Apresentação diabetes mellitus

60 %
40 %
Information about Apresentação diabetes mellitus

Published on June 5, 2013

Author: SergioFrancoCDPI

Source: slideshare.net

Diabetes mellitus

INTRODUÇÃO• O diabetes mellitus (DM) não é uma única doença, mas um grupoheterogêneo de distúrbios metabólicos, entre eles ahiperglicemia, elevação constante das taxas de glicose no sangue.• O diabetes está entre as mais freqüentes doençascrônicas, afetando cerca de 246 milhões de pessoas em todo oplaneta.• A estimativa é de que, até 2025, esse número aumente para 380milhões. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde,a ocorrência média de DM na população adulta(acima de 18 anos) é de 5,2%, o que representa6.399.187 pessoas.

CRESCIMENTO• No mundo, segundo a Federação Internacional de Diabetes (IDF):*Diabetes mellitus tipo 2 (DM2):Vem crescendo em taxas alarmantes entre criançase adolescentes, como conseqüência da epidemiamundial de sedentarismo, obesidade e maushábitos alimentares. Somam-se a esses fatores osdiagnósticos inadequados e tardios, com gravesconsequências para a criança.Diabetes mellitus tipo 1 (DM1):Crescimento de 3% ao ano entrecrianças na fase pré-escolar

CAUSASA hiperglicemia, característica básica do diabetes, é o resultadode defeitos na produção e/ou na ação da insulina, hormônioproduzido pelo pâncreas com o intuito de ajudar o organismo autilizar os alimentos como fonte de energia.

CAUSASDM1O pâncreas não libera insulina em quantidade suficiente ou não a produz;DM2 (90% dos casos)A insulina não é utilizada de maneira correta, mecanismo conhecidocomo resistência insulínica. Com isso, a glicose se acumula nosangue, deixando de levar energia para as células. A obesidade é oprincipal fator de risco para o desenvolvimento de DM2, entretanto sódesenvolvem a doença indivíduos com predisposição genética para tal.Outro fator de risco muito importante é o sedentarismo.

• Na maioria dos pacientes pode acontecer de não ocorreremsintomas ou mesmo estes serem discretos.• Quando descompensados, os diabéticos queixam-se desecura na boca e muita sede, cansaço eemagrecimento, apesar do aumento de apetite, além de baixaresistência a infecções.• O aumento do fluxo urinário também é comum.SINTOMAS

DIAGNÓSTICOTaxa > 90 mg/dL Taxa entre 100 mg/dL e 125 mg/dLA pessoa é considerada intoleranteà glicose (pré-diabetes) e sãoexigidos novos examescomplementares.Com o exame feito em jejum, indicaque a glicemia está normal.• A glicemia, medição da dosagem de glicose no sangue, é o principalexame.De acordo com a Associação Americana de Diabetes (ADA):

DIAGNÓSTICOA dosagem da hemoglobina glicada deve ser feita de duas a quatrovezes ao ano, pois mostra a média do controle de glicemia nos trêsmeses anteriores. É fundamental o acompanhamento médico apartir desse momento.Taxa <125 mg/dL Taxa < 200 mg/dLNa presença de sintomas, umaglicemia superior a 200 mg/dL,coletada aleatoriamente, é osuficiente para diagnosticar adoença.Com pelo menos dois examesconsecutivos, fica caracterizado odiagnóstico de diabetes mellitus.

• Procurar um médico aos primeiros sinais da doença éfundamental para a indicação do melhor tratamento para cadacaso.• Somente o especialista poderá orientar o paciente em relaçãoaos procedimentos adequados e ao uso de remédios.• É essencial manter o peso ideal com dieta balanceada e aprática regular de atividade física.TRATAMENTO

• Objetivo principal: Normalização da glicemia, entretantopressão arterial e níveis de colesterol, entre outros, devem estarsempre controlados.TRATAMENTODM1O único tratamento disponível parapacientes com DM1 é a administração deinsulina. mg/dLDM2O tratamento inicial é feito, na maioria dasvezes, com medicamentos para baixar osníveis glicêmicos (hipoglicemiantesorais).

Manter o peso ideal, não fumar, controlar a pressão arterial epraticar atividade física regularmente podem evitar ou retardarboa parte dos casos de DM2. Ainda não existem métodoscomprovados para evitar o DM1.PREVENÇÃO

Consulte sempre o seu médico.Fontes:www.portaldiabetes.com.br.www.answers.com/topic/diabetes-mellitus.Lira R, Cavancanti N. Diabetes Mellitus. Rio de Janeiro. Diagraphic Editora.http://portal.saude.gov.br/portal/saude/area.cfm?id_.Editora médica: Dra. Anna Gabriela Fuks (615039-RJ)Jornalista responsável: Roberto Maggessi (31.250 RJ)

Add a comment

Related pages

Apresentação Mellitus Criança - YouTube

Diabetes - Apresentação da Associação Mellitus Criança, a nossa Identidade, dos nossos Eventos, da nossa Linha de ação
Read more

Apresentação do trabalho de Diabetes Mellitus - YouTube

Apresentação do trabalho de Diabetes Mellitus ... Standard YouTube License; ... Diabetes Mellitus - Duration: ...
Read more

DIABETES INSÍPIDA COMO FORMA DE APRESENTAÇÃO DE LEUCEMIA ...

DIABETES INSÍPIDA COMO FORMA DE APRESENTAÇÃO DE LEUCEMIA MIELÓIDE AGUDA R E S U M O. ... Experimental Diabetes Mellitus. Gestational Diabetes. Obesity.
Read more

Diabetes mellitus és obesitas. Lancet 2009; 373: 2027–33 ...

Apresentação em tema: "Diabetes mellitus és obesitas. Lancet 2009; 373: 2027–33 Átlag 2,9%"— Transcrição da apresentação:
Read more

Diabetes - 3.Version - Referat, Hausaufgabe, Hausarbeit

Diabetes mellitus kann nur mit einer Therapie behandelt werden, es ist nicht heilbar. Ziel der Behandlung ist, die Erhaltung einer hohen Lebensqualität ...
Read more

DIABETES MELLITUS power point powerpoint templates

Found 15 files for DIABETES MELLITUS power point. Review these results or try to change your search query.
Read more

DIABETES MELLITUS - Paulo Roberto Margotto powerpoint

Download DIABETES MELLITUS - Paulo Roberto Margotto powerpoint files from www.paulomargotto.com.br
Read more

Diabetes Deutschland · Home

Unabhängige Informationen zum Thema Diabetes mellitus und Gesundheit aus Wissenschaft und Forschung. Diabetes Deutschland. News.
Read more