Adolescência e identidade

53 %
47 %
Information about Adolescência e identidade
Education

Published on February 25, 2014

Author: Josianeamaral

Source: slideshare.net

Adolescência e identidade Profª Josiane Amaral

Adolescência e identidade "Ser adolescente não é fácil e meus pais não percebem isso", disse-me uma garota de 15 anos, chorando. Concordo com ela, por vários motivos. De largada, eles foram considerados "aborrecentes", uma expressão que deve ser riscada do vocabulário, já que sugere que os jovens aborrecem os adultos com suas crises, mudanças de humor, rebeldias etc. Com sua presença, enfim. A quem considera os adolescentes desagradáveis, lembro que todo adulto já encarnou um, fato que costuma ser convenientemente esquecido. E lembro, também, que é preciso entender que deixar de ser criança significa, primeiramente, perder muita coisa.

A ansiedade que os jovens sentem com as mudanças que ocorrem no corpo deles não é coisa pequena nesse mundo em que a aparência é tão valorizada, por exemplo. Mas hoje vou conversar sobre o processo de crise de identidade nessa fase.

Os pais são o prolongamento da criança, já que tudo o que ela faz passa por eles. Perder esse apoio e referência tão fortes provoca vulnerabilidade e é trabalhoso porque significa construir e procurar sua própria identidade. Isso supõe testar capacidades, aprender a reconhecer limites e riscos, organizar sua relação com o grupo e reconhecer o que quer e o que pensa, entre outros processos.

Passar por isso com a fragilidade que os adultos vivem nesse tempo só torna as coisas ainda mais difíceis. Essa é a crise de identidade, uma das passagens inevitáveis desse período. Para saber quem quer ser, o adolescente precisa saber quem são seus pais. Para chegar a um local desconhecido é preciso estar bem localizado, saber onde está e de onde veio, não é? O espírito da lei recentemente aprovada no Senado, que permite aos filhos adotados conhecer dados de seus pais biológicos, é esse. O problema é que esse conhecimento tem sido complicado porque muitos pais não dão rumo aos filhos.

Você escolhe, você é quem sabe, você decide" são expressões que os pais dizem com frequência a filhos pequenos acreditando que, com isso, lhes dão autonomia. Não. Desse modo, negam aos filhos o conhecimento de quem são e de onde estão e a própria condição de criança. "Sou praticamente um adulto", ouvi um garoto de nove anos dizer. Para tornar-se adulto, o adolescente precisa passar por sua crise dentro da família para conseguir se organizar fora dela. Por isso, os pais precisam "segurar a onda", apoiá-lo e se fazer presentes não fisicamente sempre que o filho precisar.

A família precisa ser continente para o filho em crise, mas muitos pais estão "caindo fora", como dizem os jovens. Ser incapaz para se relacionar com o filho adolescente parece uma epidemia e isso só agrega dificuldade à já difícil tarefa deles -como reclamou a garota citada-, que só colabora para o adiamento da aquisição de uma identidade.

Um adolescente não pode ser como uma criança, assim como um adulto não pode ser como um adolescente. Precisamos encontrar soluções para esse duplo problema. Roseli Saião

Atividades: 1. Procure no dicionário sinônimos para: • Identidade=> • Vulnerável=> • Fragilidade=> • Aquisição=>

2. O texto aborda uma questão que é real na vida de qualquer ser humano. Especificamente, a questão abordada é:Assinale a alternativa correta. • ( ) A transição da fase de criança para a adolescência. • ( ) O relacionamento entre pais e filhos. • ( ) A crise de identidade , uma das passagens inevitáveis nesse período. • ( ) As crises de rebeldia e a mudança de humor.

3. Das coisas perdidas, de que você sente mais falta? 4. Que argumentos a autora utiliza para mostrar que “ser adolescente não é fácil.”?

5. Que conselho ela dá a quem considera os adolescentes desagradáveis? 6. A autora diz que “deixar de ser criança significa perder muita coisa”. O que você considera ter perdido ao passar para a adolescência?

7. Leia o fragmento do texto abaixo e explique com suas palavras o que a autora quis dizer. Essa é a crise de identidade, uma das passagens inevitáveis desse período. Para saber quem quer ser, o adolescente precisa saber quem são seus pais. Para chegar a um local desconhecido é preciso estar bem localizado, saber onde está e de onde veio, não é? O espírito da lei recentemente aprovada no Senado, que permite aos filhos adotados conhecer dados de seus pais biológicos, é esse.

8. Dar liberdade, poder de escolha aos filhos pequenos é uma forma de dar-lhes autonomia? Explique utilizando os argumentos do texto.

9. Após ler esse texto o que você tem a falar sobre a importância dos pais na construção da identidade

Ler bem e interpretar um texto é uma habilidade que você está adquirindo com muita propriedade e sucesso. Mas não é tudo, você precisa saber usar a gramática na sua fala e escrita. Vamos lá, reveja seus estudos e faça as questões propostas.

10. Assinale a opção em que houve erro no emprego do pronome pessoal em relação ao uso culto da língua: a) Ele entregou um texto para mim corrigir. b) Para mim, a leitura está fácil. c) Isto é para eu fazer agora. d) Não saia sem mim. e) Entre mim e ele há uma grande diferença

11. Identifique a oração em que a palavra certo é pronome indefinido: a) Certo perdeste o juízo. b) Certo rapaz te procurou. c) Escolheste o rapaz certo. d) Marque o conceito certo.

12. Preencha os espaços com um dos verbos colocados nos parênteses .( concordância verbal) a)_______________________os filhos e o pai. ( chegou/ chegaram) b)Fomos nós que ____________________na questão ( tocou/tocamos) c)Mais de um torcedor_____________________________estupidamente. (agrediu - se/ agrediram-se) d)O fazendeiro com os peões________________________a cerca. ( levantou/ levantaram)

Redação • Aproveitando as idéias contidas no texto sobre a adolescência bem como os tantos outros textos/filmes que discutimos sobre esse assunto no decorrer do bimestre, elabore uma redação do tipo dissertativa com o seguinte título: ADOLESCÊNCIA, UM MOMENTO DECISIVO. Procure considerar vários aspectos dessa faixa etária para criar seu texto. Utilize exemplos, argumentos para enriquecê-lo. Não se esqueça de lapidar seu texto corrigindo defeitos de concordância ou ortografia antes de entrega-lo. Mãos à obra

Competências e Referência: • Competência de área 5 - Analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização, estrutura das manifestações, de acordo com as condições de produção e recepção.H15 - Estabelecer relações entre o texto literário e o momento de sua produção, situando aspectos do contexto histórico, social e político. Competência de área 7 - Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes linguagens e suas manifestações específicas.H22 - Relacionar, em diferentes textos, opiniões, temas, assuntos e recursos linguísticos.H23 - Inferir em um texto quais são os objetivos de seu produtor e quem é seu público alvo • http://pt.scribd.com/doc/24896196/Adolescencia-e-identidade-textopara-7%C2%AA-e-8%C2%AA

Add a comment

Related presentations

Related pages

Adolescência e identidade texto para 7ª e 8ª

Adolescência e identidade texto para 7ª e 8ª - Free download as Word Doc (.doc), PDF File (.pdf), Text File (.txt) or read online for free.
Read more

"Identidade, narrativa e desenvolvimento na adolescência ...

Quando a adolescência começa a ser retratada pela Psicologia, ela é representada como período "de emotividade e estresse aumentados, no qual ocorrem ...
Read more

Adolescencia e identidade.. - YouTube

Standard YouTube License; ... OFICINAS 2014: Adolescencia e Autonomia: 04 Conflitos na adolescência busca da identidade - Duration: 5:18.
Read more

A busca da identidade na adolescência - scribd.com

A busca da identidade na adolescência - Free download as Word Doc (.doc), PDF File (.pdf), Text File (.txt) or read online for free.
Read more

IDENTIDADE E ADOLESCÊNCIA: EXPECTATIVAS E VALORES DO ...

IDENTIDADE E ADOLESCÊNCIA: EXPECTATIVAS E VALORES DO PROJETO DE VIDA Denise D´Aurea Tardeli Professora e Pesquisadora da Universidade Católica de Santos ...
Read more

Adolescência – Wikipédia, a enciclopédia livre

Adolescência é a fase que marca a transição entre a infância e a idade ... No processo de desenvolvimento da identidade agem duas forças motrizes: ...
Read more

O ADOLESCENTE E A SOCIEDADE, IDENTIDADE, NÚMEROS E A ...

O ADOLESCENTE E A SOCIEDADE, IDENTIDADE, NÚMEROS E A PSICANÁLISE Hoje farei o fechamento da leitura do livro ADOLESCER do autor JOSÉ OUTEIRAL (2003).
Read more