Democracia representativa

50 %
50 %
Information about Democracia representativa
Education

Published on February 18, 2014

Author: juliopz2011

Source: slideshare.net

Description

Trabalho de Sociologia - Produzido por Julio Pansiere Zavarise em 2013.

Democracia Representativa Sociologia

DEMOCRACIA A palavra Democracia tem sua origem na Grécia Antiga (demo=povo e kracia=governo).Este sistema de governo foi desenvolvido em Atenas (uma das principais cidades da Grécia Antiga). O termo democracia significou, inicialmente, democracia direta, isto é, uma forma de governo em que os cidadãos tomam as decisões diretamente, com validade para todos.

FORMAS DE DEMOCRACIA A forma pela qual os cidadãos participam das deliberações que interessam à coletividade origina três tipos de democracia, que podem ser classificadas em direta, indireta (ou representativa) e semidireta (ou participativa).

CONCEITO: Democracia representativa é o ato de um grupo ou pessoa ser eleito, normalmente por votação, para "representar" um povo ou uma população, isto é, para agir, falar e decidir em "nome do povo". Os "representantes do povo" se agrupam em instituições chamadas Parlamento, Congresso ou Assembleia da República. O conceito moderno de democracia é dominado pela forma de democracia eleitoral e plebiscitária majoritária no Ocidente, a que chamamos democracia liberal ou democracia representativa .

O VOTO O princípio básico do funcionamento da democracia moderna é o direito dos cidadãos de participarem dos assuntos de interesse coletivo a partir do voto. A principal função do voto é a escolha de representantes. Os representantes eleitos dispõem de poderes que lhes foram delegados pelos cidadãos para cuidar dos assuntos políticos da comunidade.

-1. Todos os cidadãos que tenham alcançado a maioridade, sem distinção de raça, religião, condição econômica, sexo etc., devem gozar dos direitos políticos, isto é, do direito de expressar por meio do voto a própria opinião; 2. O voto de todos os cidadãos deve ter peso igual (isto é, deve valer por um); 3. Os cidadãos devem ser livres, também, no sentido de possuírem várias alternativas reais.

Características da Democracia Representativa A democracia representativa torna estrutural e permanente dirigentes uma separação entre e dirigidos. Um dos mecanismos que vai reforçar a separação entre dirigentes e dirigidos se refere aos conhecimentos técnicos necessários àqueles que irão representar o "povo".

Eleições Na democracia representativa, a participação popular é indireta, periódica e formal, e se organiza mediante regras que disciplinam as técnicas de escolha dos representantes do povo. por meio do voto, são escolhidas as autoridades governamentais. Além de designar um procedimento técnico para a designação de pessoas para o exercício de funções governamentais e legislativas, eleição significa a expressão de preferência entre alternativas, a realização de um ato formal de decisão política.

Os partidos políticos Os partidos políticos são os meios utilizados para a prática da democracia representativa. Um Partido Político (latim pars, partis = rachado, dividido, desunido) é um grupo organizado , formal e legalizado, com base em formas voluntárias de participação, em uma associação orientada para influenciar ou ocupar o poder político. Os partidos políticos atuais são organizações burocráticas que se fundamentam na ideologia da representação política, e não no acesso direto do povo às decisões políticas, e possuem como objetivo conquistar o poder.

PONTOS FORTES 1º – A democracia representativa têm uma legitimidade muito forte, porque se baseia sobre o número de votos que recebem os representantes. Os votos são contados e estão materializados, são dados objetivos.

2º – Na democracia representativa as decisões são tomadas por poucas pessoas: Vereadores, Deputados, Senadores, por isso há uma redução da complexidade da sociedade.

3º – A profissionalização: os representantes são especialistas da política. Trabalham quase em tempo integral na política.

4º – Os representantes podem ter uma visão do conjunto completa, e por isso podem superar os pontos de vistas particulares e específicos de cada comunidade.

5º – Os representantes têm certa liberdade de decisão, graças ao princípio da proibição do mandato imperativo.

PONTOS FRACOS 1º-O mandato que os representantes recebem com o voto geralmente são pouco claros e incompletos. Os programas eleitorais geralmente não são completos e quase sempre os eleitores não os conhecem.

2º-Como existem muitos problemas e muitas políticas públicas, dentro da dimensão política ,é impossível que seja representado todos os pontos de vista e todos os interesses relativos a todas as políticas, ou seja, muitos pontos de vista, muitos interesses, muitas comunidades, não podem ser contemplados no ambiente político.

3º-A liberdade que têm os representantes seguidamente tendem a se direcionar para objetivos pessoais, de carreira política, do que escolhas que interessa a coletividade como um todo.

Democracia no Brasil Nosso país segue o sistema de democracia representativa. Existe a obrigatoriedade do voto, diferente do que ocorre em países como os Estados Unidos, onde o voto é facultativo (vota quem quer). Porém, no Brasil o voto é obrigatório para os cidadãos que estão na faixa etária entre 18 e 65 anos. Com 16 ou 17 anos, o jovem já pode votar, porém nesta faixa etária o voto é facultativo, assim como para os idosos que possuem mais de 65 anos. No Brasil elegemos nossos representantes e governantes. É o povo quem escolhe os integrantes do poder Legislativo (aqueles que fazem as leis e votam nelas – Deputados, Senadores e Vereadores) e do Executivo (administram e governam – prefeitos, governadores e presidente da República).

COMPONENTES:

Add a comment

Related presentations

Related pages

Democracia representativa - Wikipedia, la enciclopedia libre

Los partidos políticos y sus funciones. Algunos críticos de los partidos políticos exponen que los representantes se ven obligados a seguir líneas ...
Read more

Democràcia representativa - Viquipèdia, l'enciclopèdia ...

La democràcia representativa és un sistema de govern en què el poble delega la sobirania en autoritats triades de forma periòdica per mitjà d ...
Read more

Significado de Democracia representativa - Qué es ...

Qué es Democracia representativa: La democracia representativa, también conocida como democracia indirecta, es una forma de gobierno donde los ciudadanos ...
Read more

Democracia Representativa — - ACE Electoral Knowledge ...

Todas las democracias modernas son democracias representativas en tanto que resulta inviable un sistema de democracia directa. La democracia y la ...
Read more

Democracia - Wikipedia, la enciclopedia libre

Democracia indirecta o representativa. El pueblo se limita a elegir a sus representantes para que estos deliberen y tomen las decisiones con el poder ...
Read more

Democracia representativa - MI CARRERA ESTUDIOS JURIDICOS ...

El problema básico del concepto de democracia participativa es la disyuntiva de cómo reconciliarlo con el gobierno de la mayoría. Sir Arthur Lewis ...
Read more

Democracia Representativa y Participativa - YouTube

Breve descripción sobre democracia representativa, participativa, autodeterminación e imperialismo.
Read more

- Democracia Representativa - - YouTube

Escuelas del Ecuador, la base de una verdadera democracia es una educación publica de calidad - Duration: 18:54. Revolución Ciudadana Perú ...
Read more

Democracia representativa - Sistema de Información ...

Tipo de democracia en la que el pueblo gobierna a través de delegados elegidos mediante sufragio secreto, para que integren los diversos órganos que ...
Read more

Democracia Representativa, Republicana y Federal

Democracia Representativa, Republicana y Federal, Colinalegre/Batán. 47 likes. Nuestro sistema de gobierno adopta la forma representativa, republicana y...
Read more