Comunicação Mercadológica

50 %
50 %
Information about Comunicação Mercadológica

Published on August 21, 2008

Author: claudiotoldo

Source: slideshare.net

Comunicação mercadológica _comunicação externa 2

Comunicação mercadológica Compreende toda e qualquer manifestação comunicativa gerada a partir de um objetivo mercadológico.

Compreende toda e qualquer manifestação comunicativa gerada a partir de um objetivo mercadológico.

 

 

Mensagem persuasiva elaborada a partir do quadro sócio-cultural do consumidor alvo. Comunicação mercadológica

Mensagem persuasiva elaborada a partir do quadro sócio-cultural do consumidor alvo.

 

Comunicação mercadológica Principais instrumentos Marketing Pesquisa de Mercado Desenvolvimento de Produtos Estratégias de Lançamento Logística de Distribuição Merchandising Promoção de vendas Publicidade e Propaganda Eventos, feiras e exposições Marketing direto Venda pessoal Pós-Venda

Principais instrumentos

Marketing

Pesquisa de Mercado

Desenvolvimento de Produtos

Estratégias de Lançamento

Logística de Distribuição

Merchandising

Promoção de vendas

Publicidade e Propaganda

Eventos, feiras e exposições

Marketing direto

Venda pessoal

Pós-Venda

O que é Marketing? Uma forma de despertar desejos nos clientes? Uma forma de vender produtos de qualquer maneira, mesmo que as pessoas não o queiram? Uma maneira de fazer com que pessoas comprem o que não precisem com o dinheiro que não têm?

Uma forma de despertar desejos nos clientes?

Uma forma de vender produtos de qualquer maneira, mesmo que as pessoas não o queiram?

Uma maneira de fazer com que pessoas comprem o que não precisem com o dinheiro que não têm?

O que é Marketing? É um estudo baseado em diversas ciências (Sociologia, Psicologia, Matemática, Antropologia, Estatística, Filosofia, etc.) O Marketing, enquanto ciência, tem como objetivo conhecer profundamente o comportamento de pessoas e, a partir disso, tomar ações para satisfazer necessidades e desejos de cada um.

É um estudo baseado em diversas ciências (Sociologia, Psicologia, Matemática, Antropologia, Estatística, Filosofia, etc.)

O Marketing, enquanto ciência, tem como objetivo conhecer profundamente o comportamento de pessoas e, a partir disso, tomar ações para satisfazer necessidades e desejos de cada um.

“ Marketing nunca foi e nunca será um salva-vidas para produtos ou serviços mal concebidos” Douglas Zela, administrador, mestre em Administração e doutorando em Gestão de Negócios pela UFSC e professor da FAE Business School.

“ Marketing nunca foi e nunca será um salva-vidas para produtos ou serviços mal concebidos”

Douglas Zela, administrador, mestre em Administração e doutorando em Gestão de Negócios pela UFSC e professor da FAE Business School.

Você não vende o que você tem e gosta de vender, mas o que as pessoas desejam comprar!

Você não vende o que você tem e gosta de vender, mas o que as pessoas desejam comprar!

Merchandising Interpretação 1: Conjunto de ações de Marketing realizadas com produtos ou serviços que tem como objetivo final a venda de outro produto. Por exemplo: quando é lançado um filme no cinema, o mix de comunicação deste lançamento, associado a todos os souveniers como camisetas, canecas, máscaras, bonecos, etc, constituem a ação de Merchandising.

Interpretação 1:

Conjunto de ações de Marketing realizadas com produtos ou serviços que tem como objetivo final a venda de outro produto.

Por exemplo: quando é lançado um filme no cinema, o mix de comunicação deste lançamento, associado a todos os souveniers como camisetas, canecas, máscaras, bonecos, etc, constituem a ação de Merchandising.

Merchandising Interpretação 2: Existe ainda o Merchandising editorial, as famosas inserções de produtos ou serviços em programas de TV, chamado em outros países de Tie-in. Em muitas situações podemos observar quadros inteiros com o roteiro todo desenvolvido com foco no consumo do produto ou serviço anunciado.

Interpretação 2:

Existe ainda o Merchandising editorial, as famosas inserções de produtos ou serviços em programas de TV, chamado em outros países de Tie-in.

Em muitas situações podemos observar quadros inteiros com o roteiro todo desenvolvido com foco no consumo do produto ou serviço anunciado.

Merchandising Conceito mais difundido e aceito: Técnicas, ações ou qualquer material promocional utilizado em pontos-de-venda, que informam o consumidor e dão mais visibilidade a produtos, marcas ou serviços, influenciando na decisão de compra.

Conceito mais difundido e aceito:

Técnicas, ações ou qualquer material promocional utilizado em pontos-de-venda, que informam o consumidor e dão mais visibilidade a produtos, marcas ou serviços, influenciando na decisão de compra.

“ Merchandising significa destacar a mercadoria . Enquanto o Marketing explora imagem da empresa como um todo, incluindo logomarca, promoção, distribuição, mídia, tudo enfim, o merchandising é a exposição do produto. Mostrar o produto é fazer merchandising. Merchandising na TV, por exemplo, é colocar o produto no meio de uma cena de novela. Mas existe também o merchandising no ponto-de-venda, que tem como responsabilidade destacar o produto perante os demais. Assim, outdoors, placas em padarias, ônibus, degustação em supermercados também são ações de merchandising. Tudo o que coloca o produto em evidência é merchandising ” Ronald Peach Jr., publicitário, sócio da Oficina do Merchandising.

“ Merchandising significa destacar a mercadoria . Enquanto o Marketing explora imagem da empresa como um todo, incluindo logomarca, promoção, distribuição, mídia, tudo enfim, o merchandising é a exposição do produto. Mostrar o produto é fazer merchandising. Merchandising na TV, por exemplo, é colocar o produto no meio de uma cena de novela. Mas existe também o merchandising no ponto-de-venda, que tem como responsabilidade destacar o produto perante os demais. Assim, outdoors, placas em padarias, ônibus, degustação em supermercados também são ações de merchandising. Tudo o que coloca o produto em evidência é merchandising ”

Ronald Peach Jr., publicitário, sócio da Oficina do Merchandising.

Promoção de Vendas aliada ao Merchandising

Publicidade Publicidade deriva de público (do latim publicus) e designa a qualidade do que é público . Significa o ato de vulgarizar , tornar público um fato, uma idéia.

Publicidade deriva de público (do latim publicus) e designa a qualidade do que é público . Significa o ato de vulgarizar , tornar público um fato, uma idéia.

Propaganda Propaganda é definida como a propagação de princípios e teorias . Foi introduzida pelo Papa Clemente VII, em 1597, quando fundou a Congregação de Propaganda, com o intuito de propagar a fé católica pelo mundo. Deriva do latim propagare, que significa reproduzir por meio de mergulhia, ou seja, enterrar o rebento de uma planta no solo. Propagare, por sua vez, deriva de pangere, que quer dizer: enterrar, mergulhar, plantar. Seria então a propagação de doutrinas religiosas ou princípios políticos de algum partido.

Propaganda é definida como a propagação de princípios e teorias . Foi introduzida pelo Papa Clemente VII, em 1597, quando fundou a Congregação de Propaganda, com o intuito de propagar a fé católica pelo mundo. Deriva do latim propagare, que significa reproduzir por meio de mergulhia, ou seja, enterrar o rebento de uma planta no solo. Propagare, por sua vez, deriva de pangere, que quer dizer: enterrar, mergulhar, plantar. Seria então a propagação de doutrinas religiosas ou princípios políticos de algum partido.

Publicidade e Propaganda A palavra publicidade significa genericamente divulgar, tornar público, e propaganda compreende a idéia de implantar, de incutir uma idéia, uma crença na mente alheia.

A palavra publicidade significa genericamente divulgar, tornar público, e propaganda compreende a idéia de implantar, de incutir uma idéia, uma crença na mente alheia.

 

 

Nas organizações, a Comunicação mercadológica pode ser feita com auxílio de agências de publicidade e propaganda ou através de uma House .

Nas organizações, a Comunicação mercadológica pode ser feita com auxílio de agências de publicidade e propaganda ou através de uma House .

Agências de Publicidade Empresa de prestação de serviços, especializada no planejamento, organização e execução de programas de propaganda ou publicidade para os seus clientes. Elabora campanhas, peças e planos promocionais, cria anúncios apropriados para os diversos veículos e cuida de suas publicações e transmissões.

Empresa de prestação de serviços, especializada no planejamento, organização e execução de programas de propaganda ou publicidade para os seus clientes.

Elabora campanhas, peças e planos promocionais, cria anúncios apropriados para os diversos veículos e cuida de suas publicações e transmissões.

Existem agências que não se restringem aos serviços de propaganda e se propõem a atender aos clientes em todas as atividades de comunicação.

Existem agências que não se restringem aos serviços de propaganda e se propõem a atender aos clientes em todas as atividades de comunicação.

Agências de Publicidade Tipos: “ One man show” Estúdio de arte/Apoio Pequenas Médias Grandes Houses

Tipos:

“ One man show”

Estúdio de arte/Apoio

Pequenas

Médias

Grandes

Houses

House House Agency Agência-da-casa, em inglês. Agência de propaganda pertencente ao próprio anunciante/organização, que trabalha para seu proprietário.

House Agency

Agência-da-casa, em inglês. Agência de propaganda pertencente ao próprio anunciante/organização, que trabalha para seu proprietário.

Referências de fotos Foto 1: www.flickr.com/photos/juliofranca/326091237/ Foto 2: zebatalha .blogspot.com/2008/01/vende-se.html Foto 3: http://www.prespace.net/public/shared/vende-se.jpg Foto 4: www.humorbabaca.com/fotos/placas-e-textos/vendese

Foto 1: www.flickr.com/photos/juliofranca/326091237/

Foto 2: zebatalha .blogspot.com/2008/01/vende-se.html

Foto 3: http://www.prespace.net/public/shared/vende-se.jpg

Foto 4: www.humorbabaca.com/fotos/placas-e-textos/vendese

Add a comment

Related presentations

Related pages

Comunicação Mercadológica - YouTube

Professor Luciano Bonetti apresenta o curso de Comunicação Mercadológica, que forma o aluno para trabalhar com eventos mercadológicos e ...
Read more

Comunicação Mercadológica - Metodista - YouTube

Canal dos professores de Produção para TV e Cinema (PTVC) do curso de Comunicação Mercadológica da Universidade Metodista de São Paulo. Trabalhos de ...
Read more

Comunicação mercadológica no segmento de ...

Comunicação mercadológica no segmento de telecomunicação. Added by. V. Lezier Martyniuk. Valdenise Lezier Martyniuk hasn't uploaded this paper.
Read more

Alex Teixeira | LinkedIn

View Alex Teixeira’s professional profile on LinkedIn. ... Agência de Comunicação Mercadológica Metodista, Alfa Laval; Education:
Read more

OATD: Valdenise Leziér Martyniuk - Abordagem semiótica ...

Author: Valdenise Leziér Martyniuk: Title: Abordagem semiótica da comunicação mercadológica: divergências e convergências de sentido e a emergência ...
Read more

Comunicação mercadológica

A comunicação mercadológica é aquela que contempla as ações desenvolvidas por uma empresa ou entidade no sentido de reforçar a imagem das suas ...
Read more

Victoria Siqueira - Google+

Victoria Siqueira - Meu nome não é Verônica - Pólvora Comunicação - São Paulo - Cásper Libero - UNIFMU - UMESP
Read more

LIGIA SILVA - COORDENADORA DE EVENTOS - HERNANDES ...

COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA Sprachen, die LIGIA SILVA beherrscht. Portugiesisch XING – alles für Ihren beruflichen Erfolg. XING ist ...
Read more