Cepticismo

60 %
40 %
Information about Cepticismo
Education
dos

Published on February 16, 2014

Author: espanto.info

Source: slideshare.net

Description

Os argumentos cépticos.
Filosofia 11º ano.

O cepticismo

O conhecimento é possível? É possível justificar a verdade das nossas crenças?

O problema da possibilidade do conhecimento é um dos mais importantes da epistemologia...

Se concluirmos por uma resposta negativa, temos que aceitar que a ciência não tem fundamento...

Mas, se isso for verdade, como explicamos o progresso tecnológico que caracteriza as sociedades contemporâneas? Se não fosse possível justificar o conhecimento científico, como seria possível o progresso tecnológico? Na verdade a tecnologia depende da ciência...

Se concluirmos por uma resposta negativa, temos que aceitar que a ciência não tem fundamento... De facto, o cepticismo recusa a possibilidade de justificação da verdade de toda e qualquer crença. Nos nossos dias é fácil refutar o cepticismo radical, uma vez que estamos rodeados de exemplos que o contradizem: se nada fosse possível conhecer, como é que poderíamos ter coisas tão básicas como a energia eléctrica, os computadores pessoais, os telemóveis, a Internet ?

Cepticismo - Concepção que considera que não é possível alcançar o conhecimento Skepsis - “Suspensão do juízo”

Górgias foi o primeiro a postular o cepticismo... Ao afirmar que: “1. A verdade não existe. 2. Mesmo que a verdade existisse, não poderia ser conhecida. 3. Mesmo que a verdade pudesse ser conhecida, não poderia ser ensinada.”

O cepticismo radical foi defendido por Pirro de Élis (c.365-275a.C.). Essa posição ficou conhecida por pirronismo.

Argumentos cépticos

Argumento da divergência de opiniões Se há de facto justificação das nossas crenças, não há divergências relativamente a todos os assuntos. Há divergências relativamente a todos os assuntos. Logo, não há de facto justificação das nossas crenças.

Objeções ao primeiro argumento Os cépticos refutam, portanto, a presença da justificação. Ora, com isto criam um problema: Têm uma ideia justificada. Afinal, é possível justificar.

Outra premissa encontrada pelos cépticos é a presença de divergências o que, para eles, torna impossível a defesa universal de qualquer ideia. Contrariamente ao que os cépticos defendem, é possível haver ideias universais: a Física e a Matemática, por exemplo, são capazes de produzir consensos.

As divergências de opiniões, segundo os cépticos, são irreversíveis e definitivas. Tal não é verdade. Existem inúmeros exemplos que contrariam esta tese. Por exemplo, a igualdade de direitos entre homens e mulheres.

Argumento da Regressão infinita A justificação de qualquer crença é inferida de outras crenças. Se a justificação de qualquer crença é inferida de outras crenças, então dá-se a regressão infinita. Se há regressão infinita, as nossas crenças não estão justificadas. Logo, as nossas crenças não estão justificadas.

Objecções ao argumento da regressão infinita A possibilidade de duvida tem limites. Há certezas que se justificam a si mesmas e que servem de base a outras verdades: por exemplo, a soma dos ângulos internos de um triângulo é 180 graus. As nossas certezas são proporcionais à nossa condição humana.

Argumento da falibilidade do conhecimento sensorial (Argumento das ilusões e dos erros perceptivos)

O conhecimento sensorial engana-nos frequentemente: Baseando-se nas teorias da percepção, este argumento defende haver uma desconexão entre aquilo que julgamos conhecer e a própria realidade.

Há ilusões perceptivas que são inevitáveis, tendo em conta como funciona a nossa percepção. Um exemplo retirado da cosmologia dos nossos dias (os cépticos na antiguidade não tinham conhecimento deste fenómeno): Sabemos que há estrelas que são vistas por nós e que podem já não existir, apesar de nós as visualizarmos.

Da mesma forma, sabemos que a cor de um objecto depende da forma como é atingido pela luz, desencadeando comprimentos de onda que vão condicionar a nossa percepção. A cores não são, portanto, características físicas dos objectos.

Contudo, nós temos a noção de que vivemos num mesmo mundo, o certo é que quando digo «o Diogo é alto», há pessoas que o reconhecem como tal. Isto é, os meus sentidos captam o que os outros captam e isso já é o bastante para considerarmos que partilhamos um conhecimento sensorial sobre o mundo em que vivemos.

Isso é suficiente para termos a convicção de que vivemos no mesmo mundo...

Esta apresentação, em grande parte da sua extensão, baseia-se na seguinte: http://pt.slideshare.net/filosofiaesjs/cepticismo-11027566

Add a comment

Related presentations

Related pages

cepticismo : Portugiesisch » Deutsch | PONS

Übersetzungen für cepticismo im Portugiesisch » Deutsch-Wörterbuch von PONS Online:ceticismo
Read more

cepticismo - Portugiesisch Wörterbuch | Übersetzung ...

cepticismo - Portugiesisch Wörterbuch | Übersetzung - cepticismo übersetzen Tools. Seite von cepticismo drucken; cepticismo in Google suchen
Read more

cepticismo - Wiktionary

cepticismo. Definition from Wiktionary, the free dictionary. Jump to: navigation, search. Portuguese Noun . cepticismo m (plural ...
Read more

cepticismo übersetzen - Deutsch Portugiesisch Übersetzung

cepticismo übersetzen - Deutsch Portugiesisch Übersetzung Tools. Seite von cepticismo drucken; cepticismo in Google suchen
Read more

Cepticismo - Dicionário Online de Português

Significado de Cepticismo no Dicionário Online de Português. O que é cepticismo: s.m. Ausência de qualquer tipo de crença. Característica daquele que ...
Read more

Cepticismo - dicionário português: - Dicionário, tradutor ...

Cepticismo ou ceticismo é qualquer atitude de questionamento para o conhecimento, fatos, opiniões ou crenças estabelecidas como fatos. Filosoficamente ...
Read more

Traduction cepticismo français | Dictionnaire portugais ...

traduction cepticismo francais, dictionnaire Portugais - Francais, définition, voir aussi 'céptico',ciclismo',catolicismo',cêntimo', conjugaison ...
Read more

What rhymes with cepticismo?

What rhymes with cepticismo? Lookup it up at Rhymes.net - the most comprehensive rhyming words dictionary on the web!
Read more

Mario Ferreira dos Santos - Cepticismo - Juventude P.2 ...

Encontrei esse trecho na internet. Não sei a que aula ou curso pertence, mas decidi compartilhar.
Read more