Calendários e História

67 %
33 %
Information about Calendários e História

Published on September 22, 2007

Author: josefaliborio

Source: slideshare.net

Description

Calendários de três mundos

Calendários e História

Os povos mesopotâmicos desenvolveram o calendário lunar.

Calendário lunar Os antigos babilônios tinham um calendário lunar de 12 meses lunares de 30 dias cada, e adicionavam meses extras quando necessitavam acertar o calendário com as estações do ano. O calendário Babilônico É um dos calendários mais antigos, compreende 12 meses lunares (divididos em quatro semanas), de 29 ou 30 dias cada um, cujo início é assinalado pelo aparecimento da lua nova. O ano tem 354 dias, 11 dias a menos que o ano solar. Ao fim de três anos há uma defasagem de cerca de um mês em relação ao ano solar. Para resolver essa diferença foi acrescentado um mês complementar (13º mês) ao final de cada período de três anos

Os povos egípcios desenvolveram o calendário solar .

Calendários Solar Os egípcios são os primeiros a utilizar um calendário solar, embora os 12 meses de 30 dias sejam de origem lunar. O ano tem 365 dias e 6 horas a menos que o ano solar, significa atraso de um dia a cada quatro anos. O calendário egípcio foi reconhecido pelos astrônomos gregos e tornou-se o calendário de referência da astronomia por muito tempo.

 

 

Calendário Azteca

Calendário azteca O calendário azteca era basicamente igual ao dos maias. O ano possui início no solstício de Inverno com um ciclo de 18 meses de 20 dias e mais um mês diminuto de 5 dias. Com 104 anos comuns tinha-se um grande ciclo no qual era intercalado mais 25 dias. Essa exatidão do ciclo de 260 anos sagrados em relação ao exato movimento do Sol, possuía uma diferença de apenas 0,01136 de dia, ou seja, um pouco mais de um centésimo de dia. O calendário azteca dava aos dias nomes próprios que correspondiam a números de ordem no decorrer do mês. Os dias corriam de 1 a 20, e os festivais eram comemorados no último dia do mês.

Calendário Chinês

O calendário chinês é um dos mais antigos registros cronológicos que há na história dos povos. E com o calendário, onde cada ano recebe o nome de um dos 12 animais: galo, cão, porco, rato, búfalo, tigre, gato, dragão, serpente, cavalo, cobra e macaco. Surgiu o horóscopo chinês, os 12 signos animais ou subdivisões do mundo (que formam o Astral Chinês). Os anos do Dragão repetem-se a cada 12 anos. O ano do Dragão Dourado ocorre uma vez a cada 3000 anos (ocorreu no nosso ano 2000) e é suposto trazer a harmonia completa dos cinco elementos da filosofia chinesa (metal, madeira, água, fogo e terra), o que se refletiria em um sentimento de felicidade para todos.

Calendário Maia 20 meses 18 dias

Calendário maia Este calendário constava de 18 meses de 20 dias. Mais 5 dias complementares que somavam os 365 dias do ano. Os meses e os dias eram representados como os gráficos dos slides.

Calendário Gregoriano É o nosso calendário solar com um ano de 365 dias, mais um ano bissexto, no qual, a cada 4 anos, o mês de fevereiro conta com 29 dias.

Calendário Gregoriano Para corrigir o erro, entre o ano solar e ano civil, que no ano de 1582 (D.C.) já era de 10 dias, ( o equinócio da Primavera que deveria ser em 21 de Março de 1582 ocorreu em 11 de Março ) o Papa Gregório XIII , pela sua Bula Inter Gravissimas de 24 de Fevereiro de 1582, ordenava a reforma do Calendário, para um ano trópico de 365,2425 dias. Nesta reforma os anos bissextos sucedem-se de 4 em 4 anos ( Fevereiro com 29 dias ). Para se conseguir a devida correcção, o dia a seguir a 04 de Outubro de 1582 ( quinta-feira), foi o dia 15 de Outubro de 1582 ( sexta-feira). Desta maneira a diferença entre o ano civil e o natural ( solar ) não atingirá um dia em menos de 5.000 anos.   O Calendário Gregoriano é também chamado Calendário Cristão

Add a comment

Related pages

Calendario - Wikipedia, la enciclopedia libre

Historia El calendario más ... Calendarios de uso generalizado en el mundo. Calendario gregoriano; Calendario budista; Calendario chino; Calenderio Ezidi ...
Read more

HISTÓRIA GERAL: O TEMPO HISTÓRICO E OS DIFERENTES ...

HISTÓRIA GERAL: O TEMPO HISTÓRICO E OS DIFERENTES CALENDÁRIOS ... Diana Uribe - La Historia del Tiempo y Los Calendarios - Duration: 1:25:25.
Read more

A História do Calendário | Espaço Astrologico

A História do Calendário. Portal São Francisco. O Calendário. ... Os calendários todos são de inspiração religiosa. Todos se referem a uma cosmologia.
Read more

Origem do Calendário - YouTube

Standard YouTube License; Show more Show less. Loading ... 2011 vem ai - História dos calendarios e previsoes do fim do mundo - Duration: 5:15.
Read more

Origem e evolução do nosso calendário - Universidade de ...

A revolução sinódica da Lua está na origem dos calendários lunares ... único na história do calendário e conhecido pelo nome de ...
Read more

explicadinho: A história dos calendários

O que são os calendários? Os primeiros calendários eram instrumentos destinados a fornecer as indicações astronômicas ou astrológicas (dia e mês).
Read more

HISTORIA DE LOS CALENDARIOS - Masonic High Council the ...

HISTORIA DE LOS CALENDARIOS . Extraído del programa "CALENDARIO REVOLUCIONARIO CR-207 B "(Por fin sabrás a que siglo y a que milenio ...
Read more

Origem do calendário - Estudo Prático - Seu portal de ...

Entenda um pouco sobre a origem do calendário e conheça os calendários primitivos que foram unidos e aprimorados para que surgisse o nosso.
Read more

História Do Calendário | Física Ensino Médio, Física ...

História do Calendário. Todos os calendários se baseiam nos movimentos aparentes dos dois astros mais brilhantes da abóbada celeste, na perspectiva de ...
Read more