A física do “muito grande”

67 %
33 %
Information about A física do “muito grande”

Published on December 2, 2016

Author: Vitor200

Source: slideshare.net

1. A Física do “muito grande”

2. • Ano Luz (a.l.) – Distância percorrida pela luz num ano. Unidade utilizada para medir distâncias entre estrelas e galáxias. • Velocidade da Luz = 300 000 km/s • 1 a.l. = 9,5 biliões de km Medidas Astronómicas (Unidade Astronómica (UA)

3. A unidade astronómica  Uma unidade astronómica (UA) é a distância média da Terra ao Sol.  Esta distância é cerca de 150 milhões de quilómetros. 1 UA ≈ 150 000 000 km Se compararmos as distâncias entre a Terra e os planetas e a Terra e as estrelas (para além do Sol) verificamos que estas são muito maiores… Os astrónomos usam outras unidades.

4. Distância dos principais planetas do Sistema Solar ao Sol:

5. O ano – luz (a.l.) Um ano – luz é a distância que a luz consegue percorrer num ano. Num ano, a luz percorre, aproximadamente 9,5 bilhões de quilômetros. 1 a.l. ≈ 9,5 bilhões de quilômetros ≈ 9,5 x 1012 Km *Medida de espaço e não de tempo!

6. A luz não é instantânea. Percorre uma distância. 1,12s – Lua 8,5 min – Sol Não observamos o presente em nenhum momento.

7. Outras distâncias medidas em ano – luz: As Estrelas mais afastadas da Via Láctea distam entre si cerca de 100 000 a.l. O Grupo Local estende-se no espaço cósmico por cerca de 5 000 000 a.l. As distâncias entre Enxames de Galáxias são da ordem dos 100 000 000 a.l.

8. • Parsec (pc) – Outra unidade utilizada para medir distâncias entre estrelas e galáxias. 1 pc = 3,26 a.l.

9. Algumas distâncias Terra - Sol 8,3 min luz Alpha Centauri 4 a.l. Diâmetro da Via Láctea 100 000 a.l. Galáxia de Andrómeda 2,3 milhões a.l. Limite do Universo visível 13,7 mil milhões a.l.

10. Estrelas: Introdução Como_Funciona_o_Universo_(HD)_—_Estrelas

11. •As estrelas parecem ser eternas mais não são elas nascem vivem e morrem.. •As estrelas nascem ou seja,formam-se quando uma enorme nuvem de gás começa a se concentrar,ficando cada vez menor e mais quente. As partes mais externas da nuvem,começam então a cair em direção ao centro. Esse nascimento pode levar um milhão de anos,o que não é muito tempo quando se fala de estrelas.

12. CURIOSIDADE

13. Astros em Escala

14. • O princípio da relatividade foi introduzido na ciência moderna por Galileu, segundo Galileu: não existe sistema de referência absoluto. • Com isso, elaborou um conjunto de transformações chamadas “transformadas de Galileu” História

15. Einstein inicia seu desenvolvimento da teoria da relatividade enunciando os dois famosos postulados da relatividade especial: “ As leis da física são as mesmas em qualquer referencial inercial.’’ “ A velocidade da luz tem o mesmo valor em qualquer referencial inercial.” Imagem:FotografiadeAlbetEintein/ DorisUlmann/LibraryofCongress,Prints &PhotographsDivision,[reproduction numberLC-USZC4-4940]/PublicDomain. Postulados da relatividade

16. Gravidade não é uma força, é um conjunto de ações e comportamentos observados. Newton – força que se propaga instantaneamente; Einstein – massas seguem a curvatura do espaço tempo. Terra Sol Rotação Uma nova visão da gravidade Curvatura

17. Princípio da Relatividade de Einstein Princípio geral da relatividade: As leis da física da natureza são as mesmas para qualquer observador, esteja ele em movimento acelerado ou não. Princípio da covariância geral: As leis da Física têm a mesma forma em todos os sistemas de coordenadas. Princípio da invariância local de Lorentz: As leis da relatividade se aplicam localmente para todos os observadores inerciais.

18. Espaço tempo curvo Corpos se movem em linha reta no espaço-tempo, mas parecem mover- se em curvas pois o espaço é curvo. Espaço-tempo afeta o movimento dos corpos assim como o movimento dos corpos afeta o espaço-tempo.

19. Dilatação do tempo Com a teoria da relatividade, Einstein propôs que a única grandeza que não dependia do referencial adotado era a velocidade da luz. O tempo e o espaço passaram a ser relativos e a inter-relacionados. c d t 1 1  Observador: 1O Distancia: 1d Note que para v≠0, Δt é sempre maior que Δt’ !! “Um relógio avança com a máxima velocidade quando está em repouso em relação ao observador. Quando se move com uma velocidade v relativa ao observador, a sua velocidade de avanço é diminuída pelo fator ”22 /1 cv Ex.: “O Paradoxo dos Gêmeos”, pág.: 278 do livro de Física.

20. Massa variável É consequência dos postulados de Einstein que um corpo com massa jamais terá velocidade maior do que a luz. ² ² 1 0 c v m m  

21. Massa e energia Essa equação simples implica que a massa pode ser convertida em energia, e vice-versa. ².cmE 

22. Geometria e à Estrutura do Universo Universo Fechado (Esférico) Universo Aberto (Hiperbólico) Universo Plano (Euclidiana)

23. Densidade crítica As possibilidades de o Universo se expandir para sempre ou se contrair a partir de um momento dependem da densidade crítica de matéria nele existente. A densidade crítica de matéria é dada por: G H c ..8 .3 2 0   

24. Expansão do Universo DHv .0

Add a comment