... fazer Eletrocardiograma - Prof. Glauco Cardoso ... Video aula de eletrocardiograma ...
Read more

GASES INTESTINAIS: SOLUÇÕES NATURAIS E RÁPIDAS. - YouTube

Conheça as três técnicas naturais que resolvem a maioria dos problemas de excesso de gases intestinais. https://www.denivaldoluz.com.br ...
Read more

Reimplantação ureteral em derivações urinárias ...

Reimplantação ureteral em derivações urinárias intestinais – será a laparoscopia uma boa opção? ... com bons resultados e sem complicações.
Read more

Reimplantação ureteral em derivações urinárias ...

Reimplantação ureteral em derivações urinárias intestinais – será a laparoscopia uma boa opção? ☆
Read more

Como Realizar um ECG de 12 Derivações: 10 Passos

Como Realizar um ECG de 12 Derivações. 2 Partes: Preparando-se para o ECG Sobre os resultados. ... sem a necessidade de uma precisão como os anteriores.
Read more

Sintomas de movimentos intestinais por apendicite | eHow ...

Sintomas de movimentos intestinais por apendicite. A apendicite pode atacar a qualquer momento, sem quaisquer sintomas de alerta.
Read more

Creative Commons — Atribuição-SemDerivações ...

Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem ...
Read more

Síndrome do intestino irritável | Vídeo | Minha Vida

Dor abdominal e alterações intestinais são problemas que causam muito incômodo. ... Dieta sem glúten ajudou 466 pessoas. Previna a intoxicação alimentar
Read more