Alimentação e Espiritismo

50 %
50 %
Information about Alimentação e Espiritismo

Published on July 4, 2016

Author: MarceloSuster

Source: slideshare.net

1. Nutricionista Oncológica Ana Lúcia Bordini

2. ¨  A palavra nutrição define-se como sendo a ação e o efeito de nutrir. Este verbo significa aumentar a substância do corpo animal ou vegetal através do alimento. ¨  Também significa aumentar ou dar novas forças em qualquer linha, especialmente na moral (nutrir/alimentar um projeto, um sonho, uma idéia, etc.).

3. ¨  Por sua vez, a alimentação refere-se ao conjunto de atos voluntários e conscientes que se prendem com a seleção, a preparação e a ingestão dos alimentos. Estes fenômenos estão associados ao meio sociocultural e econômico.

4. ¨  Alimento é aquilo que os seres vivos comem e bebem para a sua subsistência. O termo deriva do latim alimentum e permite referir-se a cada uma das substâncias sólidas ou líquidas que nutrem os seres humanos, as plantas ou os animais. ¨  O alimento permite a regulação e a manutenção das funções do metabolismo. Sem alimentos, os seres vivos não podem gozar de boa saúde, correndo, aliás, o risco de morrer. ¨ 

5. ¨  Os alimentos podem agir a nível psicológico para dar satisfação. Nestes casos, o alimento não preenche tanto a função nutritiva. Proporciona antes prazer (como é o caso de um hambúrguer ou de um chocolate). ¨  Alimento, em sentido figurado, pode ser qualquer coisa que permita manter a existência de algo: “O carvão é o alimento do fogo”, “Acho que subsisto graças à fé, que é o alimento que me sustenta dia após dia”.

6. ¨  Conceito de Saúde segundo a OMS. "um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades".

7. ¨  A saúde é um direito fundamental da pessoa humana, que deve ser assegurado sem distinção de raça, de religião, ideologia política ou condição socioeconômica (Almeida Gouveia). A saúde não é um bem individual, de vez que nenhum indivíduo se sentirá bem quando, em seu derredor, sofrem muitos e a comunidade reflita, em seu funcionamento, o sofrimento de muitos.

8. ¨  "saúde é uma condição em que um indivíduo ou grupo de indivíduos é capaz de realizar suas aspirações, satisfazer suas necessidades e mudar ou enfrentar o ambiente. A saúde é um recurso para a vida diária, e não um objetivo de vida; é um conceito positivo, enfatizando recursos sociais e pessoais, tanto quanto as aptidões físicas. É um estado caracterizado pela integridade anatômica, fisiológica e psicológica; pela capacidade de desempenhar pessoalmente funções familiares, profissionais e sociais; pela habilidade para tratar com tensões físicas, biológicas, psicológicas ou sociais com um sentimento de bem-estar e livre do risco de doença ou morte. É um estado de equilíbrio entre os seres humanos e o meio físico, biológico e social, compatível com plena atividade funcional."

9. ¨  • Doença (do latim dolentia, padecimento) é o estado resultante da consciência da perda da homeostasia (estabilidade) de um organismo vivo, total ou parcial, estado este que pode cursar devido a infecções, inflamações, isquemias, modificações genéticas, seqüelas de trauma, hemorragias, neoplasias, e outros fatores. ¨  A OMS classifica doença como a ausência de saúde .

10. ¨  SAÚDE para o entendimento espírita é “o funcionamento, a interação, com estabilidade de uma TRÍADE da qual todo ser humano(encarnado) é composto : ¨  ESPÍRITO-PERÍSPIRITO-MATÉRIA”. Por conseqüência, a definição de DOENÇA sob a mesma ótica é: “toda a disfunção, desajuste, desarmonia, que altera o funcionamento harmônico da TRÍADE que compõe o ser humano(encarnado), ou seja, ¨  ESPÍRITO-PERÍSPIRITO-MATÉRIA”.

11. ¨  São alimentos positivos da alma: O amor, A oração, A boa leitura, A boa música, A reflexão elevada, ¨  Pelas vibrações positivas que produzem, Todos os sentimentos positivos que dele emanam,

12. ¨    São alimentos negativos da alma: O ódio, O orgulho, O egoísmo, Desejo de vingança, entre muitos outros, ¨  E todos os sentimentos que deles emanam.  

13. ¨  De acordo com SANTORO, 2000 “Nós compartilhamos o planeta com animais pensantes... O cérebro de todos eles está equipado com um conjunto básico de funções intelectuais que permite a resolução dos problemas impostos pelo ambiente. ...Há três categorias de pensamento que são universais para homens e animais; os bichos sabem reconhecer objetos, distinguir quantidades e se orientar no espaço”. “Seja qual for, as barreiras que nos separam dos bichos estão desmoronando. No que depender da ciência, a palavra “irracional” cairá em desuso logo, logo.”

14. ¨  “Não há diferenças fundamentais entre o homem e os animais nas suas faculdades mentais... Os animais, como os homens, demonstram sentir prazer, dor, felicidade e sofrimento”.

15. ¨  De acordo com Eduardo Szklarz e Alexandre Versignassi, “a noção geral dos cientistas hoje é bem mais complexa: a diferença entre nossas faculdades mentais e a dos gatos, chimpanzés, e periquitos seria de grau, não de tipo. É como comparar uma Ferrari com um Fusca: há uma clara diferença de nível entre eles, mas ambos são carros. E, saíram da prancheta de um mesmo projetista".

16. ¨  PITÁGORAS "Os animais dividem conosco o privilégio de ter uma alma". "A carne é o alimento de certos animais. Todavia,nem todos, pois os cavalos, as vacas e os elefantes se alimentam de ervas. Só os que têm índole bravia e feroz; os tigres, os leões, etc., podem saciar-se em sangue. Que horror é engordar um corpo com outro corpo, viver da morte de seres vivos".

17. ¨  Papa João Paulo II " Os animais possuem alma e devem ser amados por nós. Estão tão próximos de Deus como estão os homens". ¨  Madre Teresa de Calcutá (vegetariana) "Os animais foram criados pela mesma mão caridosa de Deus que nos criou. É nosso dever protegê-los e promover seu bem-estar".

18. ¨  Gênesis 29:1 " E, disse Deus ainda: Eis que vos tenho dado todas as ervas que dão sementes e se acham na superfície da Terra e todas as árvores em que há fruto que dê semente; isso vos será para mantimento"

19. ¨  LEONARDO DA VINCI " Tempo virá em que os seres humanos se contentarão com uma alimentação vegetariana, e julgarão a matança de um animal inocente, como hoje se julga o assassínio de um homem".

20. ¨  FRANCISCO DE ASSIS " Todas as coisas da criação são filhos do Pai e irmãos do homem... Deus quer que ajudemos aos animais, se necessitam de ajuda. Toda criatura em desgraça tem o mesmo direito a ser protegida". " Não te envergonhes, se às vezes, animais estejam mais próximos de ti do que pessoas. Eles também são teus irmãos".

21. ¨  CHARLES DARWIN " A compaixão para com os animais é a das mais nobres virtudes da natureza humana". " Nos humanos, algumas expressões, como o arrepiar dos cabelos sob a influência de terror extremo, ou mostrar os dentes, quando muito furioso, dificilmente, podem ser compreendidas, sem a crença de que o homem existiu, um dia, numa forma mais inferior e animalesca".

22. ¨  GANDHI " Tudo o que vive é teu próximo". "Há muito de verdade no dito de que o homem se torna aquilo que come. Quanto mais grosseiro o alimento, tanto mais grosseiro o corpo". " Sinto que o progresso espiritual requer, em uma determinada etapa, que paremos de matar nossos companheiros, os animais, para a satisfação de nossos desejos corpóreos".

23. ¨  Razões dessa prática: científicas, ambientais, religiosas, filosóficas, éticas. ¨  Quem é vegetariano? Quais tipos existem?

24. ¨  Desvantagens? ¨  Vantagens? ¨  Prevenção de doenças? ¨  E o peixe? ¨  Por que se orientam não comer carne no dia de vir para reuniões espíritas? ¨  E os Agrotóxicos?

25. ¨  "A alimentação animal, entre os homens, é contrária à leite natural?" ¨  "Na vossa constituição física a carne nutre a carne, de outra maneira o homem enfraquece. A lei da conservação dá ao homem, um dever de entreter suas forças e sua saúde para cumprir a leite do trabalho. Ele deve pois, se alimentar segundo exige sua organização". ¨  O que podemos entender dessa questão??

26. ¨  O que disse Chico Xavier ... ¨  “Dos hippies aos problemas do mundo”

27. PIRAMIDE DE ALIMENTOS

28. ¨  • Abra a sua mente para o novo, porque a mente aberta, permite que você CRIE, CRESÇA, ENCONTRANDO NOVOS CAMINHOS NA SUA VIDA; ¨  • Quem se conhece, vive melhor, em qualquer idade e situação, por isso, procure conhecer-se, conhecer o seu interior, lembre-se da afirmação filosófica: CONHECE-TE A TI MESMO!; ¨  Victor Sergio de Paula

29. • Supere o péssimo hábito de viver no passado, ou viver ansioso com o futuro: O TEMPO PRESENTE É TUDO O QUE O HOMEM POSSUI DE CONCRETO; • Não culpe os outros por seus fracassos, derrotas, problemas, assuma o comando da sua vida. PERDOE A TODOS, E PERDOE-SE, TAMBÉM; • Fortaleça seus laços de família, amizade, ou seja, evite o isolamento constante, doentio, porque a CONVIVÊNCIA É ESSENCIAL PARA A SAÚDE DO CORPO E DO ESPÍRITO; Victor Sergio de Paula

30. • Faça da meditação ou da oração, dependendo da sua escolha, uma forma de conexão diária com as energias superiores, PORQUE NA MEDITAÇÃO E NA ORAÇÃO ATINGIMOS ESTADOS ELEVADOS E BENÉFICOS DE CONSCIÊNCIA: • Saia do seu casulo, do seu mundo, olhe em volta, e veja, há muita coisa a ser feita no planeta. SEJA ÚTIL, DEDIQUE-SE A ALGUMA CAUSA HUMANITÁRIA, EM PROL DO SEU PRÓXIMO. Isso aumenta o bem estar, e nos transmite uma imensa satisfação interior; Victor Sergio de Paula

31. • Crie o hábito de manter-se com expectativas positivas, sempre, PORQUE AS EXPECTATIVAS POSITIVAS, GERAM ENERGIAS POSITIVAS, QUE ATRAEM COISAS POSITIVAS; • Alimente-se de forma adequada, usando o princípio defendido pelo pai da Medicina, Hipócrates, que afirmava: FAZE DO TEU ALIMENTO, O TEU REMÉDIO; Faça das refeições um momento Sagrado! • Finalizando, lembre-se de que sempre receberemos amparo, em qualquer situação, primeiro do Criador Universal, dos nossos parentes e amigos encarnados, e lógico, dos nossos benfeitores e amigos espirituais: A AJUDA VIRÁ SEMPRE, NA HORA E LUGAR CERTO, TENHA ESPERANÇA, SEMPRE.

32. OBRIGADA!!

Add a comment