As Tentativas Da Frente Popular

33 %
67 %
Information about As Tentativas Da Frente Popular
Education

Published on March 19, 2009

Author: CPH

Source: slideshare.net

Description

Trabalho de alunos.

As tentativas da frente popular Trabalho realizado por: Daniel Santos nº7 Janina Domingues nº8 Mauro Vieira nº 10 Simão Rodrigues nº 17 Sónia Monteiro nº 18

Trabalho realizado por:

Daniel Santos nº7

Janina Domingues nº8

Mauro Vieira nº 10

Simão Rodrigues nº 17

Sónia Monteiro nº 18

França: a efémera unidade de esquerda Os problemas económicos, políticos e sociais que permitiram o acesso dos fascistas em Itália e dos nazis na Alemanha tiveram resultados muito diferentes em França, Espanha e Inglaterra, países onde as tradições de liberdade eram mais antigas e fortes. Em França, perante a grande crise de 1929, os governos de direita no poder tomaram medidas semelhantes às seguidas por outros Estados: redução dos salários e das despesas públicas e diminuição das importações.

Os problemas económicos, políticos e sociais que permitiram o acesso dos fascistas em Itália e dos nazis na Alemanha tiveram resultados muito diferentes em França, Espanha e Inglaterra, países onde as tradições de liberdade eram mais antigas e fortes.

Em França, perante a grande crise de 1929, os governos de direita no poder tomaram medidas semelhantes às seguidas por outros Estados: redução dos salários e das despesas públicas e diminuição das importações.

França: a efémera unidade de esquerda A gravidade da situação levou os Partidos Comunista, Socialista e Radical a fazerem uma aliança – a Frente Popular – com um programa de defesa da liberdade, da paz e da protecção social. Em Maio de 1936, a Frente Popular venceu as eleições , chefiado pelo socialista Léon Blum que pôs em prática um conjunto de medidas e adoptou uma política de intervencionismo na economia: Nacionalização da banca, da indústria e dos caminhos-de-ferro; Publicação de leis sociais para melhoria das condições de vida dos trabalhadores, por exemplo, semana de 40 horas de trabalho e 15 dias de férias. Criação de um programa de obras públicas para reduzir o desemprego.

A gravidade da situação levou os Partidos Comunista, Socialista e Radical a fazerem uma aliança – a Frente Popular – com um programa de defesa da liberdade, da paz e da protecção social. Em Maio de 1936, a Frente Popular venceu as eleições , chefiado pelo socialista Léon Blum que pôs em prática um conjunto de medidas e adoptou uma política de intervencionismo na economia:

Nacionalização da banca, da indústria e dos caminhos-de-ferro;

Publicação de leis sociais para melhoria das condições de vida dos trabalhadores, por exemplo, semana de 40 horas de trabalho e 15 dias de férias.

Criação de um programa de obras públicas para reduzir o desemprego.

França: a efémera unidade de esquerda Este reformismo económico e social não agradou aos grandes industriais, aos comerciantes e à direita em geral. Iniciou-se então um período de forte oposição ao Governo de esquerda. Em 1937, assistiu-se à dissolução da Frente Popula r, que resistiu aos conflitos entre os vários partidos da coligação, formando-se um Governo de direita, chefiado por Edouard Daladier. A experiência de Frente Popular em França teve uma curta duração .

Este reformismo económico e social não agradou aos grandes industriais, aos comerciantes e à direita em geral. Iniciou-se então um período de forte oposição ao Governo de esquerda. Em 1937, assistiu-se à dissolução da Frente Popula r, que resistiu aos conflitos entre os vários partidos da coligação, formando-se um Governo de direita, chefiado por Edouard Daladier.

A experiência de Frente Popular em França teve uma curta duração .

Espanha: a vitória republicana e o levantamento nacionalista; a guerra civil Na Espanha, em 1931, foi proclamada a República. Porém, continuou a agitação social e a instabilidade política, apesar das medidas republicanas favoráveis aos trabalhadores. A oposição dos partidos de direita conduziu os republicanos a coligarem-se, formando uma Frente Popular , que venceu as eleições e assumiu o poder em 1936.

Na Espanha, em 1931, foi proclamada a República. Porém, continuou a agitação social e a instabilidade política, apesar das medidas republicanas favoráveis aos trabalhadores. A oposição dos partidos de direita conduziu os republicanos a coligarem-se, formando uma Frente Popular , que venceu as eleições e assumiu o poder em 1936.

Espanha: a vitória republicana e o levantamento nacionalista; a guerra civil As forças nacionalistas conservadoras, juntamente com o apoio dos monárquicos, católicos e fascistas, organizaram o Movimento Nacionalista que resultou numa revolta militar , chefiada pelo general Francisco Franco, a 18 de Julho de 1936. Deu-se início à guerra civil que terminou em Março de 1939, com a vitória dos nacionalistas. Foi instaurado um regime ditatorial e autoritário do tipo fascista, chefiado pelo general Franco , que durou até 1975.

As forças nacionalistas conservadoras, juntamente com o apoio dos monárquicos, católicos e fascistas, organizaram o Movimento Nacionalista que resultou numa revolta militar , chefiada pelo general Francisco Franco, a 18 de Julho de 1936. Deu-se início à guerra civil que terminou em Março de 1939, com a vitória dos nacionalistas. Foi instaurado um regime ditatorial e autoritário do tipo fascista, chefiado pelo general Franco , que durou até 1975.

Espanha: a vitória republicana e o levantamento nacionalista; a guerra civil Os dois blocos em confronto na guerra civil espanhola contaram com apoios estrangeiros: a Itália fascista e a Alemanha nazi ajudaram os Nacionalistas; a URSS apoiou os republicanos. Esta guerra possibilitou testar novas técnicas militares e prefigurou os blocos em confronto na 2ª Guerra Mundial . As consequências da guerra foram desastrosas: mais de seiscentas mil pessoas morreram, outras ficaram mutiladas e muitas exilaram-se com receio da vingança dos vencedores. Em Espanha ainda hoje se fazem sentir as memórias da guerra civil.

Os dois blocos em confronto na guerra civil espanhola contaram com apoios estrangeiros: a Itália fascista e a Alemanha nazi ajudaram os Nacionalistas; a URSS apoiou os republicanos.

Esta guerra possibilitou testar novas técnicas militares e prefigurou os blocos em confronto na 2ª Guerra Mundial .

As consequências da guerra foram desastrosas: mais de seiscentas mil pessoas morreram, outras ficaram mutiladas e muitas exilaram-se com receio da vingança dos vencedores. Em Espanha ainda hoje se fazem sentir as memórias da guerra civil.

O Caso de Inglaterra A grande crise provocou na Inglaterra o aumento acelerado do desemprego e a queda da produção e das exportações. Formou-se um governo de coligação constituído por trabalhistas, liberais e conservadores ( National Government ). Foram tomadas medidas de protecção social e de combate ao desemprego, nomeadamente a protecção à indústria nacional, com a atribuição de elevados subsídios, lançamento de pesadas taxas alfandegárias sobre os produtos importados e desvalorização da libra para aumentar as exportações. Esta política reformista permitiu que, em 1936, a produção inglesa tivesse atingido os valores mais altos desde o final da 2ª Guerra Mundial, enquanto o desemprego tinha diminuído cerca de 50%.

A grande crise provocou na Inglaterra o aumento acelerado do desemprego e a queda da produção e das exportações. Formou-se um governo de coligação constituído por trabalhistas, liberais e conservadores ( National Government ). Foram tomadas medidas de protecção social e de combate ao desemprego, nomeadamente a protecção à indústria nacional, com a atribuição de elevados subsídios, lançamento de pesadas taxas alfandegárias sobre os produtos importados e desvalorização da libra para aumentar as exportações.

Esta política reformista permitiu que, em 1936, a produção inglesa tivesse atingido os valores mais altos desde o final da 2ª Guerra Mundial, enquanto o desemprego tinha diminuído cerca de 50%.

Add a comment

Related presentations

Related pages

49 as tentativas de frente popular e a guerra cívil de ...

Share 49 as tentativas de frente popular e a guerra cívil de espanha.
Read more

Estalinismo e tentativas da Frente Popular

A era estalinista Lenine morre em 1924; Estaline: põe fim à NEP; Colectivização e Nacionalização dos meios de produção; Planificação da ...
Read more

A Guerra Civil Espanhola e a Frente Popular Parte 1

A intervenção soviética na Espanha pode ser melhor compreendida como uma tentativa de estrangular ... o POUM havia participado da Frente Popular ...
Read more

Respostas à Crise na Europa: Fascismos e Tentativas de ...

Respostas à Crise na Europa: Fascismos e Tentativas de "Frente Popular" ... nomeadamente a tentativa de restauração da grandeza do Império Romano.
Read more

O que é a Frente Brasil Popular?

... uma tentativa da esquerda em responder, da forma mais unitária possível, ... LANÇAMENTO DA FRENTE BRASIL POPULAR NO DF 27 de outubro de 2015;
Read more

Frente Brasil Popular ocupará as ruas por democracia e ...

... rechaçar às medidas que prejudicam o trabalhador e denunciar as tentativas da direita em ... Frente Brasil Popular ocupará as ruas por ...
Read more

Tentativa de mortal na frente da escola! - YouTube

Tentativa de mortal na frente da escola! Boris Blok. Subscribe Subscribed Unsubscribe 14 14. Loading... Loading... Working... Add to.
Read more