Apresentação - Silvana Peixoto

50 %
50 %
Information about Apresentação - Silvana Peixoto

Published on August 18, 2009

Author: ufopuab

Source: slideshare.net

Description

Atividade da diciplina

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA Curso de Pós Graduação Lato Sensu em “Tutoria em EAD” Disciplina: Tecnologias e Comunicação na EAD Silvana Vanêssa Peixoto

PEÑA, Maria de Los Dolores Jimenez e ALLEDRETTI, Sônia. Ação docente, tecnologia e ambiente virtual de videoconferência. Disponível em aveb.univap.br/.../trabalho_110_mariadelosdolores_anais.pdf Recursos tecnológicos , docência e concepções pedagógicas

Recursos tecnológicos , docência e concepções pedagógicas

Anos 1950 A concepção pedagógica tradicional representava o contexto social dos anos 50. Naquele momento a política educacional manteve o status quo e o conhecimento estava ao alcance de poucos. Os recursos tecnológicos e comunicacionais utilizados pelo professor eram o livro, a oralidade e o quadro negro. Eles eram usados para a reprodução e a informação.  

A concepção pedagógica tradicional representava o contexto social dos anos 50. Naquele momento a política educacional manteve o status quo e o conhecimento estava ao alcance de poucos.

Os recursos tecnológicos e comunicacionais utilizados pelo professor eram o livro, a oralidade e o quadro negro. Eles eram usados para a reprodução e a informação.

 

Anos 1970 Nos anos 70 a concepção pedagógica presente era a tecnicista, com o surgimento de profissionais tecnocratas. A política educacional deu muita ênfase ao planejamento e a fragmentação e houve uma grande desvalorização do professor, uma vez que o propósito político era atribuir aos planejadores do sistema educacional a responsabilidade pelo ensino.   Naquela época os recursos utilizados na educação, como auxílio do professor, eram o livro didático, as técnicas de ensino e a instrução programada. Esses recursos serviam à reprodução de modelos, isto dificultava no reconhecimento, por parte do professor, da real potencialidade dos recursos tecnológicos.

Nos anos 70 a concepção pedagógica presente era a tecnicista, com o surgimento de profissionais tecnocratas. A política educacional deu muita ênfase ao planejamento e a fragmentação e houve uma grande desvalorização do professor, uma vez que o propósito político era atribuir aos planejadores do sistema educacional a responsabilidade pelo ensino.

 

Naquela época os recursos utilizados na educação, como auxílio do professor, eram o livro didático, as técnicas de ensino e a instrução programada. Esses recursos serviam à reprodução de modelos, isto dificultava no reconhecimento, por parte do professor, da real potencialidade dos recursos tecnológicos.

Anos 1980 O contexto social dos anos 80, na área da educação, era permeado pela concepção pedagógica critico social dos conteúdos. Essa concepção tinha como principais características a consciência crítica, a busca da cidadania e a ênfase na transformação social.   Como expressão daquele momento os professores utilizavam em suas ações recursos tecnológicos e comunicacionais como o vídeo, o retroprojetor, filmes, slides, entre outros. Eles serviam para trazer o mundo real para as abordagens educacionais, à partir das discussões criticas realizados pelos alunos e pelo professor e possibilitavam a criação de novas formas de acessar o conhecimento.   Mas os recursos audiovisuais serviram muito mais para a reprodução de imagem, dando ênfase à estética e na economia de trabalho na reprodução da lousa, do que propriamente em sua potencialidade pedagógica e comunicacional. Talvez devido à ausência de formação do professor para o manuseio técnico e a exploração pedagógica dos recursos da época.

O contexto social dos anos 80, na área da educação, era permeado pela concepção pedagógica critico social dos conteúdos. Essa concepção tinha como principais características a consciência crítica, a busca da cidadania e a ênfase na transformação social.

 

Como expressão daquele momento os professores utilizavam em suas ações recursos tecnológicos e comunicacionais como o vídeo, o retroprojetor, filmes, slides, entre outros. Eles serviam para trazer o mundo real para as abordagens educacionais, à partir das discussões criticas realizados pelos alunos e pelo professor e possibilitavam a criação de novas formas de acessar o conhecimento.

 

Mas os recursos audiovisuais serviram muito mais para a reprodução de imagem, dando ênfase à estética e na economia de trabalho na reprodução da lousa, do que propriamente em sua potencialidade pedagógica e comunicacional. Talvez devido à ausência de formação do professor para o manuseio técnico e a exploração pedagógica dos recursos da época.

Anos 1990 Com a adoção da tendência pedagógica construtivista os anos 90 foram marcados pela política educacional que buscava a identidade e se pautava pelos processos de construção.   Os recursos tecnológicos disponíveis na época e utilizados pelo professor eram a informática, a educação a distância e o telecurso. Esses recursos serviram para a modernização, processo de apropriação e apoio ao conteúdo.   No início dos anos 90 a informática foi introduzida na escola e serviu como complementação do saber, mas não contou com a participação do professor e não considerou a proposta pedagógica.   À partir da capacitação dos professores, estes passaram a incorporar a informática em suas aulas e passou a assumir o controle das atividades, mas a informática serviu apenas como suporte ao conteúdo transmitido pelo professor, o que ocorria com os recursos por ele utilizados anteriormente.   Isso se deve ao fato de que a aplicação da tecnologia à educação não depende apenas da vontade do professor, também, conta com a articulação da potencialidade, da tecnologia apresentada, da estrutura da instituição de ensino e da produção técnica em prol da educação.

Com a adoção da tendência pedagógica construtivista os anos 90 foram marcados pela política educacional que buscava a identidade e se pautava pelos processos de construção.

 

Os recursos tecnológicos disponíveis na época e utilizados pelo professor eram a informática, a educação a distância e o telecurso. Esses recursos serviram para a modernização, processo de apropriação e apoio ao conteúdo.

 

No início dos anos 90 a informática foi introduzida na escola e serviu como complementação do saber, mas não contou com a participação do professor e não considerou a proposta pedagógica.

 

À partir da capacitação dos professores, estes passaram a incorporar a informática em suas aulas e passou a assumir o controle das atividades, mas a informática serviu apenas como suporte ao conteúdo transmitido pelo professor, o que ocorria com os recursos por ele utilizados anteriormente.

 

Isso se deve ao fato de que a aplicação da tecnologia à educação não depende apenas da vontade do professor, também, conta com a articulação da potencialidade, da tecnologia apresentada, da estrutura da instituição de ensino e da produção técnica em prol da educação.

Anos 2000 Sócio-interacionista era a concepção pedagógica adotada nos anos 2000. A política educacional existente permitiu a mudança de postura com relação ao processo educacional, tendo em vista que imprimiu a concepção de que a sociedade está em permanente processo de mudança e num constante aprender a aprender. Os professores utilizavam recursos tecnológicos e de comunicação existentes na época e incorporou em seu processo educacional a internet. Os recursos serviram para o apoio pedagógico, à construção do conhecimento pelo aluno e para a criação de novos ambientes de aprendizagem. Esses ambientes de aprendizagem, além de romperem com a distância geográfica entre alunos e professores, contribuem para uma maior interação entre esses dois sujeitos e para a democratização do ensino.

Sócio-interacionista era a concepção pedagógica adotada nos anos 2000. A política educacional existente permitiu a mudança de postura com relação ao processo educacional, tendo em vista que imprimiu a concepção de que a sociedade está em permanente processo de mudança e num constante aprender a aprender.

Os professores utilizavam recursos tecnológicos e de comunicação existentes na época e incorporou em seu processo educacional a internet. Os recursos serviram para o apoio pedagógico, à construção do conhecimento pelo aluno e para a criação de novos ambientes de aprendizagem. Esses ambientes de aprendizagem, além de romperem com a distância geográfica entre alunos e professores, contribuem para uma maior interação entre esses dois sujeitos e para a democratização do ensino.

Add a comment

Related pages

Silvana Peixoto da Silva - Salões de Beleza - Canela RS ...

Telefone, endereço e tudo que precisa sobre Silvana Peixoto da Silva. Especializada em Salões de Beleza em Canela - Rio Grande do Sul
Read more

Silvana Peixoto | LinkedIn

Visualizar o perfil profissional de Silvana Peixoto no LinkedIn. O LinkedIn é a maior rede de negócios do mundo, que ajuda profissionais como Silvana ...
Read more

Apresentação de Dança com Cauby Peixoto - YouTube

Apresentação de Dança do Projeto Piano da ... Apresentação de Dança com Cauby Peixoto ... Silvana e Marco Aurelio " Lencinho ...
Read more

SILVANA PEIXOTO DE LIMA | LinkedIn

SILVANA PEIXOTO DE LIMA. ADVOGADA na Particular Sciences. Localidade Campo Grande e Região, Brasil Setor Indústria farmacêutica
Read more

Kátia Andrade, enfermeira, Luize Santana Sec Ação Social ...

Kátia Andrade, enfermeira, Luize Santana Sec Ação Social) e Silvana Peixoto, pedagoga, inauguração d
Read more

INFORMAÇÕES REGIONAIS DE SAÚDE ERS DE PEIXOTO DE AZEVEDO ...

Cleoni Silvana Kruger ... APRESENTAÇÃO ... Peixoto de Azevedo 20.180 5.976 26.156 77,2 19.804 11.008 30.812 64,3
Read more

Escola Estadual Comendador José da Silva Peixoto: A ...

Eu tenho e sempre terei orgulho de estudar na ESCOLA ESTADUAL COMENDADOR JOSÉ PEIXOTO, ... Apresentação da Banda marcial e de ... Blog da Silvana -
Read more

Ambientes_Virtuais_Aprendizagem_Silvana_Peixoto - Education

Ambientes_Virtuais_Aprendizagem_Silvana_Peixoto. by silvanaprofessora. on Jan 16, 2015. Report Category: Education. Download: 0 Comment: 0. 711. views.
Read more

Fundação Cultural de Balneário Camboriú - Timeline | Facebook

São três opções de horário para assistir à apresentação: ... Silvana de Castro ... Fotos: Celso Peixoto (repórter fotográfico) Assessoria de ...
Read more