Aula2 - Fluxo documental e o processamento técnico

100 %
0 %
Information about Aula2 - Fluxo documental e o processamento técnico
Technology

Published on February 19, 2014

Author: karusimionato

Source: slideshare.net

Description

Aula2 - Fluxo documental e o processamento técnico

UNIDADE 1 - Introdução à Catalogação (Semana 3)
2CIN028 - Introdução à Catalogação
Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Aula 2 UNIDADE 1 - Introdução à Catalogação Semana 3 - Fluxo documental e o processamento técnico PROFª ANA CAROLINA SIMIONATO anacarolina.simionato@uel.br

http://creativecommons.org.br/ SIMIONATO, Ana Carolina. Introdução à Catalogação: fluxo documental e o processamento técnico. Material da disciplina 2CIN028 Introdução à Catalogação (Graduação em Biblioteconomia) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina/PR, 2014. Disponível em: <http://pt.slideshare.net/karusimionato/>.

Já pensou... ...você em uma biblioteca ter que folhear todas as páginas para encontrar o que procura? Fonte: www.torange-pt.com. (Imagem livre de licença de uso)

... Ouvir todos os CD’s? ... Assistir a todos os DVD’s? ... Manusear todas as fotografias? ... E o digital??? (Nem se fala!!)

Fundação Biblioteca Nacional (FBN), no Rio de Janeiro Fonte: guiadeniteroi.com . (Imagem livre de licença de uso)

Por que? Por que existem Bibliotecas? Arquivos? Museus? Unidades de Informação? Por que armazenamos conhecimento? Por que bibliotecário? Profissional da Informação? E o digital?

Por que? Acesso; Recuperação; Uso e reuso. de informação e dados...

Por meio... Representação desses itens, de forma a simplificar a busca.

As representações...  Abrangem tanto o aspecto físico como seu conteúdo.  Com essas representações criamos: catálogos, bibliografias, guias, instrumentos de pesquisa, guias de alerta...  Divulgam o acervo aos usuários (*)

Usuários??? Humanos Não humanos Fonte: Imagens Clip-art Windows Office. (Imagem livre de licença de uso)

... para atender os diversos tipos de usuários... Existem tipos de bibliotecas:  Bibliotecas públicas (municipais, estaduais, nacionais, etc.);  Bibliotecas escolares;  Bibliotecas especializadas (em determinada área do conhecimento);  Bibliotecas universitárias.

5 leis da Biblioteconomia (1931) RANGANATHAN, S. R. As cinco leis da Biblioteconomia. Brasília: Briquet de Lemos Livros, 2009. 1. Os livros são escritos para serem lidos; 2. Todo leitor tem seu livro; 3. Todo livro tem seu leitor; 4. Poupe o tempo do leitor; 5. Uma biblioteca é um organismo em crescimento. (Substitua livro por item e leitor por usuário. As leis continuam atuais...)

Fonte: Imagens Clip-art Windows Office. (Imagem livre de licença de uso) O processo de comunicação na biblioteca

Buscas de Fontes Análise de necessidades A Cadeia Documentária: Seleção Registro Aquisição Leitura Técnica Análise Conteúdo/Forma Formas de Representação Indexação Resumo Ref. Bibliog. Catalogação Memorização da informação Estocagem Classificação de documentos Difusão Controle (SANTOS, 2007, p. 10) Produtos Serviços

Processo de comunicação Fonte Transmissor Canal Fonte de ruído Receptor Destino

Processo de comunicação (Itens -> Usuário) Fonte Transmissor Canal (itens) (serviços) Receptor Destino (instrumentos) (usuários) Fonte de ruído (tudo o que interfere no processo de comunicação)

Exemplo: Catálogo da UEL http://virtua.uel.br:8080/

Processo de comunicação (Itens -> Usuário) Fonte Transmissor Canal (itens) (serviços) Receptor Destino (instrumentos) (usuários) Fonte de ruído (tudo o que interfere no processo de comunicação) Fonte: Imagens Clip-art Windows Office. (Imagem livre de licença de uso)

Processo de comunicação (Usuário -> Itens) Fonte Transmissor Canal Receptor (usuário) (forma de expressão) (instrumentos) (serviços) Fonte de ruído (tudo o que interfere no processo de comunicação) Destino (itens)

Exemplo: Serviço de referencia On-line da UEL http://www.uel.br/chat/chat.php?intgroup=QmlibGlvdGVjYQ==&hg=Pw__

Processo de comunicação (Usuário -> Itens) Fonte Transmissor Canal Receptor (usuário) (forma de expressão) (instrumentos) (serviços) Destino (itens) Fonte de ruído (tudo o que interfere no processo de comunicação) Fonte: Imagens Clip-art Windows Office. (Imagem livre de licença de uso)

Fonte: Imagens Clip-art Windows Office. (Imagem livre de licença de uso) Caminho do item na biblioteca

Até a chegada do item ao usuário, há um processo a ser percorrido. De modo genérico e com o enfoque da catalogação, compreendem as seguinte etapas:  Seleção e aquisição do item;  Análise do item, com a identificação de suas características físicas e de conteúdo;  Representação do item, quanto a seus aspectos físicos e de conteúdo;  Determinação da localização do item no conjunto do acervo;  Registro do item, como parte do acervo da biblioteca;  Preparação dos instrumentos de acesso ao item pelo público;  Preparação do item para uso e localização no acervo;  Armazenamento do item no acervo;  Armazenamento dos instrumentos manuais de acesso. (MEY, 1995, p. 4)

Caminho do item na biblioteca Contudo, cada Instituição terá sua forma, por exemplo, algumas divergências:  Registro antes da análise;  A “pré-catalogação”: que se torna um desperdício de tempo, “Poupe o tempo da equipe”;  A representação deve ser elaborada uma única vez, servindo a todos os instrumentos e finalidades, inclusive administrativas (MEY, 1995, p. 5).

A Catalogação

Definição É o estudo, preparação e organização de mensagens codificadas, com base em itens existentes ou passíveis de inclusão em um vários acervos, de forma a permitir interseção entre as mensagens contidas nos itens e as mensagens internas dos usuários. (MEY, 1995, p.5).

A Catalogação não é apenas uma técnica de elaborar catálogos ou de listar recursos informacionais, mas sim, um processo de decisão multimensional que através de uma estrutura sucinta e padronizada dos dados e informações sobre um item informacional ou documentário, tem como objetivo tornar o documento ou texto único e, ao mesmo tempo, multidimensionar possibilidades de recuperação e uso. (SANTOS, 2007, p. 13). suas

Funções da catalogação a) Permitir ao usuário: 1. localizar um item específico; 2. escolher entre várias manifestações de um item; 3. escolher entre vários itens semelhantes, sobre quais, inclusive, possa não ter conhecimento prévio algum; 4. expressar, organizar ou alterar sua mensagem interna. b) Permitir a um item encontrar seu usuário. c) Permitir a outra biblioteca: 1. localizar um item específico; 2. saber quais os itens existentes em acervos que não o seu próprio. (MEY, 1995, p. 7)

Para cumprir essas funções... ... a Catalogação deve possuir as seguintes características:      Integridade - Londrina, PR : Editora X, [2013?]; Clareza - PÁSSAROS (e não ORNITOLOGIA); Precisão - Londrina, PR : Editora X, 2013; Lógica (mesma organização); e Consistência (mesma solução adotada para informações semelhantes). (MEY, 1995, p. 7-8)

Catálogos É um canal de comunicação estruturado, que veicula mensagens contidas acervos, nos itens, e apresentando-as sobre sob os itens, forma de um ou vários codificada e organizada, agrupadas por semelhanças, aos usuários desse(s) acervo(s). (MEY, 1995, p. 9)

Objetivos do catálogo 1. Permitir que uma pessoa encontre um livro (recurso informacional) do qual (A) o autor (B) o título é conhecido (C) o assunto 2. Mostrar o que a biblioteca possui (D) de um dado autor (E) sobre um dado assunto (F) em um tipo de literatura. 3. Auxiliar na escolha de um livro (recurso informacional) (G) por sua edição (bibliograficamente) (H) por seu caráter (literário ou temático). (CUTTER, 1904, p. 12)

Qualidades que o catálogo deve possuir: Flexibilidade; inserção de representações de novos tipos de recursos e itens informacionais Facilidade de manuseio; além da facilidade de manuseio, possuir sinalização (local da biblioteca) [...] (MEY, 1995, p. 9-10)

Além de... Uniformidade; nas representações Economia na preparação; e economia de recursos e de tempo; Atualidade ;e deve estar sempre atualizado, refletindo o acervo. (MEY, 1995, p. 9-10)

Próxima aula 1) Quem não respondeu o questionário responder!!! Preciso dos e-mails e respostas... (até o dia 22/02) 2) Com base no “Fluxo da Catalogação” confeccionar um fluxograma. (texto será disponibilizado no grupo)

https://sites.google.com/site/disciplinasanacarolina/ biblioteconomia/2cin028 ou buscar: Ana Carolina Simionato UEL (2º site)

Referências CUTTER, C. A. Rules for a dictionary catalog, 4.ed. Washington. UNT Digital Library. Disponível em: http://digital.library.unt.edu/ark:/67531/metadc1048/. Acesso: 16 ago. 2013. MEY, E. S. A. Introdução à catalogação. Brasília: Briquet de Lemos, 1995. SANTOS, Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Costa. Catalogação. Material da disciplina de Catalogação (Graduação em Biblioteconomia) – Universidade Estadual Paulista, Marília/SP, 2007. (Material não publicado).

Add a comment

Related presentations

Related pages

ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO :: Comitê Gestor ...

Benefícios da Gestão Documental. ... o processamento técnico das informações. Controle do fluxo de documentos ... integram o patrimônio documental.
Read more

Informação – Wikipédia, a enciclopédia livre

Mesmo um ruído inoportuno feito para inibir o fluxo de ... informação é o resultado do processamento, ... quando usada em um sentido técnico, é o ...
Read more

CAPÍTULO GESTÃO DE DOCUMENTOS

O Fluxo documental compreende o ciclo do documento na ... exigem processamento técnico específico e, por vezes, mediação técnica para acesso.
Read more

Processamento de devoluções e reparações(CS ...

O processamento de devoluções e ... do registro da solicitação de reparação pelo cliente até o faturamento dos serviços executados para o cliente ...
Read more

Aula2 - Contextualizacao para o Processamento de Dados

Contextualização para o Processamento de Dados Professor: Santiago Viertel dcc2sv@joinville.udesc.br
Read more

CURSO DE CAPACITAÇÃO EM GESTÃO DOCUMENTAL

... análise do fluxo documental nas fases corrente e ... entre os quais se incluirá um técnico na ... vo documental. Os materiais devem ser ...
Read more

Processamento técnico do cálculo do tempo de serviço ...

Processamento técnico do cálculo do tempo de serviço; Funções para calcular o tempo de serviço; ... Fluxo de processo. Quando o tempo de serviço é ...
Read more

TRATAMENTO TÉCNICO DOCUMENTAL - Scribd - Read Unlimited Books

... Promover e preservar o livre fluxo de ... O processamento, ou a “indexabilidade”: o objecto é ... O tratamento técnico documental surgiu ...
Read more

Processamento de Requisição de Compras | Lexmark Brasil

Suporte técnico; Informações sobre ... O software da Lexmark de processamento de requisição de compra fornece um fluxo de trabalho configurável para ...
Read more