Conteúdos e Géneros Jornalísticos

50 %
50 %
Information about Conteúdos e Géneros Jornalísticos

Published on May 27, 2007

Author: mjspinto

Source: slideshare.net

Conteúdos jornalísticos - os géneros de discurso (sub-tema: o sensacionalismo nos media) MPinto | DCC – UMinho | 2007

Géneros jornalísticos: conceito (1) T. Todorov (in Géneros do discurso ): Géneros são classes de textos com propriedades comuns; São horizontes de expectativas para o leitor e modelos de escrita para o autor Para lá dos propósitos classificatórios/ taxonómicos, englobam claros propósitos de comunicação. Esta pressupõe códigos de género aceites.

T. Todorov (in Géneros do discurso ):

Géneros são classes de textos com propriedades comuns;

São horizontes de expectativas para o leitor e modelos de escrita para o autor

Para lá dos propósitos classificatórios/

taxonómicos, englobam claros propósitos de comunicação. Esta pressupõe códigos de género aceites.

Géneros jornalísticos: conceito (2) Sistema de regras que orientam a produção dos discursos e o sentido que lhes é atribuído pelos receptores Proporcionam referências precisas para a criação dos textos, permitindo que estes realizem mais facilmente o processo comunicativo Mauro Wolf , cit. in

Sistema de regras que orientam a produção dos discursos e o sentido que lhes é atribuído pelos receptores

Proporcionam referências precisas para a criação dos textos, permitindo que estes realizem mais facilmente o processo comunicativo

Mauro Wolf , cit. in

Critérios de classificação Intencionalidade e estrutura dos relatos/discursos Duas vertentes: o relato do real, através da observação e da descrição dos factos; e a leitura do real, mediante a análise da realidade e a sua avaliação

Intencionalidade e estrutura dos relatos/discursos

Duas vertentes: o relato do real, através da observação e da descrição dos factos; e a leitura do real, mediante a análise da realidade e a sua avaliação

Lorenzo Gómis: Todo o jornalismo é “um método de interpretação” da realidade social. Essa interpretação pode ser feita através da narração (relato) ou através da argumentação (comentário) – a 1ª responde à pergunta “O que aconteceu”; a 2ª: “Qual o significado do que aconteceu?”

Lorenzo Gómis:

Todo o jornalismo é “um método de interpretação” da realidade social.

Essa interpretação pode ser feita através da narração (relato) ou através da argumentação (comentário) – a 1ª responde à pergunta “O que aconteceu”; a 2ª: “Qual o significado do que aconteceu?”

No principio era o artigo (a opinião) Seguiu-se, depois, a notícia (os factos) … e o postulado do jornalismo anglo-saxónico, segundo o qual Os factos são sagrados e as opiniões são livres

Classificação de Marques de Melo (1) géneros informativos (breve, notícia, reportagem e entrevista); géneros opinativos (editorial, comentário, artigo, resenha/crítica, coluna, crónica, caricatura e carta).

géneros informativos (breve, notícia, reportagem e entrevista);

géneros opinativos (editorial, comentário, artigo, resenha/crítica, coluna, crónica, caricatura e carta).

Mas… … e a reportagem? E a entrevista? E a crónica? E o fotojornalismo? E a infografia? Como as enquadrar na dicotomia citada?

… e a reportagem?

E a entrevista?

E a crónica?

E o fotojornalismo?

E a infografia?

Como as enquadrar na dicotomia citada?

“ Há mais de um século que o jornalismo deixou de se expressar apenas por notícias e artigos: (...) a reportagem, por exemplo (...) a entrevista e o fotojornalismo, técnicas de relato cuja eficácia, tal como acontece na reportagem, está na aptidão de associar os factos às ideias, os dados às emoções, os acontecimentos à reflexão (…). O próprio desenvolvimento da diagramação e da infografia (…) cria e amplia campos de relação interactiva, dialética, entre a informação e a opinião”. M. Carlos Chaparro

“ Há mais de um século que o jornalismo deixou de se expressar apenas por notícias e artigos: (...) a reportagem, por exemplo (...) a entrevista e o fotojornalismo, técnicas de relato cuja eficácia, tal como acontece na reportagem, está na aptidão de associar os factos às ideias, os dados às emoções, os acontecimentos à reflexão (…). O próprio desenvolvimento da diagramação e da infografia (…) cria e amplia campos de relação interactiva, dialética, entre a informação e a opinião”.

M. Carlos Chaparro

Classificação de Martínez-Albertos jornalismo informativo : notícia, reportagem, história de interesse humano, informação pela imagem; jornalismo interpretativo : reportagem em profundidade; jornalismo opinativo : editorial, artigo, crónica, opinião ilustrada, opinião do leitor. Jorge Lellis Bomfim Medina acrescenta: Géneros ilustrativos ou visuais - englobando gráficos, tabelas, quadros demonstrativos, ilustrações , caricatura e fotografia.

jornalismo informativo : notícia, reportagem, história de interesse humano, informação pela imagem;

jornalismo interpretativo : reportagem em profundidade;

jornalismo opinativo : editorial, artigo, crónica, opinião ilustrada, opinião do leitor.

Jorge Lellis Bomfim Medina acrescenta:

Géneros ilustrativos ou visuais - englobando gráficos, tabelas, quadros demonstrativos, ilustrações , caricatura e fotografia.

Classificação de Marques de Melo (2) Informativo (nota, notícia, reportagem e entrevista). Opinativo (editorial, comentário, artigo, resenha, coluna, caricatura, carta e crónica). Interpretativo (análise, perfil e cronologia). Diversional (história de interesse humano e história colorida) Utilitário , ou prestação de serviços (chamadas, roteiro e obituário)

Informativo (nota, notícia, reportagem e entrevista).

Opinativo (editorial, comentário, artigo, resenha, coluna, caricatura, carta e crónica).

Interpretativo (análise, perfil e cronologia).

Diversional (história de interesse humano e história colorida)

Utilitário , ou prestação de serviços (chamadas, roteiro e obituário)

Transformações peso crescente da vertente utilitária, prática e de serviços crescente expressão de resumos didácticos Novos ‘géneros’ associados ao digital o artigo e a reportagem são as espécies discursivas essenciais

peso crescente da vertente utilitária, prática e de serviços

crescente expressão de resumos didácticos

Novos ‘géneros’ associados ao digital

o artigo e a reportagem são as espécies discursivas essenciais

Notícia Mais 750 trabalhadores do vale do Ave poderão vir engrossar as estatísticas do desemprego, depois de a Administração da REX, uma grande fábrica de transformação de produtos têxteis da região, ter anunciado ontem que irá transferir-se para um país de Leste da Europa, no final de Maio. A TEX, uma grande unidade têxtil do vale do Ave, anunciou ontem o fim da laboração da empresa no final de Maio, lançando mais de 750 trabalhadores no desemprego. O espectro do desemprego abateu-se ontem sobre mais de 750 trabalhadores da REX, no Vale do Ave, na sequência da decisão da empresa de encerrar a fábrica no final de Maio. Exemplificação

Mais 750 trabalhadores do vale do Ave poderão vir engrossar as estatísticas do desemprego, depois de a Administração da REX, uma grande fábrica de transformação de produtos têxteis da região, ter anunciado ontem que irá transferir-se para um país de Leste da Europa, no final de Maio.

A TEX, uma grande unidade têxtil do vale do Ave, anunciou ontem o fim da laboração da empresa no final de Maio, lançando mais de 750 trabalhadores no desemprego.

O espectro do desemprego abateu-se ontem sobre mais de 750 trabalhadores da REX, no Vale do Ave, na sequência da decisão da empresa de encerrar a fábrica no final de Maio.

Reportagem Dor e revolta são os sentimentos que mais se encontram por quem como nós tem andado na última hora em contacto com os trabalhadores da REX, ameaçados de desemprego a curto prazo. Confinados ao exterior da empresa, já que não fomos autorizados a passar os portões, temos escutado relatos de vidas que viram, de repente, o futuro fechar-se, ameaçador. Rosário Rodrigues, por exemplo, está aqui ao nosso lado e tem uma história para contar aos ouvintes. (…)

Dor e revolta são os sentimentos que mais se encontram por quem como nós tem andado na última hora em contacto com os trabalhadores da REX, ameaçados de desemprego a curto prazo.

Confinados ao exterior da empresa, já que não fomos autorizados a passar os portões, temos escutado relatos de vidas que viram, de repente, o futuro fechar-se, ameaçador. Rosário Rodrigues, por exemplo, está aqui ao nosso lado e tem uma história para contar aos ouvintes. (…)

Comentário O anúncio do encerramento da TEX no próximo mês constitui uma péssima notícia não apenas para os trabalhadores da empresa, mas para o vale do Ave, já de si fustigado por sucessivos despedimentos colectivos, no último ano. Não é, porém, aceitável que a TEX, que beneficiou, há menos de três anos, de apoios do Estado para se instalar na região, decida agora a deslocalização sem do facto prestar contas. A legislação vigente pode …

O anúncio do encerramento da TEX no próximo mês constitui uma péssima notícia não apenas para os trabalhadores da empresa, mas para o vale do Ave, já de si fustigado por sucessivos despedimentos colectivos, no último ano. Não é, porém, aceitável que a TEX, que beneficiou, há menos de três anos, de apoios do Estado para se instalar na região, decida agora a deslocalização sem do facto prestar contas. A legislação vigente pode …

Algumas notas sobre sensacionalismo

Finais do séc. XIX: disputa entre o New York World (grandes manchetes, cor, ilustrações, reportagens, propriedade de Joseph Pulitzer) e o New York World e Morning Journal ( de Willian Randolph Hearst) Auge durante a guerra dos Estados Unidos com a Espanha, em 1898. O conflito teria sido alimentado pelos dois jornais sensacionalistas.

Finais do séc. XIX: disputa entre o New York World (grandes manchetes, cor, ilustrações, reportagens, propriedade de Joseph Pulitzer) e o New York World e Morning Journal ( de Willian Randolph Hearst)

Auge durante a guerra dos Estados Unidos com a Espanha, em 1898. O conflito teria sido alimentado pelos dois jornais sensacionalistas.

Sensacionalismo “ 2- O jornalista deve combater a censura e o sensacionalismo e considerar a acusação sem provas e o plágio como graves faltas profissionais”. Código Deontológico dos Jornalistas

“ 2- O jornalista deve combater a censura e o sensacionalismo e considerar a acusação sem provas e o plágio como graves faltas profissionais”.

Código Deontológico dos Jornalistas

Sensacionalismo Disponibilização alarmista de informação Baseada em situações particulares, por vezes marginais e irrelevantes, relativas a casos de grande importância social Criação da ideia ilusória de esclarecer a opinião pública, através da profusão de pormenores Busca da excitação deliberada dos sentimentos mais primários da população (bisbilhotice, voyeurismo, medo, inveja, vingança, hipocrisia).

Disponibilização alarmista de informação

Baseada em situações particulares, por vezes marginais e irrelevantes, relativas a casos de grande importância social

Criação da ideia ilusória de esclarecer a opinião pública, através da profusão de pormenores

Busca da excitação deliberada dos sentimentos mais primários da população (bisbilhotice, voyeurismo, medo, inveja, vingança, hipocrisia).

Proposta de definição “ Modo de produção discursivo da informação de actualidade, processado por critérios de intensificação e exagero gráfico, temático, linguístico e semântico , contendo em si valores e elementos desproporcionais, destacados, acrescentados no contexto de representação ou reprodução do real social”. Rosa Nívea Pedroso, 2001

“ Modo de produção discursivo da informação de actualidade, processado por critérios de intensificação e exagero gráfico, temático, linguístico e semântico , contendo em si valores e elementos desproporcionais, destacados, acrescentados no contexto de representação ou reprodução do real social”.

Rosa Nívea Pedroso, 2001

Factores do sensacionalismo a definição dos temas (pautas) a intensidade emocional adoptada a exploração artificialmente prolongada de factos escandalosos a natureza das emoções do público, que se pretendem manipular (medo, revolta, ira, morbidez, …).

a definição dos temas (pautas)

a intensidade emocional adoptada

a exploração artificialmente prolongada de factos escandalosos

a natureza das emoções do público, que se pretendem manipular (medo, revolta, ira, morbidez, …).

Debate Jornalismo de referência (de elite?) e jornalismo popular Jornalismo popular e jornalismo sensacionalista – tudo a mesma coisa?

Jornalismo de referência (de elite?) e jornalismo popular

Jornalismo popular e jornalismo sensacionalista – tudo a mesma coisa?

Amaral, M. F. (2003) Sensacionalismo: inoperância explicativa. Em Questão, vol. 9 (3) http://www6.ufrgs.br/seeremquestao/ojs/viewissue.php?id=1 Angrimani, D. (1995) Espreme que sai sangue: um estudo do sensacionalismo na imprensa . São Paulo: Summus, 1995.

Amaral, M. F. (2003) Sensacionalismo: inoperância explicativa. Em Questão, vol. 9 (3)

http://www6.ufrgs.br/seeremquestao/ojs/viewissue.php?id=1

Angrimani, D. (1995) Espreme que sai sangue: um estudo do sensacionalismo na imprensa . São Paulo: Summus, 1995.

Add a comment

Related presentations

Related pages

Copy of MÓDULO: Géneros Jornalísticos - Prezi

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline. ... Copy of MÓDULO: Géneros Jornalísticos.
Read more

Notícia by Sara Vieira on Prezi

Connect your Facebook account to Prezi and let ... Workshop Jornalismo // jornal O ALCOA // notícia Géneros jornalísticos ... conteúdos + importante ...
Read more

Maria Mateus | LinkedIn

View Maria Mateus ’ professional ... Jornalista// Formadora em escrita e géneros jornalísticos// Edição e consultoria editorial//Criação de conteúdos.
Read more

Ricardo Dias | LinkedIn

View Ricardo Dias ’ professional ... Jornalista// Formadora em escrita e géneros jornalísticos// Edição e consultoria editorial//Criação de conteúdos.
Read more

Natália Alto | LinkedIn

Jornalista// Formadora em escrita e géneros jornalísticos// Edição e consultoria editorial//Criação de conteúdos.
Read more

From Cross Media to Transmedia Reporting in Newspaper Articles

... profissional, conteúdos e audiências dá cobertura aos ... onde se particulariza o tipo de géneros jornalísticos que melhor se adaptam a esta ...
Read more

Representations of dementias in the press (2001-2010)

... em todos os géneros jornalísticos, uma grande variedade de fontes, ... Não nos ativemos nos artigos com conteúdos informativos, ...
Read more

LITERATURA - GÊNEROS LITERÁRIOS 20MIN - YouTube

Quer ficar por dentro dos melhores conteúdos para ENEM e ... LITERATURA - GÊNEROS LITERÁRIOS 20MIN ... Gêneros jornalísticos: ...
Read more