Castigo ou benção ?

45 %
55 %
Information about Castigo ou benção ?

Published on September 18, 2016

Author: JbarbosaBarbosa

Source: slideshare.net

1. CASTIGO OU BENÇÃO ? Apresentação Edilson José Barbosa ESTUDO BÍBLICO 67

2. Analisando o tema de hoje Analisando as escrituras sagradas vemos que Deus tem tratado praticamente o tempo todo dessas questões : Benção e Castigo . Está escrito também que está imputado ao homem o cuidado e a responsabilidade sobre sua vida. “O Deus que abençoa é o mesmo que castiga”.

3. O que diz a palavra de Deus “ Comerás o teu pão com o suor do teu rosto, até que voltes à terra de que foste tirado; porque és pó, e pó te hás de tornar.” Genesis 3:19 TRABALHO MORTE

4. A evidência do castigo • No início Deus não queria que fosse assim. •Porque então tudo isso aconteceu ? •Será que esse castigo prevalecerá até o fim dos nossos dias? •Qual o objetivo de Deus ao manter essa condição ao homem? •Será que trabalho e morte é castigo ou benção?

5. Vamos refletir • Deus criou o trabalho e disse ao homem que ele deveria trabalhar para se manter e que ao final de tudo iria morrer. • Mas a bíblia diz que o crente vive “pela fé” . Está escrito também que o “Senhor proverá” ? •A pergunta é: Os servos de Deus precisam realmente trabalhar? E a morte ? Será tudo isso um castigo?

6. Leis e regulamentos do mundo TRABALHO MORTE Leis trabalhistas Leis da vida

7. O Homem e o trabalho Todos nós temos que trabalhar, mesmo que o trabalho seja chato, sem reconhecimento e com baixa remuneração Todos precisamos sobreviver e manter nossas famílias. Tem trabalho bem legal mas tem outros que a gente só faz porque não tem jeito. O ideal seria que cada um trabalhasse naquilo que gostasse, pois assim porque reduziria o peso da obrigação e passaria a ser divertido.

8. O quarto mandamento Se o povo de Deus não tivesse que trabalhar, então o trabalho não estaria nos dez mandamentos: “Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra.” (Êxodo 20:9). Fica claro que trabalhar é a regra.

9. Condição humana A vida é dura e corrida. Somos esmagados por estresse. Pais e filhos não conseguem se encontrar durante a semana. Muitos trabalham até o sábado e sobra apenas o domingo para descansar, passear, divertir-se e visitar familiares.

10. Distanciando do quarto mandamento •Trabalhar em excesso, não guardando o dia do Senhor. •Pensar que o trabalho está vinculado somente ao dinheiro. •Dar prioridade ao trabalho ao invés de Deus. •Esquecer de cuidar da família por causa do trabalho. •Pensar no trabalho como forma de acensão e promoção social. •Existem patrões que exploram o trabalho dos seus empregados.

11. Vamos pensar •A palavra diz que Deus sempre honrará o justo, que proverá suas necessidades desde que tenha fé. •Será que existe mesmo uma relação entre fé em Deus e prosperidade no trabalho? •Ou será que estou fazendo algo errado e Deus está me castigando? •Afinal meu trabalho é de fato abençoado?

12. A doutrina do “Deus proverá” Muitos cristãos pensam que não precisam trabalhar, porque Deus vai alimentá-los. É isso mesmo? Esperar em Deus não é o mesmo que preguiça.

13. A frase é: Deus proverá para si. A diferença é enorme entre: Deus proverá para si e Deus proverá. A má interpretação leva a pessoa a uma situação de repouso, comodismo e falta de iniciativa gerando a PREGUIÇA.

14. Então precisamos entender sobre a preguiça? É o pecado de não fazer nada nem com o dom que Deus lhe deu que é a sua própria vida. A preguiça leva ao empobrecimento material, pessoal e espiritual .

15. Na dependência de Deus Na verdade dependemos de Deus para tudo. Inclusive em nossos negócios e trabalho. Porém a falta de compromisso, a preguiça, a inércia e o baixo entendimento e a ideias errada tem comprometido a vida de muita pessoas.

16. Então temos uma regra ? •Estudar e trabalhar para conquistar honestamente nossos objetivos. •Os passos são nossos; abençoar o caminho é de Deus. •Sem comprometimento o resultado não será alcançado.

17. Relação entre fé e trabalho Deus nunca disse e nem mandou ninguém ficar em casa, deitado, esperando que alguém traga alimentos para sua casa, isso não é viver pela fé, é viver sem fé, sem fé que Deus abençoa o trabalho honesto, seja ele qual for.

18. Deus não gosta de preguiçoso. Quem trabalha com preguiça também está pecando... E certamente não será abençoado

19. Então de onde vem o trabalho abençoado? “Não há nada melhor para o homem do que comer e beber, e fazer com que sua alma goze do bem do seu trabalho. Também vi que isto vem da mão de Deus.” (Eclesiastes 2:24) O trabalho dignifica a sua alma...

20. A bíblia nos ensina a trabalhar “Pela manhã semeia a tua semente, e à tarde não retenhas a tua mão; pois tu não sabes qual das duas prosperará, se esta, se aquela, ou se ambas serão, igualmente boas.” (Eclesiastes 11:6)

21. O que Deus repreende ? •A preguiça. •A indiferença. •Falta de uso da inteligência. É muito comum encontrarmos pessoas que estudam e se formam, mas tem preguiça de pensar, de exercitar sua mente, de treinar sua memória.

22. O trabalho com Deus é benção Mesmo insatisfeito com seu trabalho, frustrado em seus sonhos, existi solução. Se for preciso recomece; volte aos bancos da escola ou inicie um negócio próprio, mas tudo sempre tem jeito quando Deus está no controle.

23. Um recado ao preguiçoso “Porque, quando ainda convosco, vos ordenamos isto: se alguém não quer trabalhar, também não coma." (2 Tessalonicenses 3:10)

24. Um alerta ao desonesto "Os bens que facilmente se ganham, esses diminuem, mas o que ajunta à força do trabalho terá aumento." Prov. 13:11

25. Ao servo trabalhador "Do trabalho de tuas mãos comerás, feliz serás, e tudo te irá bem." (Salmos 128:2)

26. Deus Pai e Deus filho trabalham até agora. “Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também.” (João 5:17). Herdamos o trabalho e a morte como castigo, mas Jesus transformou tudo em bênção pela ação da sua graça em nossas vidas.

27. Concluindo Estando com o Senhor nunca estaremos condenados, porque Jesus morreu levando consigo todos os nossos pecados inclusive os pecados de Adão. Para o homem comum o trabalho as vezes pode parecer um castigo , e esse vê também na morte o fim de tudo . Para o servo de Deus o trabalho é uma benção dada pela graça e a morte uma oportunidade de salvação eterna. Pense nisso...

28. E você como prefere pensar? Semelhante ao homem comum ou como um servo do Senhor ? Valorize as bênçãos que o Senhor já lhe concedeu. e saiba que os Sonhos de Deus é sempre maior que os seus.

Add a comment