A Geologia, os Geólogos e os seus métodos

63 %
38 %
Information about A Geologia, os Geólogos e os seus métodos

Published on January 18, 2008

Author: guestdbe434

Source: slideshare.net

Biologia e Geologia Ano 1 Curso de Ciências e Tecnologias

Geologia A Geologia, os geólogos e os seus métodos A Terra, um planeta muito especial Estrutura e dinâmica da geosfera

A Geologia, os geólogos e os seus métodos

A Terra, um planeta muito especial

Estrutura e dinâmica da geosfera

Geologia A Geologia é uma ciência presente no nosso quotidiano, seja através das paisagens que nos rodeiam e nos contam várias histórias, tanto do passado como em termos de futuro, seja pelo facto de muitos dos materiais que utilizamos serem recursos não renováveis retirados da geosfera. Para o homem do século XXI, que deixou de viver num ambiente de abundância eco-geológica e entrou numa época em que os espaços e os recursos se tornam cada vez mais escassos, nomeadamente as rochas usadas como fontes de metais e de energia (os carvões e o petróleo) e a água, a Geologia pode fornecer uma série de conhecimentos imprescindíveis para a compreensão e protecção do ambiente a nível do controlo da poluição, da preservação do património arquitectónico e cultural, assim como a nível do armazenamento de resíduos perigosos.

A Geologia é uma ciência presente no nosso quotidiano, seja através das paisagens que nos rodeiam e nos contam várias histórias, tanto do passado como em termos de futuro, seja pelo facto de muitos dos materiais que utilizamos serem recursos não renováveis retirados da geosfera.

Para o homem do século XXI, que deixou de viver num ambiente de abundância eco-geológica e entrou numa época em que os espaços e os recursos se tornam cada vez mais escassos, nomeadamente as rochas usadas como fontes de metais e de energia (os carvões e o petróleo) e a água, a Geologia pode fornecer uma série de conhecimentos imprescindíveis para a compreensão e protecção do ambiente a nível do controlo da poluição, da preservação do património arquitectónico e cultural, assim como a nível do armazenamento de resíduos perigosos.

Processos geológicos que ora escapam à nossa percepção imediata, ora se manifestam em fenómenos de grande notoriedade, como os tremores de terra, as erupções vulcânicas, os deslizamentos de terrenos e as inundações, entre outros, influenciam as actividades humanas, tanto positiva como negativamente. Torna-se, portanto, necessária uma educação na área das geociências que permita aos alunos o exercício de uma cidadania crítica, mas, em simultâneo, construtiva e esclarecida, que os leve a questionar e analisar as relações entre avanços científicos, tecnológicos e progresso social. A Geologia desempenha um papel importante nas relações que se estabelecem entre Ciência e Sociedade, contribuindo para o estabelecimento de um desejável equilíbrio entre qualidade de vida e desenvolvimento.

Processos geológicos que ora escapam à nossa percepção imediata, ora se manifestam em fenómenos de grande notoriedade, como os tremores de terra, as erupções vulcânicas, os deslizamentos de terrenos e as inundações, entre outros, influenciam as actividades humanas, tanto positiva como negativamente.

Torna-se, portanto, necessária uma educação na área das geociências que permita aos alunos o exercício de uma cidadania crítica, mas, em simultâneo, construtiva e esclarecida, que os leve a questionar e analisar as relações entre avanços científicos, tecnológicos e progresso social.

A Geologia desempenha um papel importante nas relações que se estabelecem entre Ciência e Sociedade, contribuindo para o estabelecimento de um desejável equilíbrio entre qualidade de vida e desenvolvimento.

Por outro lado, a Geologia deve ser encarada também pelo seu valor formativo e pelas contribuições que podem advir do seu estudo para o desenvolvimento de determinadas capacidades, nomeadamente de construção de modelos espaço-temporais, parte integrante da maior parte das teorias que representam, explicam e prevêem mudanças no sistema Terra. Além disso, a Geologia face ao seu carácter sincrético, integrando múltiplos saberes, oferece a possibilidade de diversificar os ambientes de aprendizagem, com especial destaque para a realização de actividades de campo. ( in  programa de Biologia e Geologia de 10º  ou 11º ano, do curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias, homologado a 11 de Outubro de 2004)

Por outro lado, a Geologia deve ser encarada também pelo seu valor formativo e pelas contribuições que podem advir do seu estudo para o desenvolvimento de determinadas capacidades, nomeadamente de construção de modelos espaço-temporais, parte integrante da maior parte das teorias que representam, explicam e prevêem mudanças no sistema Terra. Além disso, a Geologia face ao seu carácter sincrético, integrando múltiplos saberes, oferece a possibilidade de diversificar os ambientes de aprendizagem, com especial destaque para a realização de actividades de campo.

( in  programa de Biologia e Geologia de 10º  ou 11º ano, do curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias, homologado a 11 de Outubro de 2004)

1. A Geologia, os geólogos e os seus métodos A Terra e os seus subsistemas em interacção As rochas, arquivos que relatam a história da Terra A medida do tempo geológico e a idade da Terra A Terra, um planeta em mudança

A Terra e os seus subsistemas em interacção

As rochas, arquivos que relatam a história da Terra

A medida do tempo geológico e a idade da Terra

A Terra, um planeta em mudança

Porque se extinguiram os dinossauros? Os dinossauros “assistiram” à expansão dos oceanos, “presenciaram” intensa actividade vulcânica e a formação de grandes cadeias de montanhas, “viram aparecer” as primeiras plantas com flor e “testemunharam” o primeiro voo das aves. Partilharam os mesmos lugares com o então muito reduzido e pouco diferenciado grupo de mamíferos que teve de “aguardar pacientemente” toda a imensidão do tempo que foi o “reinado dos dinossauros” para, enfim, se diversificar e expandir a todos os nichos do planeta. Galopim de Carvalho. 1989

Os dinossauros “assistiram” à expansão dos oceanos, “presenciaram” intensa actividade vulcânica e a formação de grandes cadeias de montanhas, “viram aparecer” as primeiras plantas com flor e “testemunharam” o primeiro voo das aves.

Partilharam os mesmos lugares com o então muito reduzido e pouco diferenciado grupo de mamíferos que teve de “aguardar pacientemente” toda a imensidão do tempo que foi o “reinado dos dinossauros” para, enfim, se diversificar e expandir a todos os nichos do planeta.

Galopim de Carvalho. 1989

Porque se extinguiram os dinossauros? Os dinossauros povoam o imaginário de muitas pessoas O problema da sua extinção, bem como outras interrogações que se levantam na mente dos cientistas, está enquadrado no âmbito de uma ciência que nasceu no séc. XVIII, a Geologia.

Os dinossauros povoam o imaginário de muitas pessoas

O problema da sua extinção, bem como outras interrogações que se levantam na mente dos cientistas, está enquadrado no âmbito de uma ciência que nasceu no séc. XVIII, a Geologia.

A Geologia ocupa-se: Do estudo da Terra, incluindo:

Do estudo da Terra, incluindo:

Materiais que a compõem

Materiais que a compõem

Processos que nela actuam, como por exemplo: levantamento de cadeias de montanhas, formação de oceanos;

Processos que nela actuam, como por exemplo:

levantamento de cadeias de montanhas,

formação de oceanos;

Acontecimentos que alteram a superfície terrestre, como: inundações, glaciações, erupções vulcânicas;

Acontecimentos que alteram a superfície terrestre, como:

inundações, glaciações, erupções vulcânicas;

Origem da Terra e a sua evolução através dos 4.600 M.a. da sua história;

Origem da Terra e a sua evolução através dos 4.600 M.a. da sua história;

Localização de recursos naturais: petróleo, carvão, jazigos minerais e fontes de água potável;

Localização de recursos naturais:

petróleo,

carvão,

jazigos minerais

e fontes de água potável;

Protecção do ambiente: Controlo da poluição Preservação do património geológico Armazenamento de resíduos perigosos

Protecção do ambiente:

Controlo da poluição

Preservação do património geológico

Armazenamento de resíduos perigosos

Estudos sobre a constituição dos terrenos onde se projectam obras de construção civil e de engenharia.

Estudos sobre a constituição dos terrenos onde se projectam obras de construção civil e de engenharia.

O estudo da Terra implica não só observações directas no campo, como estudos laboratoriais, recorrendo a tecnologia diversificada; E ainda o recurso a métodos indirectos que fornecem dados sobre a Terra inacessível.

O estudo da Terra implica não só observações directas no campo, como estudos laboratoriais, recorrendo a tecnologia diversificada;

E ainda o recurso a métodos indirectos que fornecem dados sobre a Terra inacessível.

Madalena Malho Escola Secundária da Lourinhã 2007/2008

Madalena Malho

Escola Secundária da Lourinhã

2007/2008

Add a comment

Related pages

A Geologia, os Geólogos e os seus Métodos - Entrada

Os geólogos desenvolveram métodos para conhecer e compreender a estrutura, a composição, a história e os processos geológicos que caracterizam o ...
Read more

"A Geologia, os geólogos e os seus métodos"

Este BLOG serve de apoio ao estudo dos meus alunos. Tem como objetivos principais tornar as aulas mais eficientes e o estudo mais interessante.
Read more

A Geologia, os geólogos e os seus métodos | Ciência na ...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:
Read more

A Geologia, os Geólogos e os seus Métodos

Terra Porção limitada do Universo; Interage com outros elementos do Universo; Planeta activo, dinâmico e em equilíbrio com o que
Read more

A Geologia, os geólogos e os seus métodos

A Geologia, os geólogos e_x000d_ os seus métodos_x000d ... em particular o que os humanos habitam e ... A Geologia, os geólogos e os seus métodos
Read more

(1) Biologia e Geologia - 10º Ano - Geologia - A Geologia ...

Aparentemente os marinhos, pois são o grupo com maior espécies extintas. ... A geologia, os geólogos e os seus métodos - 1ºTeste (BG - 10ºAno) Sobre.
Read more

A geologia os geólogos e os seus métodos by maria sousa ...

Invited audience members will follow you as you navigate and present; People invited to a presentation do not need a Prezi account; This link expires 10 ...
Read more

A Geologia, os Geólogos e os seus Métodos | BG10esc

Situação problema. Porque se extinguiram os dinossauros da face da Terra? Onde e como viveram os dinossauros? A Terra e os seus sub-sistemas em interacção
Read more