Aula 5 semana

54 %
46 %
Information about Aula 5 semana
Technology

Published on March 12, 2014

Author: jorgeavila111

Source: slideshare.net

Jorge Ávila PROJETO E GERENCIAMENTO DE REDE

O QUE É E COMO SE PREPARA UM PROJETO?  Projeto  é uma concentração de esforços, que deve ter começo, meio e fim (ciclo de vida do projeto) e que tem como intenção gerar uma solução baseada em ideias bem elaboradas e organizadas formalmente em um documento.

O QUE É E COMO SE PREPARA UM PROJETO?  Um projeto deve ter objetivos claros e deve ser elaborado por etapas:  Objetivos: O objetivo de um projeto pode ser um produto a ser desenvolvido, um serviço a ser executado, um evento a ser realizado ou um resultado a ser obtido.  Etapas: Estas etapas vão ganhando uma riqueza de detalhes e melhorando à medida que vão acontecendo, dado que a equipe que compõe o projeto vai, paulatinamente, o compreendendo melhor com o tempo.

10 coisas que podem levar um projeto ao sucesso: 1. Equipe capacitada. 2. Recursos suficientes. 3. Apoio da gerência. 4. Definição de metas. 5. Líder (ou Gerente de Projeto) capacitado. 6. Boa comunicação. 7. Manter sempre a mesma equipe. 8. Notar possíveis problemas com antecipação. 9. Mecanismos de controle eficientes. 10. Manter os usuários atualizados.

10 coisas que podem levar um projeto ao fracasso: 1. Cotar mais recursos que os disponíveis. 2. Não dedicar tempo suficiente ao planejamento. 3. Envolver pessoas que não terão capacidade técnica de concluir sua parte no projeto. 4. Objetivos mal traçados. 5. Falta de levantamento das necessidades (recursos, pessoas, equipamentos). 6. Aumento dos preços dos materiais no andamento do projeto. 7. Mudança na estrutura organizacional da empresa. 8. Alta complexidade do projeto. 9. Mudança na tecnologia. 10. Atividades demais a serem realizadas em pouco tempo.

O QUE É E COMO SE PREPARA UM PROJETO?  Atualmente o padrão global de gerenciamento de projetos, que vem sendo o mais difundido, é o PMBOK® - Project Management Body of Knowledge, ou seja, Conjunto de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos.  O PMBOK consiste em um guia criado pela PMI – Project Management Institute (Instituto de Gerenciamento de Projetos) que é uma associação profissional presente em mais de 180 países, distribuída em Capítulos.  No Brasil existe o PMI Brasil, dividido em vários estados.

PMBOK  O PMBOK visa uma formalização, tentando de alguma forma padronizar os objetivos do projeto e seu ciclo de vida.  Ele identifica um conjunto de conhecimentos reconhecidos como boas práticas e que podem ser usados na maioria dos projetos.  O PMBOK categoriza esse conhecimento em nove áreas.  Além disso, ele divide o projeto em cinco processos, que são ações e atividades que visam alcançar um objetivo.

As nove áreas do conhecimento são: 1. Integração 2. Escopo 3. Tempo 4. Custos 5. Qualidade 6. Recursos humanos 7. Comunicações 8. Riscos 9. Aquisições

As nove áreas do conhecimento Esquema de interação entre as áreas do conhecimento. [Foto extraída dewww.mhavila.com.br]

As nove áreas do conhecimento  De acordo com [d’Ávila, 2011]: “Escopo, Tempo, Custos e Qualidade são os principais determinantes para o objetivo de um projeto: entregar um resultado de acordo com o escopo, no prazo e no custo definidos, com qualidade adequada; em outras palavras, o que, quando, quanto e como.  Recursos Humanos e Aquisições são os insumos para produzir o trabalho do projeto.  Comunicações e Riscos devem ser continuamente abordados para manter as expectativas e as incertezas sob controle, assim como o projeto no rumo certo.  E Integração abrange a orquestração de todos estes aspectos”.

Os cinco grupos de processos para gerir um projeto são: 1. Iniciação 2. Planejamento 3. Execução 4. Monitoramento e Controle 5. Encerramento

Os cinco grupos de processos para gerir um projeto são:

Ciclo PDCA  Os cinco processos do PMBOK tem uma estreita relação com o Ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Action) de Walter Andrew Shewhart (1930):

Kanban  Kanban é uma palavra de origem japonesa que significa literalmente registro ou placa visível.

Kanban  Em Administração da produção significa um cartão de sinalização que controla os fluxos de produção ou transportes em uma indústria. O cartão pode ser substituído por outro sistema de sinalização, como luzes, caixas vazias e até locais vazios demarcados.

FASES DE UM PROJETO DE REDE  Ao se pensar em construir alguma coisa é imprescindível que em primeiro lugar se faça um plano ou projeto.  Em redes não é diferente, um projeto de rede deverá conter a solução para os problemas dos usuários, sejam eles de ordem técnica e/ou financeira.

FASES DE UM PROJETO DE REDE  Ao se construir um projeto de rede indica-se seguir a ordem das etapas próprias de um projeto de rede:

Análise de Requisitos  A primeira etapa é o Levantamento e Análise de Requisitos. Neste momento o Gerente de Projetos irá fazer um estudo detalhado da empresa. Após este estudo ele deverá descobrir:  As reais necessidades da empresa  Os objetivos a serem alcançados  Os impactos que o projeto causará no funcionamento da empresa  Que vantagens a implementação do projeto irá trazer para a empresa  Quais são os empecilhos que podem surgir  Quais são as restrições de ordem técnica e de ordem financeira

Análise de Requisitos  O Gerente de Projetos deve tomar cuidado para que esta análise seja bem feita, evitando assim que o projeto não atenda as necessidades do cliente ou que a rede não funcione como deveria, causando problemas até mesmo no operacional e financeiro  É nesta fase que deve ser verificada a viabilidade do projeto baseando-se em premissas: objetivos, benefícios, custos e recursos da empresa.

Custo x Benefício  Na criação de um projeto de rede, deve-se pensar sempre na relação Custo x Benefício. Para isso, ele deverá mensurar:  As reais necessidades do cliente;  Os recursos que ele possui para financiar o projeto;  O custo para a implantação e  Os benefícios que o projeto irá trazer.

Custo x Benefício  O bom projeto é aquele em que os benefícios superam os custos.  Todavia, se um item do projeto é extremamente benéfico e igualmente caro, mas, em contrapartida, o cliente deixará de ter outros custos que seriam iguais ou superiores ao custo do mesmo, vale a pena apostar e inserir este item, contanto que seja bem justificada e matematicamente comprovada a relação custo x benefício.

Custo x Benefício  Os recursos disponíveis devem ser levados em consideração o tempo todo.  Se for constatado que os recursos não serão suficientes para concluir o projeto é recomendável não começá-lo e esperar.

Custo x Benefício  Ainda faz parte da Análise de Requisitos fazer um levantamento geral do que a empresa possui atualmente de estrutura de rede física e lógica.  Assim fica melhor de entender por onde começar o projeto.  A Análise de Requisitos pode ser dividida em três partes: análise de negócios, análise técnica e análise da rede existente.

Análise de negócio  Aqui deverá ser analisada a empresa como um todo.  os aspectos comerciais  em que ramo de atividade está inserida  como está sua posição no mercado atual  que tipo de produto e/ou serviço ela oferece  como é sua clientela  qual nível de importância é dado à rede e muito mais.

Análise de negócio  Na análise de negócio deve-se ainda verificar:  A estrutura organizacional da empresa: matriz, filiais, localização, organograma, setores, tipo de negócios, planos de expansão ou de cortes, responsáveis financeiros.  Escopo da nova rede: tipo de rede, arquitetura a ser usada (aberta ou proprietária), se é apenas uma LAN, ou várias LANs, ou até mesmo uma MAN ou WAN, se é necessário usar VPN.

Análise de negócio  Aspectos políticos: disputas internas, brigas por poder, tolerância a risco, se haverá demissões devido a nova rede, se existem pessoas que terão prejuízos com a nova rede, ou se alguns receberão mais benefícios em detrimento de outros, quem é a favor do projeto e quem é contra.  Políticas internas: uso de soluções proprietárias ou livres, contratos com fornecedores de tecnologia existentes, quem decide sobre que fornecedor de tecnologia contratar, se os técnicos da empresa terão capacitação para manusear a rede no caso de ela ser mais complexa que a existente.

Análise de negócio  Orçamento: qual o orçamento disponível para software, hardware, suporte técnico, consultoria, capacitação de usuários, contratação de funcionários.

Análise de negócio  Devemos sempre agir e pesquisar com discrição, principalmente nesta etapa, pois estaremos tratando com informações sigilosas.  A divulgação de algumas dessas informações podem comprometer a imagem de um funcionário ou da própria empresa.

Exercicio 1. O que é um projeto? 2. Defina objetivo e etapas de um projeto. 3. Quais as 10 coisas que podem levar um projeto ao sucesso? 4. Quais as 10 coisas que podem levar um projeto fracasso? 5. O que é e para que serve o PMBOK? 6. Construa o gráfico com as nove áreas do conhecimento (Integração, Escopo,Tempo, Custos,Qualidade,Recursos humanos, Comunicações, Riscos, Aquisições). 7. Defina ciclo PDCA. 8. Quais a principais fases de um projeto de redes? 9. O que é pretendido saber na Analise de Requisisto de uma empresa? 10. Por que deve-se analizar o custo x beneficio de uma empresa? 11. Para que serve a Analise de Negócio? 12. Na análise de negócio deve-se ainda verificar o que?

Add a comment

Related presentations

Related pages

AULA ABIERTA 2016 SEMANA 27 NAI 525 ... - youtube.com

aula abierta 2016 semana 27 nai 525 alessandra castillo leandres (5° secundaria) - 02.09.2016
Read more

aula semana 5 multiplexadores - YouTube

aula semana 5 multiplexadores fabyola urias. ... Sistemas Digitais Aula IV - Exercicios Multiplexador e 74150/74151 - Duration: 14:26.
Read more

Actividades de AULA - ifema.es

Oferta educativa, orientacion y tutoria, ofertas educativas en AULA. Se presenta como el espacio de referencia para el entramado social y empresarial ...
Read more

Semana 5 - Aula Virtual: Economía 2 - Google Sites

Material de apoyo: Descargar presentación Sign in | Recent Site Activity | Report Abuse | Print Page | Powered By Google Sites
Read more

Aula 5 semana - Technology - docslide.com.br

1. Jorge Ávila PROJETO E GERENCIAMENTO DE REDE 2. O QUE É E COMO SE PREPARA UM PROJETO? Projeto é uma concentração de esforços,…
Read more

Semana 5 - Aula Virtual: Economía 1 - sites.google.com

Material de apoyo: Descargar presentación. Descargar presentación Elasticidad
Read more

Aula 5 semana - Technology - docslide.com.br

1. Reestabelecendo uma estação de trabalho Jorge Ávila Aula 05 2. CRIANDO REDE ADHOC • Ad hoc é um termo usado para uma rede ponto a ponto wireless,…
Read more

Semana.com - Últimas Noticias de Colombia y el Mundo

Revista Semana – Últimas noticias, artículos de opinión, crónicas, especiales multimedia, informes interactivos y cobertura informativa en la ...
Read more

Civil II- Semana 5 Renata C. - pt.scribd.com

Civil II- Semana 5 Renata C. Santana Caso Concreto 1 (CESPE 2012 – STJ Analista Judiciário - adaptada) Nas obrigações alternativas, quando a escolha ...
Read more