advertisement

Cinzas

50 %
50 %
advertisement
Information about Cinzas
Spiritual

Published on February 25, 2009

Author: pastoral

Source: slideshare.net

Description

Adaptação e Formatação: António Elísio Portela Texto: Pe. João Alberto Correia
advertisement

Um pouco de cultura... UM

O tempo quaresmal começa com a Quarta Feira de Cinzas . Chama-se assim porque na comemoração com que se inicia este tempo litúrgico são impostas cinzas sobre a cabeça de quem participa na celebração.

Esta imposição é ac ompanhada da proclamação solene das frases: “ Lembra-te, homem, que és pó e ao pó hás-de voltar”; “ arrependei-vos e acreditai no evangelho”.

Fruto do fogo que devora e purifica, a cinza aparece na Bíblia com o saco ou veste grosseira, com jejuns, choros e lamentações.

Por vezes, indica aflição ou consternação: “ Tamar colocou terra na cabeça, rasgou a túnica de mangas compridas, colocou as mãos na cabeça e saiu a gritar”. (2 Samuel 13, 19)

mas na maior parte dos casos é sinal de penitência: «Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque, se em Tiro e Sidónia tivessem realizado os milagres que foram feitos no meio de vós, há muito tempo que elas teriam feito penitência, vestindo-se de cilício e cobrindo-se de cinza» (Mateus, 11, 21)

A cinza é sinal de morte, de uma vida que foi consumida no fogo; como também pode ser sinal de esperança numa vida nova que delas renasce. De uma forma ou de outra, a cinza aparece sempre relacionada com a vida que se esvai ou que ressurge e que, por vezes, se esvai para RESSURGI R.

REFLEXÕES A PROPÓSITO: A vida, por mais forte e saudável que seja, é sempre frágil e, por vezes, breve; facilmente se esfuma e reduz a cinza (“ Lembra-te, homem, que és pó...).

A vida, por mais forte e saudável que seja, é sempre frágil e, por vezes, breve; facilmente se esfuma e reduz a cinza

(“ Lembra-te, homem, que és pó...).

É necessário e incontornável o arrependimento e a penitência pelas nossas faltas, sejam elas provenientes de palavras, obras ou omissões, bem como a urgência do aprofundamento da fé (“Arrependei-vos e acreditai no Evangelho”).

É necessário e incontornável o arrependimento e a penitência pelas nossas faltas, sejam elas provenientes de palavras, obras ou omissões, bem como a urgência do aprofundamento da fé

(“Arrependei-vos e acreditai no Evangelho”).

É imperiosa a purificação interior e a mudança de mentalidade, mediante a aceitação da proposta de uma vida nova que Deus nos faz por meio da sua Palavra (“Nem só de pão vive o homem, mas de toda a Palavra que sai da boca de Deus”) (Mateus 4, 4)

É imperiosa a purificação interior e a mudança de mentalidade, mediante a aceitação da proposta de uma vida nova que Deus nos faz por meio da sua Palavra

(“Nem só de pão vive o homem, mas de toda a Palavra que sai da boca de Deus”)

(Mateus 4, 4)

É por isso que na Quaresma se dá uma importância significativa à escuta da Palavra de Deus, luz que desfaz a escuridão dos caminhos da vida e prepara interiormente os crentes para acolher a vida nova que de CRISTO RESSUSCITADO lhes vem.

CRÉDITOS: Adaptação e formatação de: António Elísio Portela de um texto elaborado por: João Alberto Correia

Add a comment

Related presentations

How to do Voodoo

How to do Voodoo

November 11, 2014

How to do Voodoo Are you working too hard and not getting the results?? Well,...

LA VERDAD SOBRE LA MUERTE

LA VERDAD SOBRE LA MUERTE

October 24, 2014

Donde van las personas despues de muerto?

Son simples cuestiones que, aunque puedan resultar a priori inocentes, albergan in...

"The souls of the just are in the hand of God, and no torment shall touch them. " ...

Boletín de 02/11/2014

Boletín de 02/11/2014

November 1, 2014

Boletín de 02/11/2014

Omms News 10-07-2014

Omms News 10-07-2014

November 4, 2014

Omms News 10-07-2014

Related pages

Quarta-feira de cinzas – Wikipédia, a enciclopédia livre

A quarta-feira de cinzas é o primeiro dia da Quaresma no calendário Cristão ocidental (Católico). As cinzas que os Cristãos Católicos recebem neste ...
Read more

Cinzas (TV Series 1992–1993) - IMDb

Title: Cinzas (1992–1993) 7.3 /10. Want to share IMDb's rating on your own site? Use the HTML below. You must be a registered ...
Read more

cinzas - English translation - bab.la Portuguese-English ...

Translation for 'cinzas' in the free English dictionary. More English translations for: nuvem de cinzas, reduzir a cinzas, quarta-feira de cinzas
Read more

Cinzas Paulinho Moska ...Cenizas/ashes - YouTube

Paulinho es un gran artista y sabe plasmar en sus canciones los sentimientos con los que lidiamos diariamente Cinzas Paulinho Moska.
Read more

cinza - Deutsch-Übersetzung - bab.la Portugiesisch ...

No entanto, foi das cinzas da Segunda Guerra Mundial que nasceu uma nova esperança. Doch erwuchs aus den Trümmern des Zweiten Weltkriegs eine neue Hoffnung.
Read more

Cinzas – Wikipédia, a enciclopédia livre

As Cinzas são o resultado final da combustão da maioria dos materiais inflamáveis. [1] Em química analítica , a cinza é o nome dado a todos os ...
Read more

Cinzas, cinzas... - Conquista - World of Warcraft

Derrotar Mão Negra na Fundição da Rocha Negra após pegar 20 Cinzas Caindo na dificuldade Normal ou superior.
Read more

Cinzas - YouTube

Canta: Paulinho Moska Woman on Top Sountrack ... This feature is not available right now. Please try again later.
Read more

Cinzas — Höre und entdecke Musik auf Last.fm

Sieh dir das Video an für Paulinho Moska – Cinzas kostenlos. Cinzas erscheint auf dem Album Woman On Top. Entdecke mehr Musik, Konzerte, Videos und ...
Read more

Casa cinzas, Monchique - Restaurant Bewertungen ...

Casa cinzas, Monchique: 4 Bewertungen - bei TripAdvisor auf Platz 23 von 30 von 30 Monchique Restaurants; mit 3,5/5 von Reisenden bewertet.
Read more