Bases genéticas da evolução

50 %
50 %
Information about Bases genéticas da evolução
Education

Published on November 12, 2013

Author: KamilaPeixotto

Source: slideshare.net

Bases genéticas da evolução PAULA DORTI

Genética de populações  Dedica-se ao estudo da evolução de um ponto de vista genético.  Estuda as mudanças da composição gênica de uma população ao longo das gerações.

O conceito de população mendeliana  O que é população biológica? - Conjunto de seres da mesma espécie que vive em ujma determinada área geográfica e num mesmo intervalo de tempo.  População Mendeliana: - Conjunto de indíviduos que se reproduzem sexualmente e que compartilham um conjunto gênico comum.

Princípio de Hardy - Weimberg  Também chamado de equilíbrio gênico.  Se nenhum fator evolutivo atuar sobre uma população, as frequências de seus alelos permanecerão inalteradas ao longo das gereções.

Condições para o equilíbrio gênico  As populações devem ter as seguintes características: - Sejam bastante grandes; - Sejam isoladas, ou seja, não recebem migrações e nem migram para outros lugares; - O acasalamento é randômico (ao acaso); - Todos os genótipos têm o mesmo sucesso reprodutivo.

Expressão matemática do equilíbrio gênico • Considere o par de alelos: A e a: p = frequência do alelo dominante q = frequência do alelo recessivo p + q = 1 ou 100% f(AA) = f(A) x f(A) = p x p = p² f(aa) = f(a) x f(a) = q x q = q² f(Aa) = f(A) x f(a) = p x q = pq

Frequências gênicas nas populações  Considere o par de alelos: A e a  Temos uma população hipotética de 10.000 - 3.600 (AA) - 1.600 (aa) - 4.800 (Aa)  Quantos alelos temos nessa população?

Expressão matemática do equilíbrio gênico p é a frequência de um dos alelos q é a frequência do outro alelo Então: = AA = Aa = aa

Praticando...

Praticando...

Praticando...

A importância do príncipio de Hardy-Weinberg  O príncipio estabelece um padrão teórico para o comportamento gênico ao longo das gerações.  É uma referência para perceber se uma população se encontra ou não em equilíbrio.  De acordo com o príncipio de Hardy-Weinberg, em uma população teórica, na ausência de faotores evolutivos, as frequências gênicas, mantêm-se constantes.

A importância do príncipio de Hardy-Weinberg  Nas populações reais, isso raramente ocorre, porque sempre há fatores evolutivos em ação.  Então: - É um parâmetro importante porque permite saber quanto e como o equilíbrio de uma população está sendo afetada pelos fatores evolutivos.

Fatores evolutivos e o equilíbrio gênico

Fatores Evolutivos  Os principais fatores que afetam o equilíbrio gênico são a mutação, a migração e a deriva gênica.

Fator Evolutivo: Mutação A mutação, processo pelo qual um alelo se transforma em outro, pode alterar a frequência gênica de uma população.  Exemplo: Se a taxa de mutação de um gene A para seu alelo a for maior do que a taxa de mutação inversa (a à A), ocorrerá aumento na freqüência do alelo a e a diminuição na frequência de A.

Migração e frequências gênicas  As diferentes populações de uma mesma espécie nem sempre são isoladas. Indivíduos podem migrar, incorporando-se a uma população (imigração) ou saindo dela (emigração).  As migrações podem alterar a constituição gênica de uma população.

Fator evolutivo: Deriva gênica  Desastres ecológicos, como incêndios florestais, inundações, desmatamentos, etc.  Podem reduzir tão drasticamente o tamanho de uma população que os poucos sobreviventes não são amostras representativas da população original, do ponto de vista genético.  Certos alelos podem ter a sua freqüência subitamente aumentada, enquanto os outros alelos podem simplesmente desaparecer.

Princípio do fundador  Um caso extremo de deriva gênica é o chamado princípio do fundador:  Uma nova população é “fundada” por um ou poucos indivíduos, seja porque a população ancestral sofreu uma diminuição drástica, seja porque um pequeno número de indivíduos de uma população migrou para outra região, onde deu origem a uma nova população.

Princípio do fundador

Praticando...

Praticando...

Praticando...

Add a comment

Related presentations

Related pages

Bases genéticas da evolução - Exames - Juliapiks

Bases Genéticas da Evolução Evolução é um conjunto de processos que levam a modificações nos seres vivos ao longo do tempo, podendo dar origem a ...
Read more

Bases genéticas da evolução - thallysgenetica.blogspot.com

A mutação cria novos genes, e a recombinação os mistura com os genes já existentes, originando os indivíduos geneticamente variados de uma ...
Read more

Bases Genéticas da Evolução - entendendo o velho Darwin

Do ponto de vista genético, uma população é um conjunto de indivíduos que se reproduzem sexuadamente, compartilhando um patrimônio gênico comum.
Read more

A teoria sintética da evolução - Só Biologia

Bases genéticas da evolução. A mutação cria novos genes, e a recombinação os mistura com os genes já existentes, originando os indivíduos ...
Read more

Bases genéticas da evolução. by Monize Martins on Prezi

Do you really want to delete this prezi? Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again. Delete Cancel
Read more

bases genéticas da evolução - Download - 4shared

bases genéticas da evolução - download at 4shared. bases genéticas da evolução is hosted at free file sharing service 4shared.
Read more

BASES GENÉTICAS DA EVOLUÇÃO- 4a. aula - evolucao

Baixe grátis o arquivo BASES GENÉTICAS DA EVOLUÇÃO- 4a. aula enviado para a disciplina de evolucao Categoria: Aulas - 4643947
Read more

As Bases genéticas da Teoria da Evolução de Darwin

ingrid_di disse... gostei muito da postagemmm,estava procurandu algum qui falasse sobre origem genetica da especie e aki pudi esclare algumas duvidas..
Read more

Bases Genetica da Evolucao - bases-geneticas-da-evolucao

Baixe grátis o arquivo Bases Genetica da Evolucao enviado para a disciplina de bases-geneticas-da-evolucao Categoria: Aulas - 4451567
Read more