A grécia antiga

53 %
47 %
Information about A grécia antiga
Automotive

Published on March 7, 2014

Author: odracir007

Source: slideshare.net

GRÉCIA ANTIGA Ελἁδα Αντιγα A CIVILIZAÇÃO GREGA | A ESCRITA

A CIVILIZAÇÃO α ξιϝιλιζαçαο

VIDEO ϝιδεο A GRÉCIA ANTIGA

Localização geográfica A civilização grega surgiu a partir da união de diversos povos que se fixaram na região da Peninsula Balcânica, entre o mar Tirreno (raça de dois mares) e a Ásia Menor há cerca de 4000 anos atrás. No seu território acidentado a agricultura foi predominante, por outro lado o acesso a diferentes mares e a diferentes regiões fez do comércio uma das actividades principais do mundo grego.

Várias instituições gregas eram vistas como inspiração para alguns governos, como para os governos da atualidade, visto que ainda hoje usamos quase o mesmo padrão que era utilizado na antiga Grécia.

A DEMOCRACIA α δεμοξραξια

A base da democracia A democracia Grega é considerada a matriz da nossa Democracia moderna, vingou por muitos anos após a sua instauração embora possa ser definida como “o governo do povo pelo povo e para o povo”, convém frisar que este aspeto importante de “governo” e “povo” em Atenas antiga difere das democracias contemporâneas. Enquanto a democracia contemporânea considera o governo um conjunto de representantes eleitos e o “povo” era um grupo de cidadãos próprios da nação entre os quais homens e mulheres acima dos 18 anos. Os atenienses consideravam o “governos” como sendo uma assembleia (Eclésia) que tomava decisões diretamente sem intermédio de representantes e o “povo” como homens atenienses maiores de 20 anos.

Tradicionalmente a democracia remonta a Sólon, segundo os autores gregos o mesmo foi reformador que teria ampliado o poder da assembleia popular da cidade além de ter criado a Bulé. Na Grécia antiga a Bulé era uma assembleia que tinha como tarefa elaboração de projectos lei, um concelho formado por quinhentos homens atenienses escolhidos por sorteio. Clistenes porém foi um reformador e foi descrito o Pai da democracia anteniense foi ele que ortogrou um poder ainda maior ao corpo de cidadãos atenienses isto é, homens atenienses (de pai e mae atenienses) maiores de 20. Representação de Sólon

O poder politico estava organizado da seguinte forma: Escolhidos á sorte Escolhidos á sorte BOULÉ HELIEIA (500 membros) (6000 membros) Preparam os projectos lei Poder judicial ECLÉSIA Assembleia de cidadãos votam nas leis e tomam decisões sobre as forças militares CIDADÃOS

A SOCIEDADE α σοξιεδαδε

A sociedade grega estava dividida em várias classes que contava com estes três estatutos sociais mas que podia variar de uma cidade estado para outra, neste caso, Atenas Em Atenas existiam três classes sociais Cidadãos: Somente eles possuíam direitos para participar na democracia, já as mulheres e as crianças não faziam parte do grupo de cidadãos. Metecos: Eram estrangeiros que vivam em Atenas. Não tinham direitos políticos, não podiam possuir terras, podiam sim dedicar-se ao comércio e ao artesanato. Pagavam impostos para viver em Atenas e estavam obrigados a cumprir serviço militar. Escravos: Formavam a grande maioria da população ateniense. Os escravos eram considerados propriedade do seu senhor e em Atenas devido a esse mesmo excesso de escravos foi criada uma lei que protegesse os escravos contra aos maus tratos. Atenas era um Estado que garantia a democracia da minoria às custas da escravidão da maioria.

As três classes sociais estavam repartidas em da seguinte forma: Familias dos Ciddãos 36.7% Cidadãos 13.3% Escravos 36.7% Metecos 3.3% Familias dos Metecos 10%

A CIÊNCIA α ξιενξια

Pitagora foi um filósofo e matemático grego, nasceu a nasceu a 580 a.C. na cidade da Samos. Os seus principais interesses eram a Matefísoca, atemática, Ética, Politica Astronomia. O seu principal trabalho em que o tornou mais conhecido atualmente foi o Teorema de Pitágoras. O Teorema de Pitágoras consiste no seguinte; num triângulo retângulo o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos

Tales de Mileto foi o primeiro filósofo ocidental, nasceu por volta de 623 A.C. em Mileto, antiga colónia grega que é a actual Turquia. Tales é considerado um dos sete sábios e foi fundador da escola Jónica. O seu principal trabalho foi o Teorema de Tales. Esta imagem mostra uma aplicação do Teorema de Tales. 30:15: : 21:10,5; Medição da altura de uma pirâmide: a sombra da pirâmide (30), está para a sombra do anteparo (15), assim como a altura da pirâmide (21) está para a altura do anteparo (10,5).

Euclides foi um professor, matemático platónico e escritor, muitas vezes referido como “Pai da Geometria”, nasceu a 300 a.C. e residiu na Alexandria, no Egito. Euclides ficou conhecido por escrever 13 livros, a sua principal obra foi “Os Elementos”.

Hipócrates foi considerado uma das figuras mais importantes da história da saúde, considerado “pai da medicina”, nasceu a 460 a.C. em Cós uma ilha grega. A sua ocupação era Médico, diagnosticou doenças como a malária, papeira, pneumonia e tuberculose.

A ARTE α αρτε

Discóbolo de Míron, uma das mais conhecidas obras da arte grega que representa um atleta que lança o disco. O original fora produzido em bronze por volta de 455 a.C. para ser instalado num palácio de Atenas.

Pintura em Vasos, embora aparentemente simples, era uma arte sofisticada, mas obedecendo a uma série de convenções, alguns dos seus exemplos se contam entre as melhores criações da arte grega de todos os tempos. Estas figuras começaram a aparecer por volta de 850 a.C. com faixas de animais e pessoas de perfil simplificado. Na fase final começaram a surgir cenas mitológicas.

As três ordens gregas ( dórica, jónica e coríntia). Ordem Dórica é pautada pela simplicidade harmonia do conjunto, é a mais antiga e, juntamente com a jônica, a mais importante das ordens. A ordem dórica ficou estabelecida a partir da construção em pedra, que se deu por volta de 600 a.C.. A partir daí passou por grande evolução estética. A ordem jónica surge a leste da Grécia oriental por volta de 450 a.C.. Sua origem parte da vontade de encontrar um novo estilo para construir um templo dedicado a Deusa Diana. A ordem coríntia também dominado como capitel coríntio é característico do final de seculo v a.C. e, utilizado inicialmente só no interior, é um estilo mais decorativo e trabalhado.

O TEATRO τεατρο

Os teatros surgiram a partir do século VI a.C.. Julga-se que antes disso as primeiras representações teatrais seriam realizadas em locais públicos. Os géneros eram a tragédia e a comédia. A tragédia é o género mais antigo, tendo surgido em meados do século VI a.C., a comédia passou a integrar as Grandes Dionísias em 488 a.C. tendo o seu reconhecimento meio século depois da tragédia. Seus autores eram Ésquilo, Sófocles e Eurípedes na tragédia, e Aristófanes na comédia. Eurípides Ésquilo Sófocles Aristófones

A FILOSOFIA α φιλοσοφια

Sócrates foi um filósofo ateniense, nasceu em Atenas por volta de 469 a.C. ou 470 a.C., os seus principais interesses eram Epistemologia, ética. Foi creditado como um dos fundadores da filosofia ocidental. Platão foi um filósofo e matemático do período clássico da Grécia Antiga, nasceu em 427/428 a.C. em Atenas. Autor de diversos diálogos filosóficos e fundador da Academia em Atenas, a primeira instituição de educação superior do mundo ocidental. Os seus principais interesses eram a Arte, Literatura, Justiça, Politica, Educação, Filosofia e Militarismo.

Aristóteles foi um filósofo grego, nasceu em Estagira por volta de 384 a.C., foi aluno de Platão e professor de Alexandre, o Grande2. Seus escritos abrangem diversos assuntos, como a física, a metafísica, as leis da poesia e do drama. Os seus principais interesses eram a Física, metafísica, poesia, teatro, música, politica, governo, biologia, zoologia, etc.

JOGOS OLÍMPICOS

Os Jogos Olímpicos começaram na Grécia em 776 a.C. era um festival religioso e atlético que se realizava de quatro em quatro anos no santuário de Olímpia, em honra de Zeus. Nos Jogos Olímpicos não poderiam participar os estrangeiros, os escravos e as mulheres. A organização dos jogos foi da responsabilidade da Pólis de Élide. As diversas competições desportivas eram atletismo, luta, box, corrida de cavalos, arremesso de dardo e de disco.

BIBLIOTECA A Antiga Biblioteca de Alexandria foi umas das maiores do mundo antigo. Acredita-se que a biblioteca foi fundada no início do século III a.C., durante o reinado de Ptolomeu II, a instituição da antiga biblioteca de Alexandria tinha como o principal objetivo, preservar e divulgar a cultura nacional. A biblioteca continha praticamente todo o saber da antiguidade, em cerca de 700 000 rolos de papiros e pergaminhos. O objetivo era adquirir um exemplar de cada manuscrito existente na face da Terra.

A LINGUAGEM α λινγυαγεμ

OS DIALETOS A língua grega guarda vestígios dessa mistura populacional. O termo "grego antigo" engloba, na realidade, diversas variantes dialetais: Os filólogos detectaram, entre outras coisas, que certas palavras terminadas em -ssos/-nthos e usadas para nomear lugares que são estruturalmente diferentes do padrão indo-europeu que caracteriza o resto da língua grega, e devem ter sido incorporadas antes de -2200: Exemplos: Tirintos (nome de cidade), Parnassos (nome de montanha),Kefissos (nome de rio).

A ESCRITA α φιλοσοφια

A ORIGEM Os fenícios foram os primeiros a desenvolver uma forma de escrever baseada num alfabeto por volta de 1400 a.c. Foram os fenícios que com a sua intensa atividade comercial desenvolvida no mundo grego que trouxeram e partilharam a sua escrita para Grécia. O alfabeto era fonético, e cada símbolo representa um som (ou mais que um). No alfabeto fenício existiam 22 símbolos, o sentido da leitura era da direita para a esquerda e o funcionamento era consonantal, ou seja, cada símbolo representa uma consoante.

TIPOS DE ESCRITA 1. livros; Escrita uncial que era a escrita dos 2. Escrita da chancelaria desenvolveu sob os Ptolomeus; 3. que se Escrita dos documentos . A primeira referência escrita ao alfabeto fenício e sua migração para a Grécia aparece no quinto livro de Histórias, escrito pelo grego Herodotus, no séc. V a. c.

Inicialmente , o grego foi escrito por meio de um silabário. Na Grécia Antiga utilizou-se a escrita linear B até ao séc. XII a.c. O silabário do Linear B, são códigos registrados em tabuletas de argila que serviam de registros de créditos e débitos das economias centralizadas nos palácios de Pilos, Tirinto e Micenas, no Peloponeso, e outras localidades. Anterior ao Linear B um outro tipo de escrita, o silabário denominado Linear A, era usado em Creta, mas esse ainda não foi satisfatoriamente decifrado e não reproduz o grego e sua linguagem.

VIDEO ϝιδεο ALFABETO GREGO

VIDEO ϝιδεο ALFABETO GREGO

O alfabeto fenício foi adoptado pelos gregos por volta de 800 a.c, tomando forma própria por volta de 300 a.c, com a formação do alfabeto jónico, composto de 24 letras e ainda hoje utilizado. As vogais foram: Alfa (a), Épsilon (e), Iota(i), Ómicron(o) e Ipsilon(u). As variantes mais importantes do foram a ocidental (calcídica) e a oriental (iónica). A cálcidica originou o alfabeto etrusco que vai mais tarde dar origem ao alfabeto latino. A iónica foi adoptada por Atenas tornando-se referência da Antiguidade Clássica. Também aqui se adoptou a maneira de escrever da esquerda para a direita que outrora se efectuava de forma alternada, quer da esquerda para a direita quer da direita para a esquerda dado, e assim a leitura começava pelo lado que se tinha concluído a linha anterior. 

A PICTOGRAMA EGÍPCIO Entre 2700 e 2460 a.c B LINEAR B MICÉNICO Entre 1400 e 1300 a.c C LETRAS FENÍCIAS Durante o século XI a.c ALFABETO GREGO Α Β ΓΔΕ Ζ ΗΘΙ ΚΛ Μ Ν Ξ ΟΠ Ρ Σ Τ ΥΦΧΨΩ αβγδεζηθικλμνξοπρστυφχψω Século VIII a.c 1. 2. 3. 4. Os traços são delgados contrariando o peso e a dureza do material com que foram produzidos; Desenho baseado em linhas rígidas; Quando surgem curvas, possuem uma grande abertura Letras sem serifas;

CONCLUSÃO ονξλυσãο Este alfabeto grego tornou-se a base de todas as línguas europeias ocidentais. O Alfabeto Fenício aperfeiçoado pelos gregos é usado pelas Civilizações Ocidentais. Este é muito usado na linguagem cíentifica e matemática . Em consequência das conquistas romanas e da difusão do Latim até aos dias de hoje.

DA AUTORIA RICARDO LAGOAS MARLENE SANTOS ANTÓNIO PIMENTA CARLA MARQUES FORMADORA: CATARINA DUARTE

Add a comment

Related presentations

Related pages

Grécia Antiga – Wikipédia, a enciclopédia livre

Grécia Antiga é o termo geralmente usado para descrever o mundo grego e áreas próximas (tais como Chipre, Anatólia, sul da Itália, da França e costa ...
Read more

História da Grécia Antiga - cultura grega, religião ...

História da Grécia Antiga, arte grega, cultura grega, mitologia grega, arquitetura grega, teatro grego, filosofia grega, resumo
Read more

Grécia – Wikipédia, a enciclopédia livre

A antiga Grécia Continental fazia limites com a Ilíria a norte, a leste com o Egeu, a oeste com o mar Jónico, e a sul com o Mediterrâneo. Tinha mais de ...
Read more

A Grécia Antiga - YouTube

Want to watch this again later? Sign in to add this video to a playlist
Read more

A Grécia Antiga - YouTube

Vídeo com imagens da Grécia antiga e informações sobre a Mitologia grega.
Read more

Grécia Antiga

Grécia Antiga. 1,260 likes · 1 talking about this. Grécia Antiga. Quatro séculos antes de Cristo, que ocupa uma posição central na evolução da ...
Read more

Grécia Antiga - Ελλάδα

Grécia Antiga - Ελλάδα. 11,599 likes · 46 talking about this. Esta pagina é voltada aos amantes da cultura Grega – antiga e atual – é um ...
Read more

Grecia antiga - Wikipedia, a enciclopedia libre

Chámase Grecia antiga ao período da historia de Grecia que durou uns mil anos e rematou coa chegada do cristianismo. Considérase como o alicerce da ...
Read more

Grécia Antiga. História da Grécia Antiga - Brasil Escola

Um breve apanhado dos fatos que marcaram a história dessa importante civilização: a Grécia Antiga.
Read more

Antiga Grècia - Viquipèdia, l'enciclopèdia lliure

Antiga Grècia: 776 aC - 323 aC: Grècia hel·lenística: ... Historia de la antigua Grecia. Madrid: Sarpe. pp. 14-27. ISBN 84-7291-976-5. Pou, Bartolomé.
Read more