Analise de conteudo

62 %
38 %
Information about Analise de conteudo
Education
dra

Published on July 2, 2009

Author: lucilapesce

Source: slideshare.net

Análise de Conteúdo Profa. Dra. Lucila Pesce Metodologia de Pesquisa

Análise temática de conteúdo • A mais usual técnica de análise – isolar os temas de um texto, de acordo com o problema pesquisado e comparar com outros textos escolhidos da mesma maneira. • Nos temas evidenciam-se convergências e divergências. • Tipos de tema: principais e secundários.

Fases da análise de conteúdo • Pré-análise: • Fase de organização que abrange a escolha do material, a formulação de suposições e objetivos e a elaboração de indicadores para a interpretação dos resultados. • Atividades: – leitura superficial do material (contato inicial, primeiras orientações e impressões); – escolha dos documentos (recolha dos documentos que podem fornecer informações que relativas ao problema formulado e aos objetivos da pesquisa).

Fases da análise de conteúdo • Pré-análise: • A amostra do material utilizado deve seguir os seguintes princípios: – exaustividade (não deixar fora nenhum documento); – representatividade (possibilidade de generalizar os resultados da análise); – homogeneidade (evitar particularidades); – adequação (os documentos selecionados devem proporcionar a informação adequada para cumprir os objetivos da pesquisa). • Análise do material: codificação, categorização e quantificação da informação.

Definição das categorias de análise • Modelo Aberto: as categorias não são ficas no início, mas tomam forma no curso da própria análise (abordagem indutiva). • Modelo Fechado: categorias definidas a priori, a partir de um referencial teórico (abordagem dedutiva). Crítica ao modelo: não está aberto à evidência de novos elementos. • Modelo Misto: categorias definidas a priori, mas podem ser revistas (modificadas, suprimidas ou inseridas), em função do que a análise apontar.

Categorização dos dados por afinidade temática TEMA PRINCIPAL TEMAS SECUNDÁRIOS Indisciplina Relação entre família e indisciplina. Modo como gestores, professores e funcionários lidam com a indisciplina. Reflexos da indisciplina no processo de ensino- aprendizagem. Nos temas evidenciam-se convergências e divergências.

Temas principais e secundários Dois movimentos possíveis: – Das unidades de significado para as categoriais. – Do tema principal para as especificidades da realidade concreta.

Possíveis estratégias de análise e de interpretação qualitativas • Emparelhamento: associar o dados recolhidos (comparação, levantamento de convergências e divergências, categorização...). • Análise histórica: investigação sobre o percurso do fenômeno em estudo (mudanças e permanências). • Construção iterativa de uma explicação: suspensão da ancoragem teórica. Na análise e interpretação, a explicação do fenômeno a partir das unidades de sentido.

Referências Bibliográficas LAVILLE, C. & DIONNE, J. Análise de conteúdo. In: A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Trad. H. Monteiro e F. Settineri. Porto Alegre: ArtMed, 1999. p. 214-235. RICHARDSON, R. J. Análise de conteúdo. In: Pesquisa social: métodos e técnicas. 3ª ed. ver. ampl. São Paulo: Editora Atlas, 1999. p. 220-244. TRIVIÑOS, A. N. Método de análise de conteúdo. In: Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987. p. 158-166.

Add a comment

Related presentations

Related pages

Análise de conteúdo – Wikipédia, a enciclopédia livre

A análise de conteúdo é uma metodologia para as ciências sociais para estudos de conteúdo em Comunicação e textos que parte de uma perspectiva ...
Read more

MÉTODO DE ANÁLISE DE CONTEÚDO: ferramenta para a ...

611 MÉTODO DE ANÁLISE DE CONTEÚDO: ferramenta para a análise de dados qualitativos no campo da saúde Claudinei José Gomes Campos* * Enfermeiro.
Read more

Análise de Conteúdo” - Departamento de Letras

A ANÁLISE DE CONTEÚDO NA PERSPECTIVA DE BARDIN: do rigor metodológico à descoberta de um caminho de significações Cátia Cilene Farago1
Read more

Análise de Conteúdo como Técnica de Análise de Dados ...

Assim, em 1977, Bardin publicou a sua obra L’analyse de contenu, na qual o método foi configurado em detalhes, ...
Read more

ANÁLISE DE CONTEÚDO

MUCCHIELLI, R. L’Analyse de contenu des documents et des communications. Paris, Les Librairies Techniques, 1977 . OLABUENAGA, J.I. R.; ISPIZUA, ...
Read more

Análise de Conteúdo - Scribd - Read Unlimited Books

Livro de Bardin sobre sua metodologia relacionada à análise de conteúdo, ... ANALISE DE CONTEUDO I F • PREFAcIO o q"" 6 GI lU COIlleWdo U """"
Read more

Análise de Conteúdo - ManyEyes - YouTube

Análise de Conteúdo - ManyEyes metodologiabrasil. ... Analise Dados qualitativos Parte I - Duration: 10:01. João Filipe Matos 1,660 views.
Read more

Análise de conteúdo - YouTube

Analise Dados qualitativos Parte I - Duration: ... Critério e análise de conteúdo aos livros mediúnicos recentemente publicados ...
Read more