advertisement

AGENDA NOTICIOSA DA TV DETERMINADA POR OUTROS MEIOS

33 %
67 %
advertisement
Information about AGENDA NOTICIOSA DA TV DETERMINADA POR OUTROS MEIOS

Published on June 26, 2008

Author: dmpa

Source: slideshare.net

Description

Olha a Sida. Na SIC só hoje! Batemos a SIC por 24 horas!…..
José Alberto Carvalho (30.11.1999) constata: Estamos muito condicionados pela matriz da imprensa. É uma questão cultural, à qual é difícil fugir. Creio que seria necessário começar tudo do zero. Nos EUA os jornais televisivos de referência não seguem, em nada, o que vem na imprensa. A BBC tem o What Newspapers Says, programa que arrasa a imprensa. Se fosse cá em Portugal era um escândalo. Fez-se um pouco isso com A Noite da Má Língua.

Cândida Pinto (30.11.1999) notava falta de investigação jornalística, também na SIC: Não sei se não será um processo natural. A SIC começou com muita força no jornalismo de investigação e depois baixou. Na TSF aconteceu o mesmo. O jornalismo de investigação é importante para a credibilidade de um meio de informação, e importante também para a vida da sociedade civil. Mas noto que hoje em dia estamos muito dependentes da agenda. Também é uma questão de investimento. Aqui na SIC não temos uma redacção muito grande, e a criação de núcleos de investigação obriga a investimentos de monta, como é sabido. Deveríamos reflectir sobre os custos e benefícios de tais opções.

“Aqui, o que dita o alinhamento do dia são as headlines das rádios, as cachas dos jornais e as headlines internacionais. São raras as reportagens originais que emitimos.
A maioria das propostas que recebemos do serviço de agenda são resultado dessas fontes que enunciei, muitas delas com base em artigos de jornais” – afirma Dinis Sotto Mayor (20.10.1999), que foi coordenador do Jornal da Tarde (RTP1) de 1992 a Junho de 1996.

José Cruz (19.10.1999) coloca as agências noticiosas em primeiro lugar: Quem marca a agenda noticiosa são as agências, porque transmitem informação em contínuo. Depois vêm as rádios.
O facto de recebermos aqui os alertas das notícias das rádios prova isso mesmo.
Ajuda-nos bastante.

Fernando Barata (16.11.1999), coordenador do Telejornal da RTP1, fala de uma submissão do jornalismo televisivo à agenda dos outros meios: Hoje em dia a máquina informativa começa a desenhar-se por um processo que é alheio às próprias televisões.
As pessoas são muito marcadas pelo que dá nas rádios, que ouvem durante bastante tempo nas filas de trânsito. E isto cria uma grande expectativa de verem as imagens desses acontecimentos quando chegam a casa, pela hora do jantar.
Barata considera quase inexistente o jornalismo de investigação na estação em que trabalha: O nosso jornalismo sucumbiu à rotina, a investigação é muito reduzida, somos claramente seguidistas das agendas dos outros meios. E o drama é que aos jornalistas mais jovens não lhes pressinto vontade de mudar as coisas. Já não vêm com capacidade de iniciativa, são raríssimos os casos em que tal acontece. É um hábito instalado que se transmite quase como um vírus!

Nesse mesmo dia, o Telejornal alinhou em 15.º lugar uma peça revelando novos avanços no combate à Sida. Um jornalista explica-nos como é que tal peça subiu ao alinhamento: Ontem, quando vinha no carro, já ouvi tal notícia na rádio. Como hoje foi manchete no Diário de Notícias, a coordenação deu indicações para avançarmos com uma peça também.

Efectivamente, a TSF já tinha tratado o assunto no dia anterior (15.11.1999), às 12h, 17h e 18h.
Mais tarde haveria de merecer destaque no Primeira Página, programa emitido pela RTP1 por volta das duas da manhã, e no qual se informavam os telespectadores das manchetes e principais destaques da imprensa da manhã seguinte:
Os títulos dos jornais desta noite falam de economia e de saúde. Falam de saúde porque foi descoberta a proteína que impede que as células boas sejam contaminadas pelas células infectadas – assinalava Francisco José Viegas no início do Primeira Página.

Passou então no Telejornal de dia 16.
Na SIC também se deu relevo ao avanço c
advertisement

Add a comment

Related pages

Meios de comunicação social – Wikipédia, a ...

Meios de comunicação ... mas o GSS também está presente na TV por assinatura através da TV Alphaville e da TV Cidade e em diversos outros setores ...
Read more

MIMETISMOS E DETERMINAÇÃO DA AGENDA NOTICIOSA TELEVISIVA ...

"MIMETISMOS E DETERMINAÇÃO DA AGENDA NOTICIOSA ... assuntos tratados por mais TV's, somada à pujança noticiosa que tais ... outros recursos, para a ...
Read more

Agenda Noticiosa Nacional - Sociedade - Angola Press - ANGOP

Agenda Noticiosa Nacional ... trabalhar para o engrandecimento e divulgação da música nacional. Fotos; TV ... noticioso de hoje, entre outros, ...
Read more

Módulo 04 – Refletindo sobre as mídias na Educação a ...

disponibilidade do equipamento ou da definição de seu uso para determinada ... do rádio ou da TV. Os meios ... hipertextos e ideias registradas por ...
Read more

O QUE É PROJETO BLUE BEAM DA NASA - YouTube

O Projeto Blue Beam é uma arma secreta de alteração da mente ... humano por meio do sentido da audição ... uma determinada ...
Read more

COMUNICOLOGIA - ResearchGate - Share and discover research

No caso da TV broadcasting brasileira, ... "Revistas que definiam agenda noticiosa dos EUA perdem relevância; ... editorial para outros meios, ...
Read more

Notícias de TV em Setembro #7 : Notícia - Grupo Marktest

A oferta noticiosa deste mês corresponde a ... desta notícia nos meios de comunicação ... de programas Tv, notícias e protagonistas da ...
Read more